AS EXPRESSÕES INTEGRADAS COMO ESTRATÉGIA MOTIVADORA NO PROCESSO DE ENSINO/APRENDIZAGEM

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mano, Andreia
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/24977
Resumo: O Relatório Final que se apresenta, no âmbito do Mestrado em Educação Pré- Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, procura evidenciar a importância das Expressões Integradas como motivação no processo de Ensino/Aprendizagem na Educação Pré-Escolar e no 1º Ciclo do Ensino Básico. Nesse sentido, o relatório pretende, a par de um estudo realizado acerca da educação pela arte, documentar, analisar e refletir acerca do trabalho desenvolvido e das experiências vivenciadas no decorrer da ação educativa, em ambos os ciclos de educação e ensino. Ao longo de toda a Prática de Ensino Supervisionada, promoveram-se dinâmicas, assentes nas Expressões Integradas, que culminassem em aprendizagens significativas, diversificadas, integradoras, socializadoras e ativas. Sustentamos a prática educativa numa aprendizagem pela participação ativa, valorizando o papel da criança e assumindo o papel do educador/professor como mediador e facilitador de aprendizagens. A motivação intrínseca nas estratégias utilizadas foi notória sendo que pudemos partir de interesses das crianças/alunos para a construção dos dispositivos pedagógicos. Assim, considera-se essencial promover a integração das expressões na práxis dos docentes, articulando-as com as diversas áreas do saber e promovendo a interdisciplinaridade, no sentido de proporcionar às crianças/alunos aprendizagens prazerosas, ricas e significativas.
id RCAP_9fd3f87108891d6448605e3f4e0a36be
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/24977
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling AS EXPRESSÕES INTEGRADAS COMO ESTRATÉGIA MOTIVADORA NO PROCESSO DE ENSINO/APRENDIZAGEMExpressões integradas; interdisciplinaridade; aprendizagensO Relatório Final que se apresenta, no âmbito do Mestrado em Educação Pré- Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, procura evidenciar a importância das Expressões Integradas como motivação no processo de Ensino/Aprendizagem na Educação Pré-Escolar e no 1º Ciclo do Ensino Básico. Nesse sentido, o relatório pretende, a par de um estudo realizado acerca da educação pela arte, documentar, analisar e refletir acerca do trabalho desenvolvido e das experiências vivenciadas no decorrer da ação educativa, em ambos os ciclos de educação e ensino. Ao longo de toda a Prática de Ensino Supervisionada, promoveram-se dinâmicas, assentes nas Expressões Integradas, que culminassem em aprendizagens significativas, diversificadas, integradoras, socializadoras e ativas. Sustentamos a prática educativa numa aprendizagem pela participação ativa, valorizando o papel da criança e assumindo o papel do educador/professor como mediador e facilitador de aprendizagens. A motivação intrínseca nas estratégias utilizadas foi notória sendo que pudemos partir de interesses das crianças/alunos para a construção dos dispositivos pedagógicos. Assim, considera-se essencial promover a integração das expressões na práxis dos docentes, articulando-as com as diversas áreas do saber e promovendo a interdisciplinaridade, no sentido de proporcionar às crianças/alunos aprendizagens prazerosas, ricas e significativas.Campos, Maria OrquídeaRepositório ComumMano, Andreia2018-11-23T10:23:46Z2014-02-072014-02-07T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/24977TID:201492628porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-10T04:18:24Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/24977Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:35:08.877764Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv AS EXPRESSÕES INTEGRADAS COMO ESTRATÉGIA MOTIVADORA NO PROCESSO DE ENSINO/APRENDIZAGEM
title AS EXPRESSÕES INTEGRADAS COMO ESTRATÉGIA MOTIVADORA NO PROCESSO DE ENSINO/APRENDIZAGEM
spellingShingle AS EXPRESSÕES INTEGRADAS COMO ESTRATÉGIA MOTIVADORA NO PROCESSO DE ENSINO/APRENDIZAGEM
Mano, Andreia
Expressões integradas; interdisciplinaridade; aprendizagens
title_short AS EXPRESSÕES INTEGRADAS COMO ESTRATÉGIA MOTIVADORA NO PROCESSO DE ENSINO/APRENDIZAGEM
title_full AS EXPRESSÕES INTEGRADAS COMO ESTRATÉGIA MOTIVADORA NO PROCESSO DE ENSINO/APRENDIZAGEM
title_fullStr AS EXPRESSÕES INTEGRADAS COMO ESTRATÉGIA MOTIVADORA NO PROCESSO DE ENSINO/APRENDIZAGEM
title_full_unstemmed AS EXPRESSÕES INTEGRADAS COMO ESTRATÉGIA MOTIVADORA NO PROCESSO DE ENSINO/APRENDIZAGEM
title_sort AS EXPRESSÕES INTEGRADAS COMO ESTRATÉGIA MOTIVADORA NO PROCESSO DE ENSINO/APRENDIZAGEM
author Mano, Andreia
author_facet Mano, Andreia
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Campos, Maria Orquídea
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Mano, Andreia
dc.subject.por.fl_str_mv Expressões integradas; interdisciplinaridade; aprendizagens
topic Expressões integradas; interdisciplinaridade; aprendizagens
description O Relatório Final que se apresenta, no âmbito do Mestrado em Educação Pré- Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, procura evidenciar a importância das Expressões Integradas como motivação no processo de Ensino/Aprendizagem na Educação Pré-Escolar e no 1º Ciclo do Ensino Básico. Nesse sentido, o relatório pretende, a par de um estudo realizado acerca da educação pela arte, documentar, analisar e refletir acerca do trabalho desenvolvido e das experiências vivenciadas no decorrer da ação educativa, em ambos os ciclos de educação e ensino. Ao longo de toda a Prática de Ensino Supervisionada, promoveram-se dinâmicas, assentes nas Expressões Integradas, que culminassem em aprendizagens significativas, diversificadas, integradoras, socializadoras e ativas. Sustentamos a prática educativa numa aprendizagem pela participação ativa, valorizando o papel da criança e assumindo o papel do educador/professor como mediador e facilitador de aprendizagens. A motivação intrínseca nas estratégias utilizadas foi notória sendo que pudemos partir de interesses das crianças/alunos para a construção dos dispositivos pedagógicos. Assim, considera-se essencial promover a integração das expressões na práxis dos docentes, articulando-as com as diversas áreas do saber e promovendo a interdisciplinaridade, no sentido de proporcionar às crianças/alunos aprendizagens prazerosas, ricas e significativas.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-02-07
2014-02-07T00:00:00Z
2018-11-23T10:23:46Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/24977
TID:201492628
url http://hdl.handle.net/10400.26/24977
identifier_str_mv TID:201492628
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134915913056256