Os sons das línguas e a educação para a diversidade linguística no jardim de infância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Ana Filipa Pinho
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/14691
Resumo: O presente relatório reflete sobre um projeto de intervenção realizado numa sala de jardim de infância, tendo como grande temática a sensibilização à diversidade linguística através dos sons das línguas. Com as sessões de intervenção pretendemos observar as atitudes e aprendizagens das crianças quando sujeitas ao contacto com diferentes línguas. Esse contacto foi estabelecido através da audição de canções, descoberta de palavras e repetições das mesmas nas línguas: português do Brasil, Inglês, Mandarim e Russo, assim como pela visita de falantes dessas mesmas línguas. Ao longo das implementações do projeto foi necessária uma recolha de dados que nos permitisse averiguar se os objetivos e as questões de intervenção-investigação a que nos propusemos foram alcançados. Os dados a analisar foram recolhidos através de observação direta, da avaliação das sessões e dos desenhos produzidos pelas crianças, da videogravação e de um inquérito final por questionário à educadora. Ao analisar os dados recolhidos verificamos que as crianças ao longo do projeto demonstraram cada vez mais interesse pelas línguas, o que auxiliou o desenvolvimento de capacidades linguísticas e a consciencialização sobre a diversidade linguística que as rodeia.
id RCAP_f922cc6f67c23d17d12c4b9ee3678ed5
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/14691
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Os sons das línguas e a educação para a diversidade linguística no jardim de infânciaEducação pré-escolarDiversidade linguísticaJardins de infânciaEstratégias da aprendizagemCançõesProjetos educativosSonsDesenvolvimento das criançasO presente relatório reflete sobre um projeto de intervenção realizado numa sala de jardim de infância, tendo como grande temática a sensibilização à diversidade linguística através dos sons das línguas. Com as sessões de intervenção pretendemos observar as atitudes e aprendizagens das crianças quando sujeitas ao contacto com diferentes línguas. Esse contacto foi estabelecido através da audição de canções, descoberta de palavras e repetições das mesmas nas línguas: português do Brasil, Inglês, Mandarim e Russo, assim como pela visita de falantes dessas mesmas línguas. Ao longo das implementações do projeto foi necessária uma recolha de dados que nos permitisse averiguar se os objetivos e as questões de intervenção-investigação a que nos propusemos foram alcançados. Os dados a analisar foram recolhidos através de observação direta, da avaliação das sessões e dos desenhos produzidos pelas crianças, da videogravação e de um inquérito final por questionário à educadora. Ao analisar os dados recolhidos verificamos que as crianças ao longo do projeto demonstraram cada vez mais interesse pelas línguas, o que auxiliou o desenvolvimento de capacidades linguísticas e a consciencialização sobre a diversidade linguística que as rodeia.The present study results of an intervention project carried out in a class of kindergarten, in which the main object of study is the awareness of linguistic diversity through the sounds of languages. With the intervention sessions we intend to observe the attitudes and learning skills of the children when they contact with different languages. This contact was established by hearing songs, discovering words and repeating them in the following languages: Portuguese, English, Mandarin, and Russian, and through the visit of native speakers of these languages. Along the implementation of the project, it was necessarycollection of datathat would allow us to verify whether the questions and goals of the research which we committed ourselves to, were achieved. The analyzed data was collected through direct observation of evaluated sessions, of drawings made by the children, through video recording and finally through a questionnaire answered by the teacher. By analyzing the collected data we found that the children throughout the project demonstrated a growing interest of languages, which helped their development of language skills as well as, their awareness of the linguistic diversity that surrounds them.Universidade de Aveiro2015-09-22T13:34:12Z2014-01-01T00:00:00Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/14691TID:201563100porSantos, Ana Filipa Pinhoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:26:54Zoai:ria.ua.pt:10773/14691Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:50:13.398626Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Os sons das línguas e a educação para a diversidade linguística no jardim de infância
title Os sons das línguas e a educação para a diversidade linguística no jardim de infância
spellingShingle Os sons das línguas e a educação para a diversidade linguística no jardim de infância
Santos, Ana Filipa Pinho
Educação pré-escolar
Diversidade linguística
Jardins de infância
Estratégias da aprendizagem
Canções
Projetos educativos
Sons
Desenvolvimento das crianças
title_short Os sons das línguas e a educação para a diversidade linguística no jardim de infância
title_full Os sons das línguas e a educação para a diversidade linguística no jardim de infância
title_fullStr Os sons das línguas e a educação para a diversidade linguística no jardim de infância
title_full_unstemmed Os sons das línguas e a educação para a diversidade linguística no jardim de infância
title_sort Os sons das línguas e a educação para a diversidade linguística no jardim de infância
author Santos, Ana Filipa Pinho
author_facet Santos, Ana Filipa Pinho
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Ana Filipa Pinho
dc.subject.por.fl_str_mv Educação pré-escolar
Diversidade linguística
Jardins de infância
Estratégias da aprendizagem
Canções
Projetos educativos
Sons
Desenvolvimento das crianças
topic Educação pré-escolar
Diversidade linguística
Jardins de infância
Estratégias da aprendizagem
Canções
Projetos educativos
Sons
Desenvolvimento das crianças
description O presente relatório reflete sobre um projeto de intervenção realizado numa sala de jardim de infância, tendo como grande temática a sensibilização à diversidade linguística através dos sons das línguas. Com as sessões de intervenção pretendemos observar as atitudes e aprendizagens das crianças quando sujeitas ao contacto com diferentes línguas. Esse contacto foi estabelecido através da audição de canções, descoberta de palavras e repetições das mesmas nas línguas: português do Brasil, Inglês, Mandarim e Russo, assim como pela visita de falantes dessas mesmas línguas. Ao longo das implementações do projeto foi necessária uma recolha de dados que nos permitisse averiguar se os objetivos e as questões de intervenção-investigação a que nos propusemos foram alcançados. Os dados a analisar foram recolhidos através de observação direta, da avaliação das sessões e dos desenhos produzidos pelas crianças, da videogravação e de um inquérito final por questionário à educadora. Ao analisar os dados recolhidos verificamos que as crianças ao longo do projeto demonstraram cada vez mais interesse pelas línguas, o que auxiliou o desenvolvimento de capacidades linguísticas e a consciencialização sobre a diversidade linguística que as rodeia.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-01-01T00:00:00Z
2014
2015-09-22T13:34:12Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/14691
TID:201563100
url http://hdl.handle.net/10773/14691
identifier_str_mv TID:201563100
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137552328818688