Avaliação da aptidão física e composição corporal segundo o género em alunos do 10º ano

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Michael
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/25264
Resumo: Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário
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spelling Avaliação da aptidão física e composição corporal segundo o género em alunos do 10º anoEducação físicaAptidão físicaComposição corporalSaúdePhysical educationPhysical fitnessBody compositionHealth796Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e SecundárioEste relatório tem como objetivo descrever o meu processo de formação individual, que foi delineado segundo o desenvolvimento dos conhecimentos e competências profissionais, bem como da reflexão durante o ano de estágio curricular como Professor de Educação Física. Este relatório aborda o enquadramento contextual, a intervenção pedagógica no processo de ensino-aprendizagem, a participação na escola e a relação com a comunidade educativa. A investigação desenvolvida durante o ano é parte integrante deste relatório, caraterizando a Aptidão Física e a Composição Corporal, verificando se há diferenças quanto ao género. São vários os estudos que descrevem os benefícios para a saúde de uma boa Aptidão Física. O objetivo deste estudo foi caraterizar a Aptidão Física e a Composição Corporal, e ainda verificar se existe relação entre estas variáveis. A amostra é constituída por 51 alunos, (29 rapazes e 22 alunas), com idades compreendidas entre os 14 e os 17 anos, sendo a média de idades 14,68 anos. Os resultados mostraram diferenças significativas no teste da milha (p≤0,01), 93,1% dos rapazes encontram-se na zona saudável, enquanto somente 57,1% das raparigas encontra-se nesta zona da aptidão física. Ao nível da força de braços as diferenças são estatisticamente significativas (p≤0,05). Os rapazes apresentam menores índices de força nos membros superiores com 41,4 % do que as raparigas com 71,4% dos casos na zona saudável. Nos restantes testes do Fitnessgram não foram encontradas diferenças significativas entre géneros, no entanto a maioria dos alunos situa-se na zona saudável na maioria das componentes da aptidão física. Na comparação do teste da milha com o IMC os resultados foram estatisticamente significativos (p≤0,001), a maioria dos alunos que se encontrava na zona saudável da aptidão aeróbia também se encontra na zona saudável do IMC, sendo 97,4% dos casos. Na comparação dos testes senta e alcança, extensão do tronco, extensão de braços e abdominais não foi encontrada uma relação significativa com a distribuição da massa corporal (IMC).This report aims to describe my process for individual training, which was designed according to the development of professional knowledge and skills, as well as reflexion during the year of curricular training as a teacher of Physical Education. This report addresses the contextual framework, the pedagogical intervention in the teaching-learning process, participation in school and the relationship with the educational community. The research carried out during the year and is an integral part of this report, characterized the physical fitness and body composition, checking if there are differences as to the gender. There are several studies that describe the health benefits of a good physical fitness. The aim of this study was to characterize the Physical Fitness and Body Composition, and also check if there is a relationship between these variables. The sample consists of 51 students (29 boys and 22 girls), aged between 14 and 17 years, and the mean age 14.68 years. The results showed significant differences in the mile test (p≤0.01), 93.1 % of boys are in healthy zone, while only 57.1 % of girls are in this area of physical fitness. The level of strengh of arms the differences are statistically significant (p≤0.05). The boys have lower rates of strengh in the upper limbs with 41.4% of the girls with 71.4% of cases in the healthy zone. In other Fitnessgram testes found no significant differences between gender, however the most students is in the healthy zone in most of the components of physical fitness. In the comparison of the test of mile with the BMI results were statistically significant (p≤0.001), most of students who was in the area of healthy aerobic fitness is also in the area of healthy BMI, being 97.4 % of the cases. Comparing the sit and reach test, trunk extension, extension arms and abs was not found a significant relationship with the distribution of body mass (BMI).Pereira, Beatriz OliveiraUniversidade do MinhoSousa, Michael20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/25264porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:06:42Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/25264Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:57:28.857577Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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