A CONTRIBUIÇÃO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NA SOCIALIZAÇÃO DA CRIANÇA AUTISTA
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Data de Publicação: | 2007 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Digital Unicesumar |
Texto Completo: | http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6578 |
Resumo: | O presente estudo teve como objetivo discutir como a disciplina de Educação Física no contexto da escola especial, pode contribuir no processo de socialização do portador de autismo a partir da utilização do método Sherbone. Fundamentou-se a análise primeiramente nos teóricos que estudaram e estudam o autismo, buscando através dos mesmos apreender as características e necessidades inerentes a esta população. De maneira bastante simplificada pode-se dizer que o autismo infantil é uma síndrome definida por alterações presentes desde tenra idade e que se caracteriza pela presença de desvios na linguagem, na comunicação, no comportamento e, principalmente, nas relações interpessoais. Neste sentido, buscou-se, além do conhecimento sobre a atuação da Educação Física junto à Educação Especial, investigar mais profundamente sobre a atuação deste profissional com as crianças autistas, com foco específico na utilização do método Sherbone, levantando dados a respeito de sua utilização e aplicação, que permitissem a análise e discussão desta metodologia, na medida em que se considera que ela pode trazer grandes benefícios ao portador do autismo quanto ao seu desenvolvimento social. Trata-se de uma pesquisa de cunho bibliográfico, a qual foi desenvolvida com base em materiais já elaborados, constituídos principalmente de livros e artigos científicos, tendo como método de análise o método dialético, visando trazer em suas discussões finais, engendradas pelos estudos efetuados, contribuições significativas aos diferentes profissionais que atuam junto a esta clientela, bem como propor que os currículos do curso de Educação Física incluam estes conteúdos, entendidos como essenciais, ao profissional desta área. |
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