Gestão do conhecimento em organizações da economia social
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10071/23937 |
Resumo: | A gestão do conhecimento surge no setor lucrativo, onde comprovou a sua capacidade de contribuir para a eficácia empresarial e apesar das organizações da economia social a reconhecerem como uma atividade cada vez mais importante no ambiente competitivo e exigente que enfrentam, a maior parte apresenta dificuldades na sua implementação. Nesse sentido, foram realizadas 20 entrevistas a profissionais de organizações da economia social portuguesas, tendo-se analisado as atividades e os processos de gestão do conhecimento, as razões para as inadequações apontadas e retiradas conclusões sobre a gestão do conhecimento em organizações da economia social e nos seus projetos. Analisaram-se as barreiras e os fatores facilitadores da gestão do conhecimento nas organizações da economia social, concluindo-se, com base na experiências apenas destas 20, que a partilha de conhecimento depende da confiança e que não se deve assumir a existência de um clima de confiança por se estar numa organização da economia social; que as parcerias e as organizações de cúpula podem desempenhar um papel importante na geração e partilha de conhecimento, desde que as organizações as integrem na sua estratégia de gestão do conhecimento; que, apesar de reportarem melhorias, existe competição entre as organizações da economia social, numa visão que prejudica a partilha de conhecimento e o seu objetivo último; e que a rotatividade de colaboradores e voluntários pode ter um grande impacto na retenção do conhecimento nas organizações, mas pode ser mitigado com a implementação de processos adequados e pode também ter aspetos positivos. |
id |
RCAP_9f58bbefd2de877e0e0bdb9eaed27fd3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/23937 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Gestão do conhecimento em organizações da economia socialGestão do conhecimentoOrganizações da economia socialAtividades e processos de gestão do conhecimentoBarreiras e fatores facilitadores da gestão do conhecimentoKnowledge managementSocial economy organisationsKnowledge management activities and processesBarriers and facilitating factors of knowledge managementA gestão do conhecimento surge no setor lucrativo, onde comprovou a sua capacidade de contribuir para a eficácia empresarial e apesar das organizações da economia social a reconhecerem como uma atividade cada vez mais importante no ambiente competitivo e exigente que enfrentam, a maior parte apresenta dificuldades na sua implementação. Nesse sentido, foram realizadas 20 entrevistas a profissionais de organizações da economia social portuguesas, tendo-se analisado as atividades e os processos de gestão do conhecimento, as razões para as inadequações apontadas e retiradas conclusões sobre a gestão do conhecimento em organizações da economia social e nos seus projetos. Analisaram-se as barreiras e os fatores facilitadores da gestão do conhecimento nas organizações da economia social, concluindo-se, com base na experiências apenas destas 20, que a partilha de conhecimento depende da confiança e que não se deve assumir a existência de um clima de confiança por se estar numa organização da economia social; que as parcerias e as organizações de cúpula podem desempenhar um papel importante na geração e partilha de conhecimento, desde que as organizações as integrem na sua estratégia de gestão do conhecimento; que, apesar de reportarem melhorias, existe competição entre as organizações da economia social, numa visão que prejudica a partilha de conhecimento e o seu objetivo último; e que a rotatividade de colaboradores e voluntários pode ter um grande impacto na retenção do conhecimento nas organizações, mas pode ser mitigado com a implementação de processos adequados e pode também ter aspetos positivos.Knowledge management appears in the lucrative sector, where it has proven its ability to contribute to business efficiency and despite social economy organisations recognizing it as an increasingly important activity in the competitive and demanding environment they face, most present difficulties in its implementation. In this sense, 20 interviews were conducted with professionals from Portuguese social economy organisations, having analysed the knowledge management activities and processes, the reasons for the reported inadequacies and conclusions were drawn about knowledge management in social economy organisations and in their projects. Barriers and facilitating factors of knowledge management in social economy organisations were analysed, concluding, based on the experiences of only these 20, that knowledge sharing depends on trust and that a climate of trust should not be assumed in an social economy organisation; that partnerships and umbrella organizations can play an important role in knowledge generation and sharing, as long as organisations integrate them into their knowledge management strategy; that, despite reporting improvements, there is competition between the social economy organisations, in a perspective that undermines the sharing of knowledge and its ultimate objective; and that employee and volunteer turnover can have a major impact on knowledge retention in organisations, but it can be mitigated with the implementation of adequate processes and can also have positive aspects.2022-01-06T11:40:05Z2021-12-03T00:00:00Z2021-12-032021-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10071/23937TID:202830632porEleutério, José Pedro Ferrãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:54:22Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/23937Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:27:23.808587Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Gestão do conhecimento em organizações da economia social |
title |
Gestão do conhecimento em organizações da economia social |
spellingShingle |
Gestão do conhecimento em organizações da economia social Eleutério, José Pedro Ferrão Gestão do conhecimento Organizações da economia social Atividades e processos de gestão do conhecimento Barreiras e fatores facilitadores da gestão do conhecimento Knowledge management Social economy organisations Knowledge management activities and processes Barriers and facilitating factors of knowledge management |
title_short |
Gestão do conhecimento em organizações da economia social |
title_full |
Gestão do conhecimento em organizações da economia social |
title_fullStr |
Gestão do conhecimento em organizações da economia social |
title_full_unstemmed |
Gestão do conhecimento em organizações da economia social |
title_sort |
Gestão do conhecimento em organizações da economia social |
author |
Eleutério, José Pedro Ferrão |
author_facet |
Eleutério, José Pedro Ferrão |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Eleutério, José Pedro Ferrão |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gestão do conhecimento Organizações da economia social Atividades e processos de gestão do conhecimento Barreiras e fatores facilitadores da gestão do conhecimento Knowledge management Social economy organisations Knowledge management activities and processes Barriers and facilitating factors of knowledge management |
topic |
Gestão do conhecimento Organizações da economia social Atividades e processos de gestão do conhecimento Barreiras e fatores facilitadores da gestão do conhecimento Knowledge management Social economy organisations Knowledge management activities and processes Barriers and facilitating factors of knowledge management |
description |
A gestão do conhecimento surge no setor lucrativo, onde comprovou a sua capacidade de contribuir para a eficácia empresarial e apesar das organizações da economia social a reconhecerem como uma atividade cada vez mais importante no ambiente competitivo e exigente que enfrentam, a maior parte apresenta dificuldades na sua implementação. Nesse sentido, foram realizadas 20 entrevistas a profissionais de organizações da economia social portuguesas, tendo-se analisado as atividades e os processos de gestão do conhecimento, as razões para as inadequações apontadas e retiradas conclusões sobre a gestão do conhecimento em organizações da economia social e nos seus projetos. Analisaram-se as barreiras e os fatores facilitadores da gestão do conhecimento nas organizações da economia social, concluindo-se, com base na experiências apenas destas 20, que a partilha de conhecimento depende da confiança e que não se deve assumir a existência de um clima de confiança por se estar numa organização da economia social; que as parcerias e as organizações de cúpula podem desempenhar um papel importante na geração e partilha de conhecimento, desde que as organizações as integrem na sua estratégia de gestão do conhecimento; que, apesar de reportarem melhorias, existe competição entre as organizações da economia social, numa visão que prejudica a partilha de conhecimento e o seu objetivo último; e que a rotatividade de colaboradores e voluntários pode ter um grande impacto na retenção do conhecimento nas organizações, mas pode ser mitigado com a implementação de processos adequados e pode também ter aspetos positivos. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-12-03T00:00:00Z 2021-12-03 2021-07 2022-01-06T11:40:05Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10071/23937 TID:202830632 |
url |
http://hdl.handle.net/10071/23937 |
identifier_str_mv |
TID:202830632 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134836971012096 |