Sistemas de escrita e diversidade: um estudo na educação de infância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Joana Raquel Santos
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/14738
Resumo: Este estudo, realizado a partir de um projeto de intervenção com um grupo de crianças em idade pré-escolar, investiga o papel de uma das quatro abordagens plurais, nomeadamente, a sensibilização à diversidade linguística, no que diz respeito à potencialização da compreensão do princípio alfabético. Trata-se de um estudo de tipo investigação-ação, sendo que os dados foram recolhidos através da observação participante, das vídeogravações e das fotografias das sessões desenvolvidas numa sala de jardim-de-infância. A análise de dados mostra que as crianças se empenharam e se envolveram nas atividades, revelando indicadores de bem-estar e de implicação positivos, o que leva a concluir que aquelas crianças se encontraram em condições de realizar novas descobertas e aprendizagens em relação à leitura e à escrita. As atividades realizadas envolveram três línguas diferentes, o português, o japonês e o árabe, procurando contribuir para a consciencialização e reflexão, por parte das crianças, sobre a linguagem escrita como representação da linguagem oral, o que fomenta a descoberta do princípio alfabético e, naturalmente, a aprendizagem de aspetos relacionados com a leitura e a escrita.
id RCAP_9f3831d6544a5be6b15608f0ba785d39
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/14738
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Sistemas de escrita e diversidade: um estudo na educação de infânciaEducação pré-escolarDiversidade linguísticaDesenvolvimento das criançasAprendizagem da escritaEstratégias da aprendizagemLiteraciaEste estudo, realizado a partir de um projeto de intervenção com um grupo de crianças em idade pré-escolar, investiga o papel de uma das quatro abordagens plurais, nomeadamente, a sensibilização à diversidade linguística, no que diz respeito à potencialização da compreensão do princípio alfabético. Trata-se de um estudo de tipo investigação-ação, sendo que os dados foram recolhidos através da observação participante, das vídeogravações e das fotografias das sessões desenvolvidas numa sala de jardim-de-infância. A análise de dados mostra que as crianças se empenharam e se envolveram nas atividades, revelando indicadores de bem-estar e de implicação positivos, o que leva a concluir que aquelas crianças se encontraram em condições de realizar novas descobertas e aprendizagens em relação à leitura e à escrita. As atividades realizadas envolveram três línguas diferentes, o português, o japonês e o árabe, procurando contribuir para a consciencialização e reflexão, por parte das crianças, sobre a linguagem escrita como representação da linguagem oral, o que fomenta a descoberta do princípio alfabético e, naturalmente, a aprendizagem de aspetos relacionados com a leitura e a escrita.This study, based on an intervention project with a group of preschool aged children, investigates the role of one of the four plural approaches, namely, the awareness about linguistic diversity, concerning the understanding potential of the alphabet principle. It is an investigation-action type of study whose data was collected by participant observation, through video recordings and photographs of the sessions carried out in a kindergarten room. The data analysis shows that the children got engaged and involved in the activities, revealing indicators of well-being and of positive implications, which leads one to conclude that these children in question were in conditions of making new discoveries and learning with respect to reading and writing. The activities done involved three different languages, Portuguese, Japanese and Arabic, which contributed towards the awareness and reflection on behalf of the children, that the written language is the representation of the spoken language, which promotes the discovery of the alphabet principle, and naturally, the learning of aspects related to reading and writing.Universidade de Aveiro2015-10-13T13:21:58Z2014-01-01T00:00:00Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/14738TID:201579146porMartins, Joana Raquel Santosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:27:01Zoai:ria.ua.pt:10773/14738Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:50:15.432834Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Sistemas de escrita e diversidade: um estudo na educação de infância
title Sistemas de escrita e diversidade: um estudo na educação de infância
spellingShingle Sistemas de escrita e diversidade: um estudo na educação de infância
Martins, Joana Raquel Santos
Educação pré-escolar
Diversidade linguística
Desenvolvimento das crianças
Aprendizagem da escrita
Estratégias da aprendizagem
Literacia
title_short Sistemas de escrita e diversidade: um estudo na educação de infância
title_full Sistemas de escrita e diversidade: um estudo na educação de infância
title_fullStr Sistemas de escrita e diversidade: um estudo na educação de infância
title_full_unstemmed Sistemas de escrita e diversidade: um estudo na educação de infância
title_sort Sistemas de escrita e diversidade: um estudo na educação de infância
author Martins, Joana Raquel Santos
author_facet Martins, Joana Raquel Santos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, Joana Raquel Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Educação pré-escolar
Diversidade linguística
Desenvolvimento das crianças
Aprendizagem da escrita
Estratégias da aprendizagem
Literacia
topic Educação pré-escolar
Diversidade linguística
Desenvolvimento das crianças
Aprendizagem da escrita
Estratégias da aprendizagem
Literacia
description Este estudo, realizado a partir de um projeto de intervenção com um grupo de crianças em idade pré-escolar, investiga o papel de uma das quatro abordagens plurais, nomeadamente, a sensibilização à diversidade linguística, no que diz respeito à potencialização da compreensão do princípio alfabético. Trata-se de um estudo de tipo investigação-ação, sendo que os dados foram recolhidos através da observação participante, das vídeogravações e das fotografias das sessões desenvolvidas numa sala de jardim-de-infância. A análise de dados mostra que as crianças se empenharam e se envolveram nas atividades, revelando indicadores de bem-estar e de implicação positivos, o que leva a concluir que aquelas crianças se encontraram em condições de realizar novas descobertas e aprendizagens em relação à leitura e à escrita. As atividades realizadas envolveram três línguas diferentes, o português, o japonês e o árabe, procurando contribuir para a consciencialização e reflexão, por parte das crianças, sobre a linguagem escrita como representação da linguagem oral, o que fomenta a descoberta do princípio alfabético e, naturalmente, a aprendizagem de aspetos relacionados com a leitura e a escrita.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-01-01T00:00:00Z
2014
2015-10-13T13:21:58Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/14738
TID:201579146
url http://hdl.handle.net/10773/14738
identifier_str_mv TID:201579146
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137553034510336