Análise do comportamento do consumidor ciclista na cidade de Goiânia-GO, Brasil : um estudo comparativo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Sandro Rodrigues de
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/10383
Resumo: O ciclismo é, principalmente, uma atividade aeróbica, o que pode melhorar o nível geral de condicionamento físico, bem como o aumento da aptidão cardiovascular, aumento da força e flexibilidade muscular, melhor mobilidade articular, diminuição dos níveis de estresses, melhor postura e coordenção, preservação ou evitar doenças e redução da ansiedade e depressão. O objetivo geral da pesquisa foi analisar e identificar o perfil do consumidor ciclístico da cidade de Goiânia, capital do Estado de Goiás, Brasil, bem como identificar na literatura, quais as características da prática de ciclismo, o perfil genérico do consumidor de bicicleta, os benefícios que induzem à prática do ciclismo, o processo de decisão de compra do consumidor e as influências da bicicleta relacionada aos ciclistas de Goiânia. O modelo proposto teve as seguintes dimensões: comportamental, ambiental e mercado. Trata-se de um estudo bibliográfico, descritivo e exploratório com base em fontes de uma pesquisa empírica realizada entre os meses de outubro e novembro de 2017. Foram utilizados dois instrumentos metodológicos; o primeiro foi um questionário aplicado a 306 respondentes, contendo 30 perguntas fechadas e abertas, por meio do aplicativo Google Forms, e o segundo um Roteiro de Entrevista Semiestruturada com a participação de 18 ciclistas. Os resultados a partir das duas abordagens, indicaram que o consumidor de bicicleta em sua maioria é de classe “C”, com renda entre 3 a 5 salários mínimos (23,2%), comunhão estável, disposto a comprar uma bicicleta pela funcionalidade, tendo a influência de amigos, possui curso de graduação e/ou pós-graduação, afirmaram não ter recebido direta influência da marca. Consideram que a pratica do esporte proporciona prazer de estar na natureza; melhoria do condicionamento físico/humor e evitar o estresse.
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