O feio na publicidade automóvel

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Abreu, Pedro José Vieira
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1822/84420
Resumo: Dissertação de mestrado em Comunicação, Arte e Cultura
id RCAP_9f75a074b4caa2590bef994cf5027487
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/84420
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O feio na publicidade automóvelThe ugly in car advertisingFeioMarcaPublicidade automóvelTelevisãoUglyBrandCar publicityTelevisionCiências Sociais::SociologiaDissertação de mestrado em Comunicação, Arte e CulturaHá já algumas décadas que o “feio” se intensificou no mundo da publicidade. A sua introdução na publicidade fez com que os dogmas, até então estabelecidos, ficassem abalados. A visualização do belo, enquanto norma de publicidade, que aspirava ao sucesso comercial, deixou de ser a norma. O critério do sucesso infinito na publicidade veio a ser alterado. A mudança de paradigma, que se verifica nos argumentos de venda na publicidade, explica-se por razões de ordem económica, mas também de ordem histórica e cultural. Se o “feio”, que se reveste de múltiplas formas, conseguiu penetrar na publicidade, é porque essas formas representam arquétipos, grandes imagens originárias que existem no inconsciente coletivo e que tanto se manifestam nos sonhos e nos contos como na literatura e na arte. Hoje em dia, são simultaneamente os meios de comunicação tradicionais, à semelhança da televisão, e os chamados média interativos que veiculam essas imagens arquetípicas de que se nutre a publicidade e, mais especificamente, a publicidade automóvel. Mesmo que o advento das novas tecnologias tenha suscitado formatos comunicativos mais apelativos, é sobre a publicidade televisiva que o nosso trabalho incide. Esta continua a ser representativa e significativa, influente e cativante. Analisámos assim, uma série de publicidades televisivas que encenam o “feio” para valorizar as mais variadas marcas automóveis. Precisamente, as marcas são preponderantes na publicidade, não só pelo produto em si, mas também pelo que representam para os consumidores em termos de estatuto social. É pelo intermédio do bom uso do “feio” na publicidade que uma marca se torna, simultaneamente, uma fonte de identificação dos indivíduos ao produto vendido e de distinção destes em relação aos demais. A atração coaduna-se assim, com a repulsa, tal como o “belo” com o “feio”. A pós-modernidade é, deste modo, a era da interdependência e até da coincidência dos opostos.A few decades ago, ugliness has insinuated itself into the world of advertising. Its introduction into advertising has shaken up by the established dogmas. The conception of beauty as the norm for advertisements has aspired to commercial success by distilling moments of happiness that left to be no longer the norm. The principle of infinite success in advertising came to be changed. The changing of paradigm in sales arguments as well as in advertising are explained by economic reasons, but also by historical and cultural causes. If ugliness can be assumed in many forms, fact that has been able to penetrate advertising, it is because these forms represent archetypes, great original images that exist in the collective unconscious, that are manifested in dreams and storytelling’s as well as in literature and art. Nowadays, it is both traditional media, like television, and the so-called interactive media that convey these archetypal images on which advertising, and more specifically car advertising, feeds. Even if the advent of new technologies has brought more appealing communicative formats, it is on television advertising that our work focuses. This continues to be representative and significant, influential and captivating. We analysed a series of television advertisements that stage the ugly to value in the most wide-ranging car brands. Precisely, brands are preponderant in advertising, not only for the product itself, but also for what they represent for consumers in terms of social status. It is through the good use of ugliness in advertising that a brand becomes simultaneously a source of identification of individuals with the product sold and by its distinction in relation to others. Attraction combines with repulsion, like beauty with ugliness. Consequently postmodernity is the era of interdependence and even of the coincidence of opposites.Rabot, Jean-MartinUniversidade do MinhoAbreu, Pedro José Vieira2023-03-112023-03-11T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/84420por203282566info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:01:49Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/84420Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:51:48.056395Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O feio na publicidade automóvel
The ugly in car advertising
title O feio na publicidade automóvel
spellingShingle O feio na publicidade automóvel
Abreu, Pedro José Vieira
Feio
Marca
Publicidade automóvel
Televisão
Ugly
Brand
Car publicity
Television
Ciências Sociais::Sociologia
title_short O feio na publicidade automóvel
title_full O feio na publicidade automóvel
title_fullStr O feio na publicidade automóvel
title_full_unstemmed O feio na publicidade automóvel
title_sort O feio na publicidade automóvel
author Abreu, Pedro José Vieira
author_facet Abreu, Pedro José Vieira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rabot, Jean-Martin
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Abreu, Pedro José Vieira
dc.subject.por.fl_str_mv Feio
Marca
Publicidade automóvel
Televisão
Ugly
Brand
Car publicity
Television
Ciências Sociais::Sociologia
topic Feio
Marca
Publicidade automóvel
Televisão
Ugly
Brand
Car publicity
Television
Ciências Sociais::Sociologia
description Dissertação de mestrado em Comunicação, Arte e Cultura
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-03-11
2023-03-11T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1822/84420
url https://hdl.handle.net/1822/84420
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 203282566
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132291505586176