Autoeficácia e outras questões psicossociais : como se sentem os adolescentes portugueses

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Anabela
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Simões, Maria Celeste Rocha, Lebre, Paula, Matos, Margarida Gaspar de, 1956-
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11067/4936
https://doi.org/10.34628/yqc6-c910
Resumo: Revista de Psicologia da Criança e do Adolescente. - ISSN 1647-4120. - V. 10, n. 1 (Janeiro-Dezembro 2019). - p. 51-61.
id RCAP_9f6c576dee84b8e84e4b9a17f21be83b
oai_identifier_str oai:repositorio.ulusiada.pt:11067/4936
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Autoeficácia e outras questões psicossociais : como se sentem os adolescentes portuguesesRendimento escolarAuto-eficáciaAmbiente escolarRevista de Psicologia da Criança e do Adolescente. - ISSN 1647-4120. - V. 10, n. 1 (Janeiro-Dezembro 2019). - p. 51-61.O objetivo do estudo foi analisar o nível de autoeficácia, variáveis relacionadas com o envolvimento escolar e a satisfação com a vida dos adolescentes portugueses. Participaram neste estudo 5695 alunos dos 8º, 10º e 12º anos de escolaridade, participantes do estudo HBSC 2018, com uma média de idades de 15.5 anos (DP=1.8), 53.9% do género feminino. Os participantes preencheram um subescala de autoeficácia, responderam a um conjunto de questões relacionadas com o envolvimento escolar e satisfação com a vida. Os rapazes apresentam valores superiores em termos de autoeficácia e satisfação com a vida, contudo, valores superiores de pressão parental para ter boas notas e menor satisfação com a escola foram observados. Tanto rapazes como meninas se percecionam como tendo pouco sucesso na escola e não se observam diferenças ao longo dos anos de escolaridade. Os alunos do 12º são aqueles que reportam mais pressão com os trabalhos de casa, maior pressão com a avaliação e mais matéria, embora sejam os alunos do 8º os que sentem as matérias como mais difíceis e mais pressão dos pais. A satisfação com a escola e com a vida também diminui ao longo dos anos. Os resultados obtidos salientam as relações entre autoeficácia, envolvimento escolar e satisfação com a vida, evidenciando áreas de intervenção chave para uma educação de qualidade. Os adolescentes portugueses apresentam, de um modo geral, bons níveis de satisfação com a vida. No entanto, o sucesso escolar percebido e a satisfação com a escola apresentam valores reduzidos. Destaca-se a importância de programas de aprendizagem sociemocional que promovam a autoeficácia, estratégias para regulação de ansiedade face às dificuldades sentidas na escola.The goal of this study was to analyze the level of self-efficacy, school engagement related variables and life satisfaction of Portuguese adolescents. A total of 5695 adolescents attending the 8th, 9th and 12th years of schooling enrolled in the HBSC 2018 study. with a mean age of 15.5 years old (SD = 1.8), 53.9% female. Participants completed a self-efficacy subscale and answered a range of issues related to school engagement and life satisfaction. Boys presented higher values in terms of self-efficacy and life satisfaction, however, higher values of parental pressure to have good grades and lower school satisfaction were observed. Both boys and girls are perceived as having little success in school and no differences are observed over the school years. Students in 12th grade are those who report more pressure with homework, more pressure with assessment and more subject amount of information to learn, although it is the 8th graders who feel more difficulty in school subjects and more pressure from parents. Life and school satisfaction also decline over the school years. The results obtained highlight the relationships between self-efficacy, school engagement and achievement and life satisfaction, pointing out key intervention areas for quality education. Portuguese adolescents present, in general, good levels of life satisfaction. However, the perceived school achievement and school satisfaction had reduced values. This study emphasizes the importance of socioemotional learning programs that can promote self-efficacy, emotional regulation strategies for dealing with anxiety in the face of the difficulties experienced in school.2020-01-21T12:34:59Z2020-01-212019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11067/4936http://hdl.handle.net/11067/4936https://doi.org/10.34628/yqc6-c910porSantos, Anabela [et al.] (2019) - Autoeficácia e outras questões psicossociais : como se sentem os adolescentes portugueses. Revista de Psicologia da Criança e do Adolescente. ISSN 1647-4120. 10:1 (Janeiro-Dezembro 2019) 51-61.Autoeficácia e outras questões psicossociais : como se sentem os adolescentes portuguesesSantos, AnabelaSimões, Maria Celeste RochaLebre, PaulaMatos, Margarida Gaspar dehttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessSantos, AnabelaSimões, Maria Celeste RochaLebre, PaulaMatos, Margarida Gaspar de, 1956-reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-06-20T01:53:43Zoai:repositorio.ulusiada.pt:11067/4936Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-06-20T01:53:43Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Autoeficácia e outras questões psicossociais : como se sentem os adolescentes portugueses
title Autoeficácia e outras questões psicossociais : como se sentem os adolescentes portugueses
spellingShingle Autoeficácia e outras questões psicossociais : como se sentem os adolescentes portugueses
Santos, Anabela
Rendimento escolar
Auto-eficácia
Ambiente escolar
title_short Autoeficácia e outras questões psicossociais : como se sentem os adolescentes portugueses
title_full Autoeficácia e outras questões psicossociais : como se sentem os adolescentes portugueses
title_fullStr Autoeficácia e outras questões psicossociais : como se sentem os adolescentes portugueses
title_full_unstemmed Autoeficácia e outras questões psicossociais : como se sentem os adolescentes portugueses
title_sort Autoeficácia e outras questões psicossociais : como se sentem os adolescentes portugueses
author Santos, Anabela
author_facet Santos, Anabela
Simões, Maria Celeste Rocha
Lebre, Paula
Matos, Margarida Gaspar de, 1956-
author_role author
author2 Simões, Maria Celeste Rocha
Lebre, Paula
Matos, Margarida Gaspar de, 1956-
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Anabela
Simões, Maria Celeste Rocha
Lebre, Paula
Matos, Margarida Gaspar de, 1956-
dc.subject.por.fl_str_mv Rendimento escolar
Auto-eficácia
Ambiente escolar
topic Rendimento escolar
Auto-eficácia
Ambiente escolar
description Revista de Psicologia da Criança e do Adolescente. - ISSN 1647-4120. - V. 10, n. 1 (Janeiro-Dezembro 2019). - p. 51-61.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-01-01T00:00:00Z
2020-01-21T12:34:59Z
2020-01-21
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11067/4936
http://hdl.handle.net/11067/4936
https://doi.org/10.34628/yqc6-c910
url http://hdl.handle.net/11067/4936
https://doi.org/10.34628/yqc6-c910
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Santos, Anabela [et al.] (2019) - Autoeficácia e outras questões psicossociais : como se sentem os adolescentes portugueses. Revista de Psicologia da Criança e do Adolescente. ISSN 1647-4120. 10:1 (Janeiro-Dezembro 2019) 51-61.
Autoeficácia e outras questões psicossociais : como se sentem os adolescentes portugueses
Santos, Anabela
Simões, Maria Celeste Rocha
Lebre, Paula
Matos, Margarida Gaspar de
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv mluisa.alvim@gmail.com
_version_ 1817546102614786048