A internacionalização no sector da cortiça – o caso da Portugaliacork S.A.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Cristiano Henriques Rios dos
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/13878
Resumo: Num mundo cada vez mais globalizado, impulsionado pela crescente profissionalização industrial em todos os pontos do planeta e a redução de várias barreiras comerciais, tem-se assistido a um crescimento da concorrência empresarial em todos os mercados internacionais. Este aumento concorrencial, aliado a um mercado interno insuficiente, tem levado a que as empresas portuguesas apostem cada vez mais na sua internacionalização como ferramenta de crescimento. A cortiça, produto tão intrinsecamente ligado a Portugal e à sua economia, surgiu como ponto de partida para esta dissertação onde se pretende conceber um estudo de caso de uma das empresas ligadas a este sector. De forma a poder compreender a temática da internacionalização, a dissertação baseou a sua metodologia inicial em artigos e jornais científicos, tendo como objetivo a criação de uma base teórica forte e abrangente. O caso de estudo da empresa Portugaliacork foi a opção escolhida para confrontar estes dados teóricos num contexto real, de forma estudar o fenómeno da internacionalização num contexto real. Foram igualmente estudados quatro mercados externos, onde a empresa tem atividade comercial, para que os mesmos fossem analisados com base em vários conceitos teóricos. Por fim, foi feita uma entrevista semiestruturada ao CEO da Portugaliacork de forma a se obter dados de origem informal e comparar os mesmos com os dados formais fornecidos pela empresa. Com esta dissertação foi possível compreender a necessidade em otimizar o planeamento estratégico das empresas e como o mesmo se sobrepõe ao conceito exclusivo de maximização de lucro, sendo para tal necessário estudar os mercados externos, o que os caracteriza e quais as barreiras que apresentam. O setor da cortiça representa uma oportunidade de elevado potencial para as PME’s portuguesas como a Portugaliacork, desde que desenvolvam os seus projetos assentes numa estratégia adaptada à sua realidade e dimensão. Palavras-chave: internacionalização, cortiça, mercados alvo, modos de entrada, caso de estudo
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