As necessidades educativas especiais e a avaliação em educação física

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Duarte, Patrícia Alexandra Mendes
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/4948
Resumo: A partir do conceito inclusão, pretendemos analisar a forma como a avaliação (inicial, formativa e sumativa) é construída e aplicada pelos Professores de Educação Física aos alunos com necessidades educativas especiais. Desta forma, a pergunta de partida deste estudo centrou-se numa temática principal, a avaliação: Será a avaliação em Educação Física adaptada às crianças e jovens com necessidades educativas especiais? A metodologia e instrumento utilizados para o presente estudo, foram as entrevistas. Estas por sua vez, foram realizadas com docentes de Educação Física que possuíam alunos com necessidades educativas especiais (especificamente deficiências) nas suas turmas. Posteriormente, após a recolha dos dados, foi realizada a análise de conteúdo das entrevistas. Os resultados obtidos com as entrevistas e tratamento das mesmas, levaram-nos a concluir, que apesar de avaliação ser realizada pelos professores e sofrer adaptações específicas, muitas vezes não é tão valorizada como se desejaria. Sentimos uma grande valorização ao nível das adaptações curriculares, bem como da importância dos apoios e da vertente social que estão implícitas na inclusão.
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