Gestão do conhecimento em organizações da economia social

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Eleutério, José Pedro Ferrão
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/23937
Resumo: A gestão do conhecimento surge no setor lucrativo, onde comprovou a sua capacidade de contribuir para a eficácia empresarial e apesar das organizações da economia social a reconhecerem como uma atividade cada vez mais importante no ambiente competitivo e exigente que enfrentam, a maior parte apresenta dificuldades na sua implementação. Nesse sentido, foram realizadas 20 entrevistas a profissionais de organizações da economia social portuguesas, tendo-se analisado as atividades e os processos de gestão do conhecimento, as razões para as inadequações apontadas e retiradas conclusões sobre a gestão do conhecimento em organizações da economia social e nos seus projetos. Analisaram-se as barreiras e os fatores facilitadores da gestão do conhecimento nas organizações da economia social, concluindo-se, com base na experiências apenas destas 20, que a partilha de conhecimento depende da confiança e que não se deve assumir a existência de um clima de confiança por se estar numa organização da economia social; que as parcerias e as organizações de cúpula podem desempenhar um papel importante na geração e partilha de conhecimento, desde que as organizações as integrem na sua estratégia de gestão do conhecimento; que, apesar de reportarem melhorias, existe competição entre as organizações da economia social, numa visão que prejudica a partilha de conhecimento e o seu objetivo último; e que a rotatividade de colaboradores e voluntários pode ter um grande impacto na retenção do conhecimento nas organizações, mas pode ser mitigado com a implementação de processos adequados e pode também ter aspetos positivos.
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