Estudo em grupo para contrabaixo na área do jazz

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Minnemann, Carl Friedrich Serrano
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/21873
Resumo: O presente trabalho procura averiguar o desenvolvimento de competências individuais e coletivas em diversas vertentes em formato de aulas de conjunto de contrabaixo na área do jazz. Foram analisadas obras de autores fundamentais para o estudo do contrabaixo na área do jazz como Ed Friedland, Jim Stinnet e Mick Richmond, para a fundamentação teórica do projeto, assim como autores da área da improvisação no jazz, tais como Hal Crook e Mark Levine. Posteriormente foram criados estudos a diversas vozes, utilizando conceitos desses mesmos autores, procurando garantir a sua aplicação, ainda que implementada a várias vozes. Foram desenvolvidos questionários direcionados aos alunos participantes e também a professores da área do jazz, com o intuito de validar o projeto educativo e assim poder propor a professores e alunos uma nova ferramenta pedagógica para o desenvolvimento técnico-musical do estudante de contrabaixo na área do jazz.
id RCAP_870bf9da0aad84ac8ad1d1fbbbdacb6e
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/21873
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Estudo em grupo para contrabaixo na área do jazzEnsino de músicaJazz - Ensino da músicaContrabaixoImprovisação (Música)O presente trabalho procura averiguar o desenvolvimento de competências individuais e coletivas em diversas vertentes em formato de aulas de conjunto de contrabaixo na área do jazz. Foram analisadas obras de autores fundamentais para o estudo do contrabaixo na área do jazz como Ed Friedland, Jim Stinnet e Mick Richmond, para a fundamentação teórica do projeto, assim como autores da área da improvisação no jazz, tais como Hal Crook e Mark Levine. Posteriormente foram criados estudos a diversas vozes, utilizando conceitos desses mesmos autores, procurando garantir a sua aplicação, ainda que implementada a várias vozes. Foram desenvolvidos questionários direcionados aos alunos participantes e também a professores da área do jazz, com o intuito de validar o projeto educativo e assim poder propor a professores e alunos uma nova ferramenta pedagógica para o desenvolvimento técnico-musical do estudante de contrabaixo na área do jazz.The aim of this dissertation is to investigate the development of individual and collective skills in double bass group classes in the area of jazz, throughout different angles. Works of fundamental authors in the area of the double bass in jazz like Ed Friedland, Jim Stinnet and Mick Richmond where analyzed and followed as theoretical fundamentals, as well as authors in the area of jazz improvisation such as Hal Crook or Mark Levine. Furthermore, studies implying different voices where developed where these fundamentals where applied, although to various voices. Surveys where created to be answered by the participant students and also by teachers in the area of jazz, in order to validate the project, making it possible to be used by teachers and students as an educational tool for the development of technical and musical skills of the jazz double bass student.Universidade de Aveiro2018-01-25T17:47:00Z2016-10-27T00:00:00Z2016-10-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/21873TID:201934140porMinnemann, Carl Friedrich Serranoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:42:55Zoai:ria.ua.pt:10773/21873Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:56:11.967536Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Estudo em grupo para contrabaixo na área do jazz
title Estudo em grupo para contrabaixo na área do jazz
spellingShingle Estudo em grupo para contrabaixo na área do jazz
Minnemann, Carl Friedrich Serrano
Ensino de música
Jazz - Ensino da música
Contrabaixo
Improvisação (Música)
title_short Estudo em grupo para contrabaixo na área do jazz
title_full Estudo em grupo para contrabaixo na área do jazz
title_fullStr Estudo em grupo para contrabaixo na área do jazz
title_full_unstemmed Estudo em grupo para contrabaixo na área do jazz
title_sort Estudo em grupo para contrabaixo na área do jazz
author Minnemann, Carl Friedrich Serrano
author_facet Minnemann, Carl Friedrich Serrano
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Minnemann, Carl Friedrich Serrano
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de música
Jazz - Ensino da música
Contrabaixo
Improvisação (Música)
topic Ensino de música
Jazz - Ensino da música
Contrabaixo
Improvisação (Música)
description O presente trabalho procura averiguar o desenvolvimento de competências individuais e coletivas em diversas vertentes em formato de aulas de conjunto de contrabaixo na área do jazz. Foram analisadas obras de autores fundamentais para o estudo do contrabaixo na área do jazz como Ed Friedland, Jim Stinnet e Mick Richmond, para a fundamentação teórica do projeto, assim como autores da área da improvisação no jazz, tais como Hal Crook e Mark Levine. Posteriormente foram criados estudos a diversas vozes, utilizando conceitos desses mesmos autores, procurando garantir a sua aplicação, ainda que implementada a várias vozes. Foram desenvolvidos questionários direcionados aos alunos participantes e também a professores da área do jazz, com o intuito de validar o projeto educativo e assim poder propor a professores e alunos uma nova ferramenta pedagógica para o desenvolvimento técnico-musical do estudante de contrabaixo na área do jazz.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-10-27T00:00:00Z
2016-10-27
2018-01-25T17:47:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/21873
TID:201934140
url http://hdl.handle.net/10773/21873
identifier_str_mv TID:201934140
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137616150396928