Análise e melhoria do funcionamento do setor de produção numa indústria de marroquinaria de luxo
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/21067 |
Resumo: | Atualmente, com a crescente exigência que as organizações enfrentam, devido à notória globalização dos mercados e à alteração dos padrões de consumo, aliados ao crescimento da preocupação ambiental, emergiram novos critérios competitivos. Desta forma, as empresas foram forçadas a modificar as suas abordagens de gestão e a focarem-se na melhoria dos seus processos. A particularidade associada ao mercado de bens de luxo é a procura pela perfeição, existindo um foco incessante na qualidade dos produtos. Verifica-se que cada vez mais empresas têm vindo a recorrer a filosofias de ProblemSolving com o objetivo de melhorar a qualidade dos seus processos e produtos, sendo a metodologia Six Sigma um exemplo. Com base no Lean Manufacturing, o Six Sigma é uma técnica de abordagem estatística que tem como objetivo minimizar as variações dos processos e aumentar a qualidade dos produtos. O caso de estudo, desenvolvido em ambiente industrial, na ATEPELI – Ateliers de Portugal, empresa inserida no grupo Moët Hennessy Louis Vuitton (LVMH), apresenta como objetivo principal a redução da área ocupada em armazém por Filtros, utilizados nos processos de coloração e colagem. Através da aplicação da metodologia Six Sigma, bem como com a adoção de novas estratégias de utilização dos Filtros nas operações de colagem, foi possível a resolução eficiente do problema, a obtenção de resultados financeiros positivos para a empresa, e ainda, contribuir para um futuro mais sustentável da organização. Após a implementação de todas as sugestões de melhoria, prevê-se uma poupança anual que pode atingir os 105 207 € e um aumento de 77,73% de área útil em armazém. Por conseguinte, o impacto ambiental da organização foi atenuado, com uma redução na quantidade de resíduos enviados para aterro em 88,72%. |
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Análise e melhoria do funcionamento do setor de produção numa indústria de marroquinaria de luxoMarroquinaria de LuxoSix SigmaDMAICLean ManufacturingLean GreenLuxury Leather GoodsAtualmente, com a crescente exigência que as organizações enfrentam, devido à notória globalização dos mercados e à alteração dos padrões de consumo, aliados ao crescimento da preocupação ambiental, emergiram novos critérios competitivos. Desta forma, as empresas foram forçadas a modificar as suas abordagens de gestão e a focarem-se na melhoria dos seus processos. A particularidade associada ao mercado de bens de luxo é a procura pela perfeição, existindo um foco incessante na qualidade dos produtos. Verifica-se que cada vez mais empresas têm vindo a recorrer a filosofias de ProblemSolving com o objetivo de melhorar a qualidade dos seus processos e produtos, sendo a metodologia Six Sigma um exemplo. Com base no Lean Manufacturing, o Six Sigma é uma técnica de abordagem estatística que tem como objetivo minimizar as variações dos processos e aumentar a qualidade dos produtos. O caso de estudo, desenvolvido em ambiente industrial, na ATEPELI – Ateliers de Portugal, empresa inserida no grupo Moët Hennessy Louis Vuitton (LVMH), apresenta como objetivo principal a redução da área ocupada em armazém por Filtros, utilizados nos processos de coloração e colagem. Através da aplicação da metodologia Six Sigma, bem como com a adoção de novas estratégias de utilização dos Filtros nas operações de colagem, foi possível a resolução eficiente do problema, a obtenção de resultados financeiros positivos para a empresa, e ainda, contribuir para um futuro mais sustentável da organização. Após a implementação de todas as sugestões de melhoria, prevê-se uma poupança anual que pode atingir os 105 207 € e um aumento de 77,73% de área útil em armazém. Por conseguinte, o impacto ambiental da organização foi atenuado, com uma redução na quantidade de resíduos enviados para aterro em 88,72%.Currently, with the increasing demands faced by organizations due to the notorious globalization of markets and the change in consumption patterns, combined with the growth of environmental concern, new competitive criteria have emerged. In this way, companies were forced to modify their management approaches and focus on improving their processes. The particularity associated with the luxury goods market is the search for perfection, with an incessant focus on product quality. More and more companies are turning to Problem-Solving philosophies to improve the quality of their processes and products, with the Six Sigma methodology being an example. Based on Lean Manufacturing, Six Sigma is a statistical approach technique that aims to minimize process variations and increase product quality. The case study, developed in an industrial environment, in ATEPELI - Ateliers de Portugal, company inserted in the Moët Hennessy Louis Vuitton (LVMH) company, presents as objective the reduction of the area occupied in warehouse by Filters used in the coloring and gluing processes. Through the application of the Six Sigma methodology and with the adoption of new strategies for the use of Filters in the gluing operations, it was possible to efficiently solve the problem, obtain positive financial results for the company and contribute to a more sustainable future for the organization. After the implementation of all improvement suggestions, it is expected an annual saving of up to 105 207, as well as a 77,73% increase in useful warehouse area. Consequently, the environmental impact of the organization was mitigated, with a reduction in the amount of waste sent to landfill of 88,72%.Ferreira, Luís Carlos Ramos Nunes PintoRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoMonteiro, Joana Alexandra Torres2022-11-24T12:40:48Z20222022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/21067TID:203086651porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T13:16:53Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/21067Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:41:09.398090Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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