Sistema integrado para a implementação das medidas de autoproteção do aeroporto de Faro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silvestre, Carlos António Patrocínio
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.12207/4714
Resumo: As medidas de autoproteção (MAP), são medidas de organização e de gestão de segurança, e têm como objetivo definir a estrutura organizativa dos meios humanos existentes nos edifícios do Aeroporto de Faro (AFR) e estabelecer os procedimentos necessários para, em caso de emergência, garantir a salvaguarda das pessoas, do ambiente e do património. Medidas estas que são constituídas por registos de segurança, medidas preventivas, medidas de intervenção, ações de sensibilização e formação em segurança contra incêndio em edifícios (SCIE) e simulacros. Entende-se por este motivo, incluir todas as medidas num sistema integrado que permita controlar e facilitar toda a gestão diária, ou seja, iremos criar uma forma de colocar as medidas de autoproteção disponíveis e visíveis em quatro programas distintos: SGO, MAXIMO, Portal do Operador e IBPMS. No SGO colocar-se-ão todas as check list, o que permite efectuar um controlo diário e podendo ser criadas ocorrências sempre que alguém não cumpra com o previsto. No MAXIMO tratar-se-ão todas as ocorrências abertas no SGO e irá permitir também criar alertas para ocorrências não tratadas. No Portal do Operador irá ser colocada toda a informação necessária para que todos os trabalhadores do Aeroporto de Faro possam consultá-la, nomeadamente as instruções de segurança em caso de emergência. O IBPMS é o programa que vai permitir gerir toda a documentação da ANA Aeroportos de Portugal e que irá possuir toda a documentação referente às medidas de autoproteção.
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