Educação física e socialização: interações na transição escolar de crianças com 6-7 anos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Couto, Daniela
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Batista, Tânia, Neves, Rui
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/17260
Resumo: O propósito deste estudo foi compreender como é que a Educação Física pode contribuir para a socialização entre as crianças a frequentar o 1.º ano de escolaridade no 1.º ciclo do ensino básico. A amostra foi constituída por 26 crianças portuguesas, 10 do género feminino e 16 do género masculino, com idades compreendidas entre os seis e os sete anos. Analisámos as crianças, utilizando a adaptação do SAC - Sistema de Acompanhamento das Crianças (Portugal & Laevers, 2010), recorrendo ainda à adaptação do “Esquema de categorização para a avaliação da implicação na escola do 1.º ceb (LBS – L)”, (Santos, n.d), que serviram de suporte para a observação participativa/direta e as videogravações do desempenho das crianças, de acordo com diversos parâmetros. O estudo foi realizado ao longo de sete sessões, caraterizadas por atividades que promoviam e estimulavam a socialização entre as crianças. Através da concretização das atividades planificadas, esperávamos que as crianças se integrassem, com maior facilidade, no grupo e estabelecessem relações positivas. Os resultados evidenciados a partir da observação comprovam a evolução do desempenho das crianças ao longo das atividades, evidenciando-se melhores níveis de implicação e bem-estar emocional na maioria das crianças.
id RCAP_9fba14d3114f0b90c4b81bd42dc2d7af
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/17260
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Educação física e socialização: interações na transição escolar de crianças com 6-7 anosCriançasEducação FísicaEvoluçãoSocializaçãoO propósito deste estudo foi compreender como é que a Educação Física pode contribuir para a socialização entre as crianças a frequentar o 1.º ano de escolaridade no 1.º ciclo do ensino básico. A amostra foi constituída por 26 crianças portuguesas, 10 do género feminino e 16 do género masculino, com idades compreendidas entre os seis e os sete anos. Analisámos as crianças, utilizando a adaptação do SAC - Sistema de Acompanhamento das Crianças (Portugal & Laevers, 2010), recorrendo ainda à adaptação do “Esquema de categorização para a avaliação da implicação na escola do 1.º ceb (LBS – L)”, (Santos, n.d), que serviram de suporte para a observação participativa/direta e as videogravações do desempenho das crianças, de acordo com diversos parâmetros. O estudo foi realizado ao longo de sete sessões, caraterizadas por atividades que promoviam e estimulavam a socialização entre as crianças. Através da concretização das atividades planificadas, esperávamos que as crianças se integrassem, com maior facilidade, no grupo e estabelecessem relações positivas. Os resultados evidenciados a partir da observação comprovam a evolução do desempenho das crianças ao longo das atividades, evidenciando-se melhores níveis de implicação e bem-estar emocional na maioria das crianças.The purpose of this study was to understand how physical education can contribute to the socialization among children that are attending the first year of elementary school. The sample consisted of 26 Portuguese children, 10 female and 16 male, aged six to seven. We have analyzed the performance of children by using an adaptation of SAC – Children follow-up system, (Portugal & Laevers, 2010). We also adapted the "categorization scheme to assess the consequences of 1st CEB at school (LBS - L)" (Santos, nd), which served as a support to participatory / direct observation and video recordings of children's performance, according to various parameters. This study occurred during seven sessions. These sessions focused on promoting and stimulating socialization among children. Through the realization of planned activities, we expected that children would be integrated more easily in the group and establish positive relationships. The findings proved that the evolution of the children’s performance over the activities improved the implication and emotional well-being levels in the majority of the children. The results shown from the observation show the evolution of the performance of children during the activities, demonstrating best involvement levels and emotional well-being in most children.EFDeportes.com2017-04-21T14:42:46Z2015-01-01T00:00:00Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/17260por1514-3465Couto, DanielaBatista, TâniaNeves, Ruiinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:32:40Zoai:ria.ua.pt:10773/17260Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:52:18.501270Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Educação física e socialização: interações na transição escolar de crianças com 6-7 anos
title Educação física e socialização: interações na transição escolar de crianças com 6-7 anos
spellingShingle Educação física e socialização: interações na transição escolar de crianças com 6-7 anos
Couto, Daniela
Crianças
Educação Física
Evolução
Socialização
title_short Educação física e socialização: interações na transição escolar de crianças com 6-7 anos
title_full Educação física e socialização: interações na transição escolar de crianças com 6-7 anos
title_fullStr Educação física e socialização: interações na transição escolar de crianças com 6-7 anos
title_full_unstemmed Educação física e socialização: interações na transição escolar de crianças com 6-7 anos
title_sort Educação física e socialização: interações na transição escolar de crianças com 6-7 anos
author Couto, Daniela
author_facet Couto, Daniela
Batista, Tânia
Neves, Rui
author_role author
author2 Batista, Tânia
Neves, Rui
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Couto, Daniela
Batista, Tânia
Neves, Rui
dc.subject.por.fl_str_mv Crianças
Educação Física
Evolução
Socialização
topic Crianças
Educação Física
Evolução
Socialização
description O propósito deste estudo foi compreender como é que a Educação Física pode contribuir para a socialização entre as crianças a frequentar o 1.º ano de escolaridade no 1.º ciclo do ensino básico. A amostra foi constituída por 26 crianças portuguesas, 10 do género feminino e 16 do género masculino, com idades compreendidas entre os seis e os sete anos. Analisámos as crianças, utilizando a adaptação do SAC - Sistema de Acompanhamento das Crianças (Portugal & Laevers, 2010), recorrendo ainda à adaptação do “Esquema de categorização para a avaliação da implicação na escola do 1.º ceb (LBS – L)”, (Santos, n.d), que serviram de suporte para a observação participativa/direta e as videogravações do desempenho das crianças, de acordo com diversos parâmetros. O estudo foi realizado ao longo de sete sessões, caraterizadas por atividades que promoviam e estimulavam a socialização entre as crianças. Através da concretização das atividades planificadas, esperávamos que as crianças se integrassem, com maior facilidade, no grupo e estabelecessem relações positivas. Os resultados evidenciados a partir da observação comprovam a evolução do desempenho das crianças ao longo das atividades, evidenciando-se melhores níveis de implicação e bem-estar emocional na maioria das crianças.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-01-01T00:00:00Z
2015
2017-04-21T14:42:46Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/17260
url http://hdl.handle.net/10773/17260
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 1514-3465
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EFDeportes.com
publisher.none.fl_str_mv EFDeportes.com
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137573036097536