Referencial profissional e educativo no currículo da formação inicial de professores para a Educação Básica
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/49384 |
Resumo: | Tendo em consideração a necessidade de reforçar a congruência teórico-prática entre o modelo de formação de professores e o modelo de educação, pretende-se neste texto tecer considerações sobre a necessidade do alinhamento de um referencial formativo integrado. Por analogia com esse referencial, pondera-se do mesmo modo as características e um referencial educativo integrado, exigido pelas sociedades atuais. Em face das considerações anteriores, conclui-se o texto com a discussão de alguns contributos sobre as implicações nos currículos de formação inicial de professores da educação básica. |
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Referencial profissional e educativo no currículo da formação inicial de professores para a Educação BásicaProfessional and educational referential in the initial teacher-training curriculum for Basic EducationReferencial formativo integradoReferencial educativo integradoformação inicial de professoresPracticumEducação básicaCiências Sociais::Ciências da EducaçãoTendo em consideração a necessidade de reforçar a congruência teórico-prática entre o modelo de formação de professores e o modelo de educação, pretende-se neste texto tecer considerações sobre a necessidade do alinhamento de um referencial formativo integrado. Por analogia com esse referencial, pondera-se do mesmo modo as características e um referencial educativo integrado, exigido pelas sociedades atuais. Em face das considerações anteriores, conclui-se o texto com a discussão de alguns contributos sobre as implicações nos currículos de formação inicial de professores da educação básica.Taking into account the need to reinforce the theoretical-practical congruence between the teacher-training model and the education model, this text intends to make considerations about the need to align an integrated training framework. By analogy with this referential, are likewise considered the characteristics of an integrated educational framework, demanded by the present societies. In the light of the foregoing considerations, the text concludes with the discussion of some contributions on the implications in the curricula of initial teacher-training in basic education.CIEC - Centro de Investigação em Estudos da Criança, IE, UMinho (UI 317 da FCT), Portugal. Fundos Nacionais através da FCT (Fundação para a Ciência e a Tecnologia) e cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do COMPETE 2020 – Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (POCI) com a referência POCI-01-0145-FEDER-007562info:eu-repo/semantics/publishedVersionUniversidade do MinhoSilva, Carlos Manuel Ribeiro da2017-122017-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/49384por10.17979/reipe.2017.0.06.2713https://doi.org/10.17979/reipe.2017.0.06info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:47:54Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/49384Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:46:02.129223Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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