Contributos para a construção de um referencial de avaliação dos apoios educativos: estudo exploratório no 1.º Ciclo do Ensino Básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Marta Sofia Pinto
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11328/162
Resumo: Este trabalho de investigação intitulado “Contributos para a construção de um referencial de avaliação dos Apoios Educativos (AE): estudo exploratório no 1.º Ciclo do Ensino Básico” surge no âmbito do Mestrado em Administração e Planificação da Educação da Universidade Portucalense do Porto. Ao longo deste trabalho de investigação, num estudo de caso, propusemo-nos reflectir sobre os AE do 1.º ciclo do ensino básico (CEB) de um agrupamento de Escolas (Agrupamento Alfa), construindo, para tal, um referencial avaliativo fundamentado nas características do agrupamento e nos normativos legais. Com o delinear do mesmo pretendeu-se criar um instrumento capaz de avaliar de forma participativa e cooperativa a planificação e implementação dos AE. O referencial aqui proposto procura explorar a visão de diferentes agentes educativos sobre uma panóplia alargada de parâmetros que formam o todo que são os AE, sem descurar os normativos legais que os regem em primeira instância e as indicações dadas pela Inspecção Geral da Educação (IGE) no âmbito da avaliação externa. Para a validação do referencial recorremos a instrumentos (questionários e entrevistas) construídos para o efeito e que são parte integrante do mesmo. Através destes foi-nos possível recolher informações detalhadas relativamente a parâmetros da planificação e implementação dos AE que, no fim, nos permitiram identificar aspectos positivos e aspectos a melhorar, bem como propôr acções de melhoria para cada um dos domínios referenciados. Este estudo além dos contributos que dá para o processo de auto-avaliação e em específico para os AE do 1.º ciclo do Agrupamento Alfa, propõe ainda, um alargado leque de possibilidades investigativas para um futuro próximo. This research paper entitled "Building a framework for assessing educational support: an exploratory study in 1.st Cycle of a School Cluster " has its origin in the Masters of Education Management and Planning from Portucalense University at Porto. During this research, on a case study, we decided to reflect on educational support of 1.st cycle from a school cluster (Alfa Cluster), preparing for such a assessment based on the characteristics of Cluster and legal norms. With the outline of this framework was intended to create an instrument capable of assessing in a participatory and collaborative way the planning and implementation of educational support. The proposed framework is exploring the educational vision of various agents on a wide range of parameters which form the whole that are the educational support, without neglect the legal norms that govern them in the first instance and the indications given by the IGE (Education General Inspection) to the external evaluation. To validate this framework we appeal to instruments (questionnaires and interviews), built for that purpose, and that are an integral part of the same. Through it we were able to collect detailed information on the parameters of the planning and implementation of educational support that in the end allowed us to identify strengths, areas for improvement and propose improvement actions for each of the areas outlined. This study beyond the contribution it makes to the process of self-assessment and in particular for the educational support of 1.st cycle of Alfa Cluster, also proposes to a broad range of investigative possibilities for the near future.
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O referencial aqui proposto procura explorar a visão de diferentes agentes educativos sobre uma panóplia alargada de parâmetros que formam o todo que são os AE, sem descurar os normativos legais que os regem em primeira instância e as indicações dadas pela Inspecção Geral da Educação (IGE) no âmbito da avaliação externa. Para a validação do referencial recorremos a instrumentos (questionários e entrevistas) construídos para o efeito e que são parte integrante do mesmo. Através destes foi-nos possível recolher informações detalhadas relativamente a parâmetros da planificação e implementação dos AE que, no fim, nos permitiram identificar aspectos positivos e aspectos a melhorar, bem como propôr acções de melhoria para cada um dos domínios referenciados. Este estudo além dos contributos que dá para o processo de auto-avaliação e em específico para os AE do 1.º ciclo do Agrupamento Alfa, propõe ainda, um alargado leque de possibilidades investigativas para um futuro próximo. This research paper entitled "Building a framework for assessing educational support: an exploratory study in 1.st Cycle of a School Cluster " has its origin in the Masters of Education Management and Planning from Portucalense University at Porto. During this research, on a case study, we decided to reflect on educational support of 1.st cycle from a school cluster (Alfa Cluster), preparing for such a assessment based on the characteristics of Cluster and legal norms. With the outline of this framework was intended to create an instrument capable of assessing in a participatory and collaborative way the planning and implementation of educational support. The proposed framework is exploring the educational vision of various agents on a wide range of parameters which form the whole that are the educational support, without neglect the legal norms that govern them in the first instance and the indications given by the IGE (Education General Inspection) to the external evaluation. To validate this framework we appeal to instruments (questionnaires and interviews), built for that purpose, and that are an integral part of the same. Through it we were able to collect detailed information on the parameters of the planning and implementation of educational support that in the end allowed us to identify strengths, areas for improvement and propose improvement actions for each of the areas outlined. This study beyond the contribution it makes to the process of self-assessment and in particular for the educational support of 1.st cycle of Alfa Cluster, also proposes to a broad range of investigative possibilities for the near future.Orientação: Professor Doutor Eusébio André Machado2013-08-14T18:00:29Z2012-05-16T15:55:13Z2012-05-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfMartins, M. S. P. (2011). 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Repositório Institucional UPT. http://hdl.handle.net/11328/162http://hdl.handle.net/11328/162porMartins, Marta Sofia Pintoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T02:01:35Zoai:repositorio.upt.pt:11328/162Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:38:23.788357Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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