Sistemas de escrita e diversidade: um estudo na educação de infância
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/14738 |
Resumo: | Este estudo, realizado a partir de um projeto de intervenção com um grupo de crianças em idade pré-escolar, investiga o papel de uma das quatro abordagens plurais, nomeadamente, a sensibilização à diversidade linguística, no que diz respeito à potencialização da compreensão do princípio alfabético. Trata-se de um estudo de tipo investigação-ação, sendo que os dados foram recolhidos através da observação participante, das vídeogravações e das fotografias das sessões desenvolvidas numa sala de jardim-de-infância. A análise de dados mostra que as crianças se empenharam e se envolveram nas atividades, revelando indicadores de bem-estar e de implicação positivos, o que leva a concluir que aquelas crianças se encontraram em condições de realizar novas descobertas e aprendizagens em relação à leitura e à escrita. As atividades realizadas envolveram três línguas diferentes, o português, o japonês e o árabe, procurando contribuir para a consciencialização e reflexão, por parte das crianças, sobre a linguagem escrita como representação da linguagem oral, o que fomenta a descoberta do princípio alfabético e, naturalmente, a aprendizagem de aspetos relacionados com a leitura e a escrita. |
id |
RCAP_9f3831d6544a5be6b15608f0ba785d39 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ria.ua.pt:10773/14738 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Sistemas de escrita e diversidade: um estudo na educação de infânciaEducação pré-escolarDiversidade linguísticaDesenvolvimento das criançasAprendizagem da escritaEstratégias da aprendizagemLiteraciaEste estudo, realizado a partir de um projeto de intervenção com um grupo de crianças em idade pré-escolar, investiga o papel de uma das quatro abordagens plurais, nomeadamente, a sensibilização à diversidade linguística, no que diz respeito à potencialização da compreensão do princípio alfabético. Trata-se de um estudo de tipo investigação-ação, sendo que os dados foram recolhidos através da observação participante, das vídeogravações e das fotografias das sessões desenvolvidas numa sala de jardim-de-infância. A análise de dados mostra que as crianças se empenharam e se envolveram nas atividades, revelando indicadores de bem-estar e de implicação positivos, o que leva a concluir que aquelas crianças se encontraram em condições de realizar novas descobertas e aprendizagens em relação à leitura e à escrita. As atividades realizadas envolveram três línguas diferentes, o português, o japonês e o árabe, procurando contribuir para a consciencialização e reflexão, por parte das crianças, sobre a linguagem escrita como representação da linguagem oral, o que fomenta a descoberta do princípio alfabético e, naturalmente, a aprendizagem de aspetos relacionados com a leitura e a escrita.This study, based on an intervention project with a group of preschool aged children, investigates the role of one of the four plural approaches, namely, the awareness about linguistic diversity, concerning the understanding potential of the alphabet principle. It is an investigation-action type of study whose data was collected by participant observation, through video recordings and photographs of the sessions carried out in a kindergarten room. The data analysis shows that the children got engaged and involved in the activities, revealing indicators of well-being and of positive implications, which leads one to conclude that these children in question were in conditions of making new discoveries and learning with respect to reading and writing. The activities done involved three different languages, Portuguese, Japanese and Arabic, which contributed towards the awareness and reflection on behalf of the children, that the written language is the representation of the spoken language, which promotes the discovery of the alphabet principle, and naturally, the learning of aspects related to reading and writing.Universidade de Aveiro2015-10-13T13:21:58Z2014-01-01T00:00:00Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/14738TID:201579146porMartins, Joana Raquel Santosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:27:01Zoai:ria.ua.pt:10773/14738Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:50:15.432834Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Sistemas de escrita e diversidade: um estudo na educação de infância |
title |
Sistemas de escrita e diversidade: um estudo na educação de infância |
spellingShingle |
Sistemas de escrita e diversidade: um estudo na educação de infância Martins, Joana Raquel Santos Educação pré-escolar Diversidade linguística Desenvolvimento das crianças Aprendizagem da escrita Estratégias da aprendizagem Literacia |
title_short |
Sistemas de escrita e diversidade: um estudo na educação de infância |
title_full |
Sistemas de escrita e diversidade: um estudo na educação de infância |
title_fullStr |
Sistemas de escrita e diversidade: um estudo na educação de infância |
title_full_unstemmed |
Sistemas de escrita e diversidade: um estudo na educação de infância |
title_sort |
Sistemas de escrita e diversidade: um estudo na educação de infância |
author |
Martins, Joana Raquel Santos |
author_facet |
Martins, Joana Raquel Santos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Martins, Joana Raquel Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação pré-escolar Diversidade linguística Desenvolvimento das crianças Aprendizagem da escrita Estratégias da aprendizagem Literacia |
topic |
Educação pré-escolar Diversidade linguística Desenvolvimento das crianças Aprendizagem da escrita Estratégias da aprendizagem Literacia |
description |
Este estudo, realizado a partir de um projeto de intervenção com um grupo de crianças em idade pré-escolar, investiga o papel de uma das quatro abordagens plurais, nomeadamente, a sensibilização à diversidade linguística, no que diz respeito à potencialização da compreensão do princípio alfabético. Trata-se de um estudo de tipo investigação-ação, sendo que os dados foram recolhidos através da observação participante, das vídeogravações e das fotografias das sessões desenvolvidas numa sala de jardim-de-infância. A análise de dados mostra que as crianças se empenharam e se envolveram nas atividades, revelando indicadores de bem-estar e de implicação positivos, o que leva a concluir que aquelas crianças se encontraram em condições de realizar novas descobertas e aprendizagens em relação à leitura e à escrita. As atividades realizadas envolveram três línguas diferentes, o português, o japonês e o árabe, procurando contribuir para a consciencialização e reflexão, por parte das crianças, sobre a linguagem escrita como representação da linguagem oral, o que fomenta a descoberta do princípio alfabético e, naturalmente, a aprendizagem de aspetos relacionados com a leitura e a escrita. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-01-01T00:00:00Z 2014 2015-10-13T13:21:58Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10773/14738 TID:201579146 |
url |
http://hdl.handle.net/10773/14738 |
identifier_str_mv |
TID:201579146 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137553034510336 |