A participação ativa da criança no processo de ensino-aprendizagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/23886 |
Resumo: | A investigação desenvolvida ao longo deste relatório insere-se no âmbito do Relatório Final do Mestrado em Educação Pré-escolar, para obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar. A participação da criança no processo de ensino-aprendizagem é um dos temas mais importantes dentro das nossas salas e da investigação na área da educação. É de extrema importância compreender aquilo que as crianças pensam sobre o seu papel em sala e o que as educadoras conhecem e testemunham que é a participação ativa e autónoma da criança. Ao longo da história fomos assistindo à centralização da criança nas metodologias contemporâneas e compreendemos que esta é um ser cheio de experiências e conhecimentos que podemos e devemos utilizar quando estamos a apoiá-la no seu desenvolvimento como individuo ativo da sociedade onde pertence. Este relatório apresenta, então, uma investigação qualitativa, em que foram entregues questionários a educadoras de infância e foram feitas entrevistas a crianças com o objetivo de compreender o que foi mencionado anteriormente. Estes documentos foram entregues a membros das instituições cooperantes durante o tempo de estágio de prática pedagógica. Compreende-se, portanto, que os educadores valorizam a participação ativa da criança como um elemento essencial das suas práticas, mas as crianças cada vez menos compreendem o papel do educador como aquele que pertence ao grupo e que os acompanha nas suas descobertas diárias. Por último, reflete-se sobre todo o processo de investigação, incluindo as dificuldades apresentadas e uma reflexão sobre a importância da prática profissional, aprendizagens adquiridas e perspetivas futuras. |
id |
RCAP_9f1d0bf45fd27829ba8b6ef48b795df1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/23886 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A participação ativa da criança no processo de ensino-aprendizagemCriançaParticipação ativaAutonomiaProcesso ensino-aprendizagemDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoA investigação desenvolvida ao longo deste relatório insere-se no âmbito do Relatório Final do Mestrado em Educação Pré-escolar, para obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar. A participação da criança no processo de ensino-aprendizagem é um dos temas mais importantes dentro das nossas salas e da investigação na área da educação. É de extrema importância compreender aquilo que as crianças pensam sobre o seu papel em sala e o que as educadoras conhecem e testemunham que é a participação ativa e autónoma da criança. Ao longo da história fomos assistindo à centralização da criança nas metodologias contemporâneas e compreendemos que esta é um ser cheio de experiências e conhecimentos que podemos e devemos utilizar quando estamos a apoiá-la no seu desenvolvimento como individuo ativo da sociedade onde pertence. Este relatório apresenta, então, uma investigação qualitativa, em que foram entregues questionários a educadoras de infância e foram feitas entrevistas a crianças com o objetivo de compreender o que foi mencionado anteriormente. Estes documentos foram entregues a membros das instituições cooperantes durante o tempo de estágio de prática pedagógica. Compreende-se, portanto, que os educadores valorizam a participação ativa da criança como um elemento essencial das suas práticas, mas as crianças cada vez menos compreendem o papel do educador como aquele que pertence ao grupo e que os acompanha nas suas descobertas diárias. Por último, reflete-se sobre todo o processo de investigação, incluindo as dificuldades apresentadas e uma reflexão sobre a importância da prática profissional, aprendizagens adquiridas e perspetivas futuras.Gonçalves, Ana CristinaRepositório ComumSintra, Ana Catarina2018-08-28T10:05:16Z2018-07-032018-07-03T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/23886TID:201960451porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-10T04:18:48Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/23886Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:35:13.487379Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A participação ativa da criança no processo de ensino-aprendizagem |
title |
A participação ativa da criança no processo de ensino-aprendizagem |
spellingShingle |
A participação ativa da criança no processo de ensino-aprendizagem Sintra, Ana Catarina Criança Participação ativa Autonomia Processo ensino-aprendizagem Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
A participação ativa da criança no processo de ensino-aprendizagem |
title_full |
A participação ativa da criança no processo de ensino-aprendizagem |
title_fullStr |
A participação ativa da criança no processo de ensino-aprendizagem |
title_full_unstemmed |
A participação ativa da criança no processo de ensino-aprendizagem |
title_sort |
A participação ativa da criança no processo de ensino-aprendizagem |
author |
Sintra, Ana Catarina |
author_facet |
Sintra, Ana Catarina |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Gonçalves, Ana Cristina Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sintra, Ana Catarina |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Criança Participação ativa Autonomia Processo ensino-aprendizagem Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Criança Participação ativa Autonomia Processo ensino-aprendizagem Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
A investigação desenvolvida ao longo deste relatório insere-se no âmbito do Relatório Final do Mestrado em Educação Pré-escolar, para obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar. A participação da criança no processo de ensino-aprendizagem é um dos temas mais importantes dentro das nossas salas e da investigação na área da educação. É de extrema importância compreender aquilo que as crianças pensam sobre o seu papel em sala e o que as educadoras conhecem e testemunham que é a participação ativa e autónoma da criança. Ao longo da história fomos assistindo à centralização da criança nas metodologias contemporâneas e compreendemos que esta é um ser cheio de experiências e conhecimentos que podemos e devemos utilizar quando estamos a apoiá-la no seu desenvolvimento como individuo ativo da sociedade onde pertence. Este relatório apresenta, então, uma investigação qualitativa, em que foram entregues questionários a educadoras de infância e foram feitas entrevistas a crianças com o objetivo de compreender o que foi mencionado anteriormente. Estes documentos foram entregues a membros das instituições cooperantes durante o tempo de estágio de prática pedagógica. Compreende-se, portanto, que os educadores valorizam a participação ativa da criança como um elemento essencial das suas práticas, mas as crianças cada vez menos compreendem o papel do educador como aquele que pertence ao grupo e que os acompanha nas suas descobertas diárias. Por último, reflete-se sobre todo o processo de investigação, incluindo as dificuldades apresentadas e uma reflexão sobre a importância da prática profissional, aprendizagens adquiridas e perspetivas futuras. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-08-28T10:05:16Z 2018-07-03 2018-07-03T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/23886 TID:201960451 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/23886 |
identifier_str_mv |
TID:201960451 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134916507598848 |