Entre vozes e silêncios: a avaliação 360º e a comunicação organizacional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mourão, Rita
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Livro
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/16201
Resumo: A vida nas organizações tem sido influenciada por transformações sociais, políticas, económicas e tecnológicas importantes que levam à necessidade de planeamento e gestão estratégica cada vez mais específicas e adaptadas (Kunsch, 2006; Marchiori, 2010). As mudanças verificadas a este nível, no fim do século XX e que permanecem nos dias de hoje são aquelas que merecem uma atenção especial. De acordo com Kunsch (2006), todas estas transformações fazem com que se verifiquem novas formas de sociabilidade e de atuação por parte dos responsáveis de comu- nicação, dos setores públicos e privados, da sociedade civil e, consequen- temente das organizações a um nível geral. Nesse sentido, torna-se crucial a existência de um planeamento estratégico que permita uma análise “SWOT” (i.e., “Stenghts” – forças; “Weaknesses”- fraquezas; “Opor- tunities” – oportunidades e “Threats”- ameaças) das organizações, tra- çando um perfil das mesmas e possibilitando uma adaptação, de acordo com o contexto económico, político e social. Será este planeamento o responsável por permitir às organizações modernas um posicionamento na sociedade e através do qual a comunicação assume um papel crucial, uma vez que se torna impossível a elaboração de um plano estratégico sem essa mesma comunicação (Kunsch, 2006; Marchiori, 2010).
id RCAP_9f2fee1670c3232fc602a78a40ee11a8
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/16201
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Entre vozes e silêncios: a avaliação 360º e a comunicação organizacionalComunicação organizacionalAvaliação 360ºClima organizacionalColaboradoresA vida nas organizações tem sido influenciada por transformações sociais, políticas, económicas e tecnológicas importantes que levam à necessidade de planeamento e gestão estratégica cada vez mais específicas e adaptadas (Kunsch, 2006; Marchiori, 2010). As mudanças verificadas a este nível, no fim do século XX e que permanecem nos dias de hoje são aquelas que merecem uma atenção especial. De acordo com Kunsch (2006), todas estas transformações fazem com que se verifiquem novas formas de sociabilidade e de atuação por parte dos responsáveis de comu- nicação, dos setores públicos e privados, da sociedade civil e, consequen- temente das organizações a um nível geral. Nesse sentido, torna-se crucial a existência de um planeamento estratégico que permita uma análise “SWOT” (i.e., “Stenghts” – forças; “Weaknesses”- fraquezas; “Opor- tunities” – oportunidades e “Threats”- ameaças) das organizações, tra- çando um perfil das mesmas e possibilitando uma adaptação, de acordo com o contexto económico, político e social. Será este planeamento o responsável por permitir às organizações modernas um posicionamento na sociedade e através do qual a comunicação assume um papel crucial, uma vez que se torna impossível a elaboração de um plano estratégico sem essa mesma comunicação (Kunsch, 2006; Marchiori, 2010).Instituto Politécnico de LisboaRCIPLMourão, Rita2023-06-02T09:31:17Z2023-032023-03-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/16201porMourão, R.M. (2023). Entre vozes e silêncios: a avaliação 360º e a comunicação organizacional. Instituto Politécnico de Lisboa.978-989-53068-9-3info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:14:36Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/16201Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:23:46.862814Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Entre vozes e silêncios: a avaliação 360º e a comunicação organizacional
title Entre vozes e silêncios: a avaliação 360º e a comunicação organizacional
spellingShingle Entre vozes e silêncios: a avaliação 360º e a comunicação organizacional
Mourão, Rita
Comunicação organizacional
Avaliação 360º
Clima organizacional
Colaboradores
title_short Entre vozes e silêncios: a avaliação 360º e a comunicação organizacional
title_full Entre vozes e silêncios: a avaliação 360º e a comunicação organizacional
title_fullStr Entre vozes e silêncios: a avaliação 360º e a comunicação organizacional
title_full_unstemmed Entre vozes e silêncios: a avaliação 360º e a comunicação organizacional
title_sort Entre vozes e silêncios: a avaliação 360º e a comunicação organizacional
author Mourão, Rita
author_facet Mourão, Rita
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Mourão, Rita
dc.subject.por.fl_str_mv Comunicação organizacional
Avaliação 360º
Clima organizacional
Colaboradores
topic Comunicação organizacional
Avaliação 360º
Clima organizacional
Colaboradores
description A vida nas organizações tem sido influenciada por transformações sociais, políticas, económicas e tecnológicas importantes que levam à necessidade de planeamento e gestão estratégica cada vez mais específicas e adaptadas (Kunsch, 2006; Marchiori, 2010). As mudanças verificadas a este nível, no fim do século XX e que permanecem nos dias de hoje são aquelas que merecem uma atenção especial. De acordo com Kunsch (2006), todas estas transformações fazem com que se verifiquem novas formas de sociabilidade e de atuação por parte dos responsáveis de comu- nicação, dos setores públicos e privados, da sociedade civil e, consequen- temente das organizações a um nível geral. Nesse sentido, torna-se crucial a existência de um planeamento estratégico que permita uma análise “SWOT” (i.e., “Stenghts” – forças; “Weaknesses”- fraquezas; “Opor- tunities” – oportunidades e “Threats”- ameaças) das organizações, tra- çando um perfil das mesmas e possibilitando uma adaptação, de acordo com o contexto económico, político e social. Será este planeamento o responsável por permitir às organizações modernas um posicionamento na sociedade e através do qual a comunicação assume um papel crucial, uma vez que se torna impossível a elaboração de um plano estratégico sem essa mesma comunicação (Kunsch, 2006; Marchiori, 2010).
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-06-02T09:31:17Z
2023-03
2023-03-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/book
format book
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/16201
url http://hdl.handle.net/10400.21/16201
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Mourão, R.M. (2023). Entre vozes e silêncios: a avaliação 360º e a comunicação organizacional. Instituto Politécnico de Lisboa.
978-989-53068-9-3
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Lisboa
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Lisboa
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133510459457536