As estratégias e as dificuldades dos alunos do 7º ano de escolaridade na resolução de tarefas que envolvam equações do 1º grau
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/36347 |
Resumo: | Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Matemática, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2018 |
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As estratégias e as dificuldades dos alunos do 7º ano de escolaridade na resolução de tarefas que envolvam equações do 1º grauÁlgebraEquaçõesTarefasDificuldades escolaresEnsino básico (3º Ciclo)Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2018Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Matemática, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2018No âmbito da Unidade Curricular de Iniciação à Prática Profissional IV, do Mestrado em Ensino da Matemática, tornou-se pertinente o desenvolvimento da temática “As estratégias e as dificuldades dos alunos do 7.º ano de escolaridade na resolução de tarefas que envolvam equações do 1.º grau”. A Matemática estudada no 7.º ano de escolaridade engloba vários domínios, sendo este o ano em que os alunos dão um dos maiores e mais complicados passos nas suas aprendizagens nesta disciplina. Com a introdução da Álgebra e da sua linguagem simbólica, através das equações, esta temática é considerada por muitos alunos como uma das mais complexas, o que pode dificultar as suas aprendizagens. As aulas da minha intervenção letiva decorreram ao longo de cerca de um mês, contemplando a interrupção letiva da Páscoa. Ao longo das aulas fui propondo a realização de várias tarefas a pares de carater problemático, de forma a permitir que os alunos trabalhassem os seus conhecimentos algébricos, tornando-os mais significativos e duradouros através do debate de ideias e resoluções com os seus colegas, ao mesmo tempo que procurava realçar a relação existente entre todos os domínios da Matemática. A intervenção letiva integrou uma componente de estudo de cariz investigativo tendo como objetivo compreender como os alunos lidam com tarefas que envolvam equações, utilizando como questões orientadoras: que procedimentos os alunos utilizam na resolução das tarefas que envolvem equações, e que dificuldades os alunos revelam na resolução das tarefas sobre equações. Os resultados obtidos mostram que muitas das dificuldades que os alunos manifestaram vão ao encontro do esperado, sendo as dificuldades na tradução algébrica e na definição da incógnita as que mais sobressaíram. Relativamente às estratégias utilizadas na resolução de questões problemáticas, é de destacar a utilização dos princípios de equivalência por parte dos alunos, assim como a verificação dos resultados.Within the scope of the Curricular Unit, Iniciação à Prática Profissional IV, of the Master's in Mathematics Teaching, the development of the theme "The strategies and difficulties of 7th grade students in solving of tasks involving 1st degree equations". Maths studied in the 7th grade includes several domains, with this being the year in which students give one of the largest and most complex steps in their learning in this subject. With the introduction of Algebra and its symbolic language, through equations, this theme is considered by many students as one of the most intricate, which may hinder their learning. The classes regarding my intervention took place over one month, which included the Easter break holiday. Throughout the classes, I strived to perform several tasks in pairs of problematic character, in order to allow students to work their algebraic knowledge, making it more meaningful and lasting through the debate of ideas and resolutions with their classmates, trying, at the same time, to highlight the relationship between all of Maths domains. The intervention included a research component with the objective of understanding how students deal with tasks involving equations, using as guiding questions: which strategies students use in solving tasks involving equations, and which difficulties students reveal in solving tasks with equations. The results show that many of the difficulties the students expressed are in line with what was expected, being that difficulties with algebraic translation and in defining of the unknown being the most prominent. Regarding the strategies used to solve problematic questions, it is important to highlight the use of the equivalence principles by the students, as well as the assessment of the results.Guimarães, Henrique Manuel, 1951-2022Freitas, Pedro Jorge, 1970-Repositório da Universidade de LisboaMateus, Pedro Miguel Paulino2019-01-10T16:37:40Z20182018-06-152018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/36347TID:202193411porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-11-20T17:46:49Zoai:repositorio.ul.pt:10451/36347Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-11-20T17:46:49Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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