A aprendizagem da trigonometria no 9º ano de escolaridade através da diversidade de tarefas
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/39735 |
Resumo: | Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Matemática, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2019 |
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A aprendizagem da trigonometria no 9º ano de escolaridade através da diversidade de tarefasTarefasTrigonometriaAprendizagemEnsino básico (3º Ciclo)Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2019Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Matemática, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2019Este relatório resulta da minha intervenção numa turma de 9.º ano de escolaridade do Colégio Militar, no 2.º período do ano letivo 2018/2019, com a lecionação de 11 aulas num total de 23 tempos de 45 minutos. Nesse contexto, realizei um estudo em que procurei compreender as aprendizagens que os alunos realizaram no tema Trigonometria, a partir da resolução de tarefas diversificadas. Para desenvolver este estudo, utilizei dois métodos de recolha de dados: a observação participante, onde recorri às notas de campo e à gravação vídeo das aulas; e à recolha documental das resoluções escritas dos alunos das diversas tarefas propostas. Considerando a problemática definida e a turma em causa, optei por uma abordagem de ensino exploratório, onde as aulas estiveram centradas, essencialmente, na atividade dos alunos, sendo também promovidas discussões coletivas, através da proposta de tarefas de natureza exploratória, onde também foi utilizado o Geogebra. Procurei, na minha intervenção, uma diversificação das propostas de trabalho ao longo das aulas, tendo sido apresentados, para além das tarefas de exploração, exercícios, problemas e demonstrações. O reconhecimento da definição das razões trigonométricas ou ainda a relação entre estas, segundo os resultados do estudo, foram os tópicos onde os alunos evidenciaram mais sucesso. O Geogebra mostrou-se útil na compreensão da invariância nas razões trigonométricas. Já a relação entre o seno e cosseno de ângulos complementares, o reconhecimento dos valores exatos de ângulos de referência e do intervalo de variação das razões trigonométricas foram tópicos menos bem conseguidos. Atividades como a resolução de problemas não representam uma dificuldade para os alunos, no entanto, o mesmo não acontece com a demonstração. A manipulação do cálculo algébrico e numérico, foram dificuldades transversais a qualquer tarefa. A diversidade de tarefas mostra-se como uma mais-valia na lecionação da Matemática, dados os resultados que se observaram.This report results from my intervention in a Colégio Militar’s 9th-grade class, in the 2nd trimester of the school year 2018/2019, with the teaching of 11 classes souwith a total of 23 times of 45minutes. In this context, I carried out a study in which I tried to understand the student’s learning in Trigonometry, from the resolution of diversified tasks. The study was developed using two methods of data collection: participant observation, supported by field notes and video recording of classes; and documentary collection of the student’s written resolutions of the various tasks proposed. Given the defined problem and the considered class, an exploratory teaching approach was chosen, centralizing the classes in the student activity, promoting group discussions through performing several types of tasks (exploration tasks, exercises, problems, and demonstrations), using the aid of GeoGebra. In my speech, I sought diversification of the work proposals throughout the classes, presenting, in addition to the exploration tasks, exercises, problems, and demonstrations. Recognition of the definition of trigonometric ratios or the relation between them, according to the results of the study, were the topics in which the students showed more success. GeoGebra has proved to be useful for understanding the invariance in trigonometric ratios. The relation between the sine and cosine of complementary angles, the recognition of exact values of notable angles, and the range of variation of trigonometric ratios were less successful topics. Activities such as problem-solving do not pose a difficulty for students; however, the same does not happen with demonstrations. Manipulation of algebraic and numerical calculus were crosswise difficulties to any task. The results showed that the tasks’diversity is an added value in the teaching of Mathematics.Oliveira, Hélia Margarida Aparício Pintão de, 1965-Coelho, Maria da Purificação, 1960-Repositório da Universidade de LisboaFerrage, Débora Tomé2019-10-08T14:38:30Z20192019-06-182019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/39735TID:202300293porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:38:40Zoai:repositorio.ul.pt:10451/39735Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:53:34.102914Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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