Comportamentos de saúde dos adolescentes escolarizados : um estudo efectuado com alunos do 3º ciclo e do ensino secundário

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Pedro Manuel Azevedo da
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/11520
Resumo: Dissertação mestrado Educação (área de Especialização Educação para a Saúde)
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spelling Comportamentos de saúde dos adolescentes escolarizados : um estudo efectuado com alunos do 3º ciclo e do ensino secundário37.031:614614:37.031Dissertação mestrado Educação (área de Especialização Educação para a Saúde)Os resultados da investigação sobre a saúde dos adolescentes, realizados nos últimos anos, permitem concluir que as ameaças à saúde desses grupos etários, advêm sobretudo do seu estilo de vida, no qual se inclui os comportamentos de saúde. A Educação para a Saúde (EpS) é uma das vias para promover a adopção de condutas saudáveis e/ou alterar comportamentos perniciosos, sendo a escola um dos locais privilegiados para o concretizar. Com o objectivo de promover a EpS em meio escolar, o Ministério da Educação determinou a inclusão de várias temáticas nos Projectos Educativos das Escolas (PEE), entre as quais se encontram: a alimentação, a actividade física, o consumo de substâncias psicoactivas, a sexualidade e as infecções sexualmente transmissíveis, com relevância para a prevenção da SIDA e a violência em meio escolar/saúde mental. Na elaboração de um PEE tem que se ter conta as necessidades de saúde dos alunos, pelo que se torna importante que cada escola identifique os problemas de saúde dos seus alunos, para os poder combater e monitorizar. Nesse contexto, os objectivos desta investigação consistiram em: 1) caracterizar alguns comportamentos de saúde dos jovens adolescentes da amostra, 2) descrever a evolução dos comportamentos de saúde dos adolescentes ao longo da escolaridade, 3) analisar alguns factores relacionados com os comportamentos de saúde dos adolescentes e 4) descrever a percepção de actividades de promoção de saúde desenvolvidas na escola alvo. Participaram no estudo 402 alunos dos 7º, 8º, 9º, 10º, 11º e 12º anos de escolaridade. O estudo consistiu na aplicação de um questionário anónimo de auto resposta, que incluía um grupo de questões sobre comportamentos de saúde e um outro grupo sobre temas de EpS desenvolvidos na escola. O questionário foi aplicado em Março de 2009 e os dados foram tratados no programa estatístico SPSS, tendo sido feitas distribuições de frequências e aplicado o teste do Qui-quadrado para relacionar os comportamentos de saúde com algumas variáveis sócio-demográfias e a retenção escolar. Os resultados revelam que percentagens elevadas de alunos: 1) fazem uma alimentação hipercalórica; bebem excessivamente; fumam diariamente e ocasionalmente e praticam pouca actividade física/desporto, 2) de uma forma generalizada a prevalência de comportamentos prejudiciais para a saúde aumenta ao longo da escolaridade, 3) a retenção/reprovação escolar pode ser considerada como factor de risco de comportamentos prejudiciais à saúde, não se verificando o mesmo em relação à posição social e habilitações literárias dos pais e 4) regra geral, percentagens apreciáveis de alunos declaram que foram abordados vários temas de saúde na escola, mas essa percentagem diminui com a escolaridade. Os resultados evidenciam a necessidade de construir um PEE que tenha em conta os principais problemas detectados e que contemple estratégias eficazes para a sua resolução. Este estudo permitiu ainda a validação de um instrumento de recolha de dados sobre comportamentos de saúde, o qual pode ser utilizado na monitorização de comportamentos de saúde em meio escolar.The results of research on adolescent health in recent years has inferred that the health threats on these particular age groups, come mainly from their lifestyle, which includes health behaviours. Education for Health (EfH) is one of the ways to promote the adoption of healthy behaviours and/or change adverse behaviours related to health, and so, schools are the best place to make it real. In order to promote EfH in schools, the Ministry of Education determined the inclusion of several topics in School Educational Projects (SEP) among them: nutrition, physical activity, consumption of psychoactive substances, sexuality and sexually transmitted infections, with relevance to AIDS prevention and violence at school/mental health. In the preparation of a SEP we must taken into account the health needs of students, and it is so important that each school identify the health problems of their students, to monitor and combat. In this context, the aims of this research were: 1) characterize some of the health behaviours of young adolescents; 2) describe the evolution of the health behaviours of adolescents throughout school years; 3) analyze some factors related to health behaviours of adolescents and 4) describe the perception of health promoting activities developed in the target school. There are 402 students who participated in the study from 7th, 8th, 9th, 10th, 11th and 12th grades. The study consisted of an anonymous and self response questionnaire which included a set of questions about health behaviours related to the inquired people and another group on EfH issues developed in school. The questionnaire was applied in March 2009 and data were processed in a statistical program known as SPSS in which were made frequency distributions and applied the square-chi to relate health behaviours with some variables. The results show that high percentages of students: 1) have high calorie meals, they drink excessively, smoke daily and occasionally and there is a little physical activity/sport, 2) in general, harmful health behaviours increases throughout school years, 3) school retention /failure can be regarded as a risk factor for adverse health behaviours, but the same can not be said relatively to social position and literary qualifications of their parents and 4) generally, appreciable percentage of students state that discussed several health issues in school, but this percentage decreases with education. The results show that there is a great the need of making a SEP that takes into account the key problems detected and includes effective strategies for their resolution. This study also allowed the validation of an instrument of data gathering on health behaviours, which can be used in monitoring health behaviours at schools.Precioso, JoséUniversidade do MinhoCosta, Pedro Manuel Azevedo da2009-12-212009-12-21T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/11520porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:34:57Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/11520Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:30:43.236473Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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