Comunicar com a China : estratégias adoptadas por empresas da região de Aveiro
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/2786 |
Resumo: | No actual contexto de globalização das transacções comerciais esta dissertação tem como objectivo estudar o processo de comunicação entre empresas portuguesas e empresas chinesas. Devido às diferenças culturais patentes entre Portugal e a China é importante perceber quais as necessidades específicas de comunicação existentes e quais as medidas que as empresas estão dispostas a implementar para dar resposta a essas necessidades, de forma a estabelecerem relações de negócios apoiadas na comunicação intercultural consciente e eficaz. Procura elucidar-se como se desenrola o processo de comunicação, as suas barreiras, a comunicação específica do contexto organizacional e a análise de necessidades referentes a este tipo de comunicação. Como componente essencial da comunicação entre dois países diferentes, pretende-se também entender o conceito de cultura e a sua interdependência com o fenómeno da comunicação, pondo em relevo a importância da comunicação intercultural para o sucesso das empresas. Através de questionários e entrevistas a várias empresas da região de Aveiro, é feita uma análise à realidade da comunicação intercultural entre empresas portuguesas e os seus parceiros chineses, denotando que, apesar de haver consciência da importância fulcral das competências interculturais, na generalidade, não há um pensamento estratégico a priori, que deriva da falta de informação, de oferta formativa e de apoios institucionais sentida pelas empresas portuguesas. ABSTRACT: In today’s globalized commercial exchange context, this dissertation aims at studying the communication process between Portuguese and Chinese companies. Due to the cultural differences between Portugal and China it is important to understand specific communication needs and the measures companies are willing to implement in order to establish business relations supported by a conscientious and effective intercultural communication. It is important to understand the functioning of the communication process, its barriers, the specific organizational communication and the needs analysis that refers to this kind of communication. As an essential component of the communication between two countries, it is also relevant to understand the concept of culture and its interdependence with the communication phenomenon, highlighting the importance of intercultural communication to the success of businesses. Through questionnaires and interviews conducted in several companies of the Aveiro region, we analyse the reality of intercultural communication between Portuguese companies and its Chinese counterparts. Despite being aware of the key importance of intercultural competences, generally there is not a prior strategic planning, which derives from the lack of information, of training opportunities and institutional support felt by the Portuguese companies. |
id |
RCAP_9f1193599caa00c7c7ea3b65ac8f4210 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ria.ua.pt:10773/2786 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Comunicar com a China : estratégias adoptadas por empresas da região de AveiroComunicação internacionalMercado internacionalRelações comerciaisRelações Portugal-ChinaComunicação interculturalNo actual contexto de globalização das transacções comerciais esta dissertação tem como objectivo estudar o processo de comunicação entre empresas portuguesas e empresas chinesas. Devido às diferenças culturais patentes entre Portugal e a China é importante perceber quais as necessidades específicas de comunicação existentes e quais as medidas que as empresas estão dispostas a implementar para dar resposta a essas necessidades, de forma a estabelecerem relações de negócios apoiadas na comunicação intercultural consciente e eficaz. Procura elucidar-se como se desenrola o processo de comunicação, as suas barreiras, a comunicação específica do contexto organizacional e a análise de necessidades referentes a este tipo de comunicação. Como componente essencial da comunicação entre dois países diferentes, pretende-se também entender o conceito de cultura e a sua interdependência com o fenómeno da comunicação, pondo em relevo a importância da comunicação intercultural para o sucesso das empresas. Através de questionários e entrevistas a várias empresas da região de Aveiro, é feita uma análise à realidade da comunicação intercultural entre empresas portuguesas e os seus parceiros chineses, denotando que, apesar de haver consciência da importância fulcral das competências interculturais, na generalidade, não há um pensamento estratégico a priori, que deriva da falta de informação, de oferta formativa e de apoios institucionais sentida pelas empresas portuguesas. ABSTRACT: In today’s globalized commercial exchange context, this dissertation aims at studying the communication process between Portuguese and Chinese companies. Due to the cultural differences between Portugal and China it is important to understand specific communication needs and the measures companies are willing to implement in order to establish business relations supported by a conscientious and effective intercultural communication. It is important to understand the functioning of the communication process, its barriers, the specific organizational communication and the needs analysis that refers to this kind of communication. As an essential component of the communication between two countries, it is also relevant to understand the concept of culture and its interdependence with the communication phenomenon, highlighting the importance of intercultural communication to the success of businesses. Through questionnaires and interviews conducted in several companies of the Aveiro region, we analyse the reality of intercultural communication between Portuguese companies and its Chinese counterparts. Despite being aware of the key importance of intercultural competences, generally there is not a prior strategic planning, which derives from the lack of information, of training opportunities and institutional support felt by the Portuguese companies.Universidade de Aveiro2011-04-19T14:28:10Z2008-01-01T00:00:00Z2008info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/2786porAlmeida, Ana Teresa Maia deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:01:08Zoai:ria.ua.pt:10773/2786Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:41:08.387345Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Comunicar com a China : estratégias adoptadas por empresas da região de Aveiro |
title |
Comunicar com a China : estratégias adoptadas por empresas da região de Aveiro |
spellingShingle |
Comunicar com a China : estratégias adoptadas por empresas da região de Aveiro Almeida, Ana Teresa Maia de Comunicação internacional Mercado internacional Relações comerciais Relações Portugal-China Comunicação intercultural |
title_short |
Comunicar com a China : estratégias adoptadas por empresas da região de Aveiro |
title_full |
Comunicar com a China : estratégias adoptadas por empresas da região de Aveiro |
title_fullStr |
Comunicar com a China : estratégias adoptadas por empresas da região de Aveiro |
title_full_unstemmed |
Comunicar com a China : estratégias adoptadas por empresas da região de Aveiro |
title_sort |
Comunicar com a China : estratégias adoptadas por empresas da região de Aveiro |
author |
Almeida, Ana Teresa Maia de |
author_facet |
Almeida, Ana Teresa Maia de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Almeida, Ana Teresa Maia de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Comunicação internacional Mercado internacional Relações comerciais Relações Portugal-China Comunicação intercultural |
topic |
Comunicação internacional Mercado internacional Relações comerciais Relações Portugal-China Comunicação intercultural |
description |
No actual contexto de globalização das transacções comerciais esta dissertação tem como objectivo estudar o processo de comunicação entre empresas portuguesas e empresas chinesas. Devido às diferenças culturais patentes entre Portugal e a China é importante perceber quais as necessidades específicas de comunicação existentes e quais as medidas que as empresas estão dispostas a implementar para dar resposta a essas necessidades, de forma a estabelecerem relações de negócios apoiadas na comunicação intercultural consciente e eficaz. Procura elucidar-se como se desenrola o processo de comunicação, as suas barreiras, a comunicação específica do contexto organizacional e a análise de necessidades referentes a este tipo de comunicação. Como componente essencial da comunicação entre dois países diferentes, pretende-se também entender o conceito de cultura e a sua interdependência com o fenómeno da comunicação, pondo em relevo a importância da comunicação intercultural para o sucesso das empresas. Através de questionários e entrevistas a várias empresas da região de Aveiro, é feita uma análise à realidade da comunicação intercultural entre empresas portuguesas e os seus parceiros chineses, denotando que, apesar de haver consciência da importância fulcral das competências interculturais, na generalidade, não há um pensamento estratégico a priori, que deriva da falta de informação, de oferta formativa e de apoios institucionais sentida pelas empresas portuguesas. ABSTRACT: In today’s globalized commercial exchange context, this dissertation aims at studying the communication process between Portuguese and Chinese companies. Due to the cultural differences between Portugal and China it is important to understand specific communication needs and the measures companies are willing to implement in order to establish business relations supported by a conscientious and effective intercultural communication. It is important to understand the functioning of the communication process, its barriers, the specific organizational communication and the needs analysis that refers to this kind of communication. As an essential component of the communication between two countries, it is also relevant to understand the concept of culture and its interdependence with the communication phenomenon, highlighting the importance of intercultural communication to the success of businesses. Through questionnaires and interviews conducted in several companies of the Aveiro region, we analyse the reality of intercultural communication between Portuguese companies and its Chinese counterparts. Despite being aware of the key importance of intercultural competences, generally there is not a prior strategic planning, which derives from the lack of information, of training opportunities and institutional support felt by the Portuguese companies. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-01-01T00:00:00Z 2008 2011-04-19T14:28:10Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10773/2786 |
url |
http://hdl.handle.net/10773/2786 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137459834978304 |