Satisfação e qualidade de vida factores preditores da rotatividade dos comerciais do Grupo MCoutinho

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieira, Nuno Miguel Ferreira Rosas
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/8597
Resumo: Esta investigação intitulada Satisfação e Qualidade de Vida, Factores Preditores da Rotatividade dos Comerciais do Grupo MCoutinho, tem como fundamento analisar a Rotatividade ao nível do grupo profissional/Comercias, afectos ao Grupo Empresarial MCoutinho que tem como principal actividade o Comércio e Reparação de Veículos Automóveis. A avaliação da Satisfação e Qualidade de Vida (QV) dos Comerciais, enquanto factores preditores da Rotatividade, foi outro dos objectivos deste estudo de carácter empírico. Este foi realizado em todas as plataformas automóveis do Grupo (MCoutinho Alvescar, MCoutinho Centro, MCoutinho Douro, MCoutinho Litoral, MCoutinho Nordeste, MCoutinho Ocasião, MCoutinho Porto). A avaliação da QV e da Satisfação foi realizada através de dois questionários dirigidos a todos os Comerciais das plataformas automóveis já anteriormente mencionadas. A QV foi avaliada através da aplicação do “WHOQOL-BREF” da autoria da OMS e validado para a população Portuguesa (Vaz Serra, Canavarro, Simões, Pereira, Gameiro, Quartilho, Rijo, Carona & Paredes, 2006), já a Satisfação foi avaliada pelo Questionário “JSS” (Spector, 1985). A Rotatividade outro dos propósitos deste estudo, foi analisada através do cálculo do seu Índice, o qual contemplou apenas a saída de comerciais no período de 2009 e foi determinado por plataformas automóveis. Os resultados obtidos nesta investigação demonstram que a Satisfação e a QV, são factores preditores da Rotatividade no Grupo. Uma vez que este estudo tem como objectivo principal analisar as causas da Rotatividade, num dos grupos profissionais de maior importância numa empresa que tem como principal negócio a venda de automóveis, os resultados desta investigação, são fundamentais na medida em que nos dão a conhecer os motivos que levam estes profissionais a abandonarem o Grupo. Nesse sentido, foram elaboradas posteriormente um conjunto de medidas de forma a diminuir o índice de rotatividade e a fidelizar estes colaboradores ao Grupo. Essas medidas vão no sentido da melhoria dos níveis de Satisfação e de QV, levandoos a fixarem-se na organização reduzindo os custos. As conclusões deste estudo confirmam alguns dados revelados pela literatura sendo um contributo importante para a boa gestão da Organização em termos do seu capital humano.
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A avaliação da QV e da Satisfação foi realizada através de dois questionários dirigidos a todos os Comerciais das plataformas automóveis já anteriormente mencionadas. A QV foi avaliada através da aplicação do “WHOQOL-BREF” da autoria da OMS e validado para a população Portuguesa (Vaz Serra, Canavarro, Simões, Pereira, Gameiro, Quartilho, Rijo, Carona & Paredes, 2006), já a Satisfação foi avaliada pelo Questionário “JSS” (Spector, 1985). A Rotatividade outro dos propósitos deste estudo, foi analisada através do cálculo do seu Índice, o qual contemplou apenas a saída de comerciais no período de 2009 e foi determinado por plataformas automóveis. Os resultados obtidos nesta investigação demonstram que a Satisfação e a QV, são factores preditores da Rotatividade no Grupo. Uma vez que este estudo tem como objectivo principal analisar as causas da Rotatividade, num dos grupos profissionais de maior importância numa empresa que tem como principal negócio a venda de automóveis, os resultados desta investigação, são fundamentais na medida em que nos dão a conhecer os motivos que levam estes profissionais a abandonarem o Grupo. Nesse sentido, foram elaboradas posteriormente um conjunto de medidas de forma a diminuir o índice de rotatividade e a fidelizar estes colaboradores ao Grupo. Essas medidas vão no sentido da melhoria dos níveis de Satisfação e de QV, levandoos a fixarem-se na organização reduzindo os custos. As conclusões deste estudo confirmam alguns dados revelados pela literatura sendo um contributo importante para a boa gestão da Organização em termos do seu capital humano.This investigation entitled Satisfation and Quality of Life, Predictive Factors of Turnover of the Comercials of the “Grupo MCoutinho”, is based on the analysis of the Turnover in the Comercials of the “Grupo MCoutinho”, wich as major activity the trade and repair of motor vehicles. The evaluation of Satisfaction and Quality of Life (QOL), was another goal of this study of empiric character. This was performed in all the car platforms of the group (MCoutinho Alvescar, MCoutinho Centro, MCoutinho Douro, MCoutinho Litoral, MCoutinho Nordeste, MCoutinho Ocasião, MCoutinho Porto). The evaluation of the QOL and the Satisfaction was performed through two questionnaires directed to all the commercials of the car platforms mentioned earlier. The QOL was assessed by the “WHOQOL-BREF” authorship oh the OMS and validated to the Portuguese population (Vaz Serra, Canavarro, Simões, Pereira, Gameiro, Quartilho, Rijo, Carona & Paredes, 2006), while the Satisfaction was assessed by the “JSS” Questionnaire (Spector, 1985). The Turnover, another aim of this study, was assessed by the calculation of its index, which comtemplates only the exit of commercials in the 2009 period and was determined by car platforms. The results show that Satisfaction and the QOL are predictive factors of the Turnover in the Group. Since this study has the primary goal the analysis of the turnover, in one of the most important professional group in a company whose primary business is car sales, the results of this research are fundamental in that it gives us to know the reasons why these workers leave the Group. So, it was later prepared a set of measures so as to reduce the turnover rate and retain these employees to the Group. These measures go towards improving levels of satisfaction and QOL, causing them to stick to the organization thereby reducing costs. The findings of this study confirm some of the data revealed by the literature as being an important contribution to good management of the organization in terms of its human capital.Lobo, FátimaVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaVieira, Nuno Miguel Ferreira Rosas2012-07-12T10:45:43Z2012-01-1620112012-01-16T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/8597TID:201678764porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-15T01:38:28Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/8597Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:07:52.616636Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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