Conciliar os transportes e o ordenamento urbano: avanços recentes e aplicabilidade em áreas metropolitanas portuguesas
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10071/4777 |
Resumo: | O planeamento orientado para os transportes constitui um dos meios de intervenção pública mais populares no campo do planeamento urbano, com o objectivo de contrariar a expansão dos grandes aglomerados urbanos, geralmente considerada excessiva. Neste artigo, procura-se efectuar uma revisão da literatura sobre a articulação entre transportes e planeamento urbano e esboçar pistas de reflexão sobre as condições de aplicação em Portugal. Sublinha-se a diversidade das suas variantes e os desafios da implementação de políticas de articulação (1). Num segundo tempo é analisada a relação da articulação com o tríptico económico/ambiental/social (2). O questionamento ao caso português sugere, numa última parte, a necessidade da evolução dos comandos da acção pública de planeamento urbano e de decisões em matéria de transportes (3). |
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Conciliar os transportes e o ordenamento urbano: avanços recentes e aplicabilidade em áreas metropolitanas portuguesasTransportesPlaneamento UrbanoArticulaçãoOcupação do SoloMobilidadeIntegraçãoO planeamento orientado para os transportes constitui um dos meios de intervenção pública mais populares no campo do planeamento urbano, com o objectivo de contrariar a expansão dos grandes aglomerados urbanos, geralmente considerada excessiva. Neste artigo, procura-se efectuar uma revisão da literatura sobre a articulação entre transportes e planeamento urbano e esboçar pistas de reflexão sobre as condições de aplicação em Portugal. Sublinha-se a diversidade das suas variantes e os desafios da implementação de políticas de articulação (1). Num segundo tempo é analisada a relação da articulação com o tríptico económico/ambiental/social (2). O questionamento ao caso português sugere, numa última parte, a necessidade da evolução dos comandos da acção pública de planeamento urbano e de decisões em matéria de transportes (3).DINÂMIA'CET-IUL2013-04-08T10:35:32Z2012-12-01T00:00:00Z2012-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10071/4777por2182-3030Padeiro, Miguelinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:55:20Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/4777Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:28:08.783499Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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