As escolas promotoras de saúde na educação alimentar : um estudo efectuado em alunos do 2º ciclo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Precioso, José
Data de Publicação: 2004
Outros Autores: Silva, S.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/3976
Resumo: Apesar de se ter avançado no reconhecimento da importância de uma alimentação saudável e no conhecimento científico em alimentação e nutrição, tem-se verificado que a medida que os países se "desenvolvem" e a população adquire maior poder de compra se regista um aumento dos erros alimentares (1). Como consequência destas distorções tem aumentado o número das doenças relacionadas com os hábitos alimentares (2, 3, 4). A educação em alimentação mostrou ter um efeito significativo em promover a adopção de hábitos alimentares saudáveis, pelo que a OMS recomenda a criação de Escolas Promotoras de Saúde e o empenhamento destas na promoção de uma alimentação saudável e na educação alimentar dos alunos (5). No contexto do que foi dito anteriormente realizamos uma investigação para determinar o tipo e eficácia da Educação Alimentar implementada pelas Escolas Promotoras de Saúde do 2º ciclo do concelho de Braga. Para atingir esses objectivos, aplicou-se um questionário sobre conhecimentos e intenções relativamente a alimentação saudável e sobre percepção das acções de educação alimentar realizadas na escola, aos alunos de quatro escolas EB 2,3 do Concelho de Braga (duas escolas integradas na Rede Nacional de Escolas Promotoras de Saúde e outras duas não pertencentes a rede). Foram comparados os resultados obtidos pelos alunos dos dois tipos de escola. A análise de dados que envolvia variáveis de categoria foi feita utilizando o c2 e para as variáveis contínuas utilizou-se o t-teste. Os dados mostraram que os alunos não possuíam conhecimentos adequados sobre alguns temas de alimentação; que não existem diferenças entre os alunos dos dois tipos de escola relativamente aos seus conhecimentos e intenções sobre alimentação saudável e ainda que não existem diferenças entre na percepção das práticas lectivas adoptadas em ambos os tipos de escola. No final do artigo são tecidas algumas considerações sobre os factores limitantes da acção das Escolas Promotoras de Saúde.
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