As necessidades educativas especiais e a avaliação em educação física
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10437/4948 |
Resumo: | A partir do conceito inclusão, pretendemos analisar a forma como a avaliação (inicial, formativa e sumativa) é construída e aplicada pelos Professores de Educação Física aos alunos com necessidades educativas especiais. Desta forma, a pergunta de partida deste estudo centrou-se numa temática principal, a avaliação: Será a avaliação em Educação Física adaptada às crianças e jovens com necessidades educativas especiais? A metodologia e instrumento utilizados para o presente estudo, foram as entrevistas. Estas por sua vez, foram realizadas com docentes de Educação Física que possuíam alunos com necessidades educativas especiais (especificamente deficiências) nas suas turmas. Posteriormente, após a recolha dos dados, foi realizada a análise de conteúdo das entrevistas. Os resultados obtidos com as entrevistas e tratamento das mesmas, levaram-nos a concluir, que apesar de avaliação ser realizada pelos professores e sofrer adaptações específicas, muitas vezes não é tão valorizada como se desejaria. Sentimos uma grande valorização ao nível das adaptações curriculares, bem como da importância dos apoios e da vertente social que estão implícitas na inclusão. |
id |
RCAP_9f13b9e0d8739faa12a714a399978426 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/4948 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
As necessidades educativas especiais e a avaliação em educação físicaDESPORTOEDUCAÇÃO FÍSICANECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAISAVALIAÇÃO DAS APRENDIZAGENSMESTRADO EM TREINO DESPORTIVODESPORTO ADAPTADOSPORTPHYSICAL EDUCATIONSPECIAL EDUCATIONAL NEEDSSTUDENT ASSESSMENTADAPTED PHYSICAL ACTIVITYA partir do conceito inclusão, pretendemos analisar a forma como a avaliação (inicial, formativa e sumativa) é construída e aplicada pelos Professores de Educação Física aos alunos com necessidades educativas especiais. Desta forma, a pergunta de partida deste estudo centrou-se numa temática principal, a avaliação: Será a avaliação em Educação Física adaptada às crianças e jovens com necessidades educativas especiais? A metodologia e instrumento utilizados para o presente estudo, foram as entrevistas. Estas por sua vez, foram realizadas com docentes de Educação Física que possuíam alunos com necessidades educativas especiais (especificamente deficiências) nas suas turmas. Posteriormente, após a recolha dos dados, foi realizada a análise de conteúdo das entrevistas. Os resultados obtidos com as entrevistas e tratamento das mesmas, levaram-nos a concluir, que apesar de avaliação ser realizada pelos professores e sofrer adaptações específicas, muitas vezes não é tão valorizada como se desejaria. Sentimos uma grande valorização ao nível das adaptações curriculares, bem como da importância dos apoios e da vertente social que estão implícitas na inclusão.From the concept of inclusion, we intend to analyze the way the evaluation (initial, formative and summative) is constructed and applied by the teachers of physical education for students with special educational needs. In this way, this study starts focused on a main theme, the evaluation: is the Physical Education evaluation adapted to children and young people with special educational needs? The methodology and instrument used for this study, were the interviews. These in turn were performed with physical education teachers who had students with special educational needs (specifically deficiencies) in their classes. A content analysis of interviews was made after collecting the data. The results obtained with the interviews and treatment thereof, have led us to conclude that although evaluation is conducted by teachers and suffers specific adaptations, often is not as valued as desired. We feel that there’s a great appreciation in terms of curricular adaptations, as well as the importance of support and the social dimension that are implied in the inclusion.2014-06-17T11:07:42Z2013-01-01T00:00:00Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/4948TID:201339951porDuarte, Patrícia Alexandra Mendesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:08:47Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/4948Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:15:54.906334Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
As necessidades educativas especiais e a avaliação em educação física |
title |
As necessidades educativas especiais e a avaliação em educação física |
spellingShingle |
As necessidades educativas especiais e a avaliação em educação física Duarte, Patrícia Alexandra Mendes DESPORTO EDUCAÇÃO FÍSICA NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS AVALIAÇÃO DAS APRENDIZAGENS MESTRADO EM TREINO DESPORTIVO DESPORTO ADAPTADO SPORT PHYSICAL EDUCATION SPECIAL EDUCATIONAL NEEDS STUDENT ASSESSMENT ADAPTED PHYSICAL ACTIVITY |
title_short |
As necessidades educativas especiais e a avaliação em educação física |
title_full |
As necessidades educativas especiais e a avaliação em educação física |
title_fullStr |
As necessidades educativas especiais e a avaliação em educação física |
title_full_unstemmed |
As necessidades educativas especiais e a avaliação em educação física |
title_sort |
As necessidades educativas especiais e a avaliação em educação física |
author |
Duarte, Patrícia Alexandra Mendes |
author_facet |
Duarte, Patrícia Alexandra Mendes |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Duarte, Patrícia Alexandra Mendes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
DESPORTO EDUCAÇÃO FÍSICA NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS AVALIAÇÃO DAS APRENDIZAGENS MESTRADO EM TREINO DESPORTIVO DESPORTO ADAPTADO SPORT PHYSICAL EDUCATION SPECIAL EDUCATIONAL NEEDS STUDENT ASSESSMENT ADAPTED PHYSICAL ACTIVITY |
topic |
DESPORTO EDUCAÇÃO FÍSICA NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS AVALIAÇÃO DAS APRENDIZAGENS MESTRADO EM TREINO DESPORTIVO DESPORTO ADAPTADO SPORT PHYSICAL EDUCATION SPECIAL EDUCATIONAL NEEDS STUDENT ASSESSMENT ADAPTED PHYSICAL ACTIVITY |
description |
A partir do conceito inclusão, pretendemos analisar a forma como a avaliação (inicial, formativa e sumativa) é construída e aplicada pelos Professores de Educação Física aos alunos com necessidades educativas especiais. Desta forma, a pergunta de partida deste estudo centrou-se numa temática principal, a avaliação: Será a avaliação em Educação Física adaptada às crianças e jovens com necessidades educativas especiais? A metodologia e instrumento utilizados para o presente estudo, foram as entrevistas. Estas por sua vez, foram realizadas com docentes de Educação Física que possuíam alunos com necessidades educativas especiais (especificamente deficiências) nas suas turmas. Posteriormente, após a recolha dos dados, foi realizada a análise de conteúdo das entrevistas. Os resultados obtidos com as entrevistas e tratamento das mesmas, levaram-nos a concluir, que apesar de avaliação ser realizada pelos professores e sofrer adaptações específicas, muitas vezes não é tão valorizada como se desejaria. Sentimos uma grande valorização ao nível das adaptações curriculares, bem como da importância dos apoios e da vertente social que estão implícitas na inclusão. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-01-01T00:00:00Z 2013 2014-06-17T11:07:42Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10437/4948 TID:201339951 |
url |
http://hdl.handle.net/10437/4948 |
identifier_str_mv |
TID:201339951 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131256103895040 |