A criança como agente participativo no processo de ensino-aprendizagem: conceções e práticas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/20.500.11796/2298 |
Resumo: | O presente relatório de estágio enquadra-se no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, e tem como grande objetivo evidenciar um trabalho de investigação e intervenção desenvolvido ao longo dos estágios nos contextos de Educação Pré-escolar e de1º Ciclo do Ensino Básico. O tema principal neste trabalho incide sobre a participação da criança no processo de ensino-aprendizagem, tendo como principais objetivos aprofundar os conhecimentos sobre esta temática percebendo as perceções dos educadores/professores sobre o assunto e como contemplam a participação da criança no processo de ensino-aprendizagem. Desta forma, foi realizada inicialmente uma pesquisa bibliográfica sobre o tema e posteriormente foram realizadas entrevistas a 4 educadoras e 5 professoras, um focus grupo com a participação de cinco crianças e foi aplicado um inquérito a uma turma do 2º ano do 1º Ciclo do Ensino Básico. Também foram realizados registos de observação durante ambos os estágios que demonstram a existência ou não existência dessa participação das crianças. No decorrer deste trabalho procurou-se responder à pergunta de partida estabelecida “Qual a conceção dos educadores/professores sobre a participação da criança no processo de ensino-aprendizagem e os efeitos na intervenção pedagógica?”. |
id |
RCAP_3f5872b72185ad56b8c8c70400260600 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/2298 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A criança como agente participativo no processo de ensino-aprendizagem: conceções e práticasProcesso de ensino-aprendizagemParticipação da criançaO presente relatório de estágio enquadra-se no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, e tem como grande objetivo evidenciar um trabalho de investigação e intervenção desenvolvido ao longo dos estágios nos contextos de Educação Pré-escolar e de1º Ciclo do Ensino Básico. O tema principal neste trabalho incide sobre a participação da criança no processo de ensino-aprendizagem, tendo como principais objetivos aprofundar os conhecimentos sobre esta temática percebendo as perceções dos educadores/professores sobre o assunto e como contemplam a participação da criança no processo de ensino-aprendizagem. Desta forma, foi realizada inicialmente uma pesquisa bibliográfica sobre o tema e posteriormente foram realizadas entrevistas a 4 educadoras e 5 professoras, um focus grupo com a participação de cinco crianças e foi aplicado um inquérito a uma turma do 2º ano do 1º Ciclo do Ensino Básico. Também foram realizados registos de observação durante ambos os estágios que demonstram a existência ou não existência dessa participação das crianças. No decorrer deste trabalho procurou-se responder à pergunta de partida estabelecida “Qual a conceção dos educadores/professores sobre a participação da criança no processo de ensino-aprendizagem e os efeitos na intervenção pedagógica?”.2016-04-08T10:22:03Z2016-04-07T00:00:00Z2016-04-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11796/2298TID:201113198porFilipe, Sandra Cristina Baboinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-04-18T06:57:31Zoai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/2298Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-04-18T06:57:31Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A criança como agente participativo no processo de ensino-aprendizagem: conceções e práticas |
title |
A criança como agente participativo no processo de ensino-aprendizagem: conceções e práticas |
spellingShingle |
A criança como agente participativo no processo de ensino-aprendizagem: conceções e práticas Filipe, Sandra Cristina Babo Processo de ensino-aprendizagem Participação da criança |
title_short |
A criança como agente participativo no processo de ensino-aprendizagem: conceções e práticas |
title_full |
A criança como agente participativo no processo de ensino-aprendizagem: conceções e práticas |
title_fullStr |
A criança como agente participativo no processo de ensino-aprendizagem: conceções e práticas |
title_full_unstemmed |
A criança como agente participativo no processo de ensino-aprendizagem: conceções e práticas |
title_sort |
A criança como agente participativo no processo de ensino-aprendizagem: conceções e práticas |
author |
Filipe, Sandra Cristina Babo |
author_facet |
Filipe, Sandra Cristina Babo |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Filipe, Sandra Cristina Babo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Processo de ensino-aprendizagem Participação da criança |
topic |
Processo de ensino-aprendizagem Participação da criança |
description |
O presente relatório de estágio enquadra-se no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, e tem como grande objetivo evidenciar um trabalho de investigação e intervenção desenvolvido ao longo dos estágios nos contextos de Educação Pré-escolar e de1º Ciclo do Ensino Básico. O tema principal neste trabalho incide sobre a participação da criança no processo de ensino-aprendizagem, tendo como principais objetivos aprofundar os conhecimentos sobre esta temática percebendo as perceções dos educadores/professores sobre o assunto e como contemplam a participação da criança no processo de ensino-aprendizagem. Desta forma, foi realizada inicialmente uma pesquisa bibliográfica sobre o tema e posteriormente foram realizadas entrevistas a 4 educadoras e 5 professoras, um focus grupo com a participação de cinco crianças e foi aplicado um inquérito a uma turma do 2º ano do 1º Ciclo do Ensino Básico. Também foram realizados registos de observação durante ambos os estágios que demonstram a existência ou não existência dessa participação das crianças. No decorrer deste trabalho procurou-se responder à pergunta de partida estabelecida “Qual a conceção dos educadores/professores sobre a participação da criança no processo de ensino-aprendizagem e os efeitos na intervenção pedagógica?”. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-04-08T10:22:03Z 2016-04-07T00:00:00Z 2016-04-07 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/20.500.11796/2298 TID:201113198 |
url |
http://hdl.handle.net/20.500.11796/2298 |
identifier_str_mv |
TID:201113198 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
mluisa.alvim@gmail.com |
_version_ |
1817543300509335552 |