AS EXPRESSÕES INTEGRADAS COMO ESTRATÉGIA MOTIVADORA NO PROCESSO DE ENSINO/APRENDIZAGEM
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/24977 |
Resumo: | O Relatório Final que se apresenta, no âmbito do Mestrado em Educação Pré- Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, procura evidenciar a importância das Expressões Integradas como motivação no processo de Ensino/Aprendizagem na Educação Pré-Escolar e no 1º Ciclo do Ensino Básico. Nesse sentido, o relatório pretende, a par de um estudo realizado acerca da educação pela arte, documentar, analisar e refletir acerca do trabalho desenvolvido e das experiências vivenciadas no decorrer da ação educativa, em ambos os ciclos de educação e ensino. Ao longo de toda a Prática de Ensino Supervisionada, promoveram-se dinâmicas, assentes nas Expressões Integradas, que culminassem em aprendizagens significativas, diversificadas, integradoras, socializadoras e ativas. Sustentamos a prática educativa numa aprendizagem pela participação ativa, valorizando o papel da criança e assumindo o papel do educador/professor como mediador e facilitador de aprendizagens. A motivação intrínseca nas estratégias utilizadas foi notória sendo que pudemos partir de interesses das crianças/alunos para a construção dos dispositivos pedagógicos. Assim, considera-se essencial promover a integração das expressões na práxis dos docentes, articulando-as com as diversas áreas do saber e promovendo a interdisciplinaridade, no sentido de proporcionar às crianças/alunos aprendizagens prazerosas, ricas e significativas. |
id |
RCAP_9fd3f87108891d6448605e3f4e0a36be |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/24977 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
AS EXPRESSÕES INTEGRADAS COMO ESTRATÉGIA MOTIVADORA NO PROCESSO DE ENSINO/APRENDIZAGEMExpressões integradas; interdisciplinaridade; aprendizagensO Relatório Final que se apresenta, no âmbito do Mestrado em Educação Pré- Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, procura evidenciar a importância das Expressões Integradas como motivação no processo de Ensino/Aprendizagem na Educação Pré-Escolar e no 1º Ciclo do Ensino Básico. Nesse sentido, o relatório pretende, a par de um estudo realizado acerca da educação pela arte, documentar, analisar e refletir acerca do trabalho desenvolvido e das experiências vivenciadas no decorrer da ação educativa, em ambos os ciclos de educação e ensino. Ao longo de toda a Prática de Ensino Supervisionada, promoveram-se dinâmicas, assentes nas Expressões Integradas, que culminassem em aprendizagens significativas, diversificadas, integradoras, socializadoras e ativas. Sustentamos a prática educativa numa aprendizagem pela participação ativa, valorizando o papel da criança e assumindo o papel do educador/professor como mediador e facilitador de aprendizagens. A motivação intrínseca nas estratégias utilizadas foi notória sendo que pudemos partir de interesses das crianças/alunos para a construção dos dispositivos pedagógicos. Assim, considera-se essencial promover a integração das expressões na práxis dos docentes, articulando-as com as diversas áreas do saber e promovendo a interdisciplinaridade, no sentido de proporcionar às crianças/alunos aprendizagens prazerosas, ricas e significativas.Campos, Maria OrquídeaRepositório ComumMano, Andreia2018-11-23T10:23:46Z2014-02-072014-02-07T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/24977TID:201492628porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-10T04:18:24Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/24977Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:35:08.877764Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
AS EXPRESSÕES INTEGRADAS COMO ESTRATÉGIA MOTIVADORA NO PROCESSO DE ENSINO/APRENDIZAGEM |
title |
AS EXPRESSÕES INTEGRADAS COMO ESTRATÉGIA MOTIVADORA NO PROCESSO DE ENSINO/APRENDIZAGEM |
spellingShingle |
AS EXPRESSÕES INTEGRADAS COMO ESTRATÉGIA MOTIVADORA NO PROCESSO DE ENSINO/APRENDIZAGEM Mano, Andreia Expressões integradas; interdisciplinaridade; aprendizagens |
title_short |
AS EXPRESSÕES INTEGRADAS COMO ESTRATÉGIA MOTIVADORA NO PROCESSO DE ENSINO/APRENDIZAGEM |
title_full |
AS EXPRESSÕES INTEGRADAS COMO ESTRATÉGIA MOTIVADORA NO PROCESSO DE ENSINO/APRENDIZAGEM |
title_fullStr |
AS EXPRESSÕES INTEGRADAS COMO ESTRATÉGIA MOTIVADORA NO PROCESSO DE ENSINO/APRENDIZAGEM |
title_full_unstemmed |
AS EXPRESSÕES INTEGRADAS COMO ESTRATÉGIA MOTIVADORA NO PROCESSO DE ENSINO/APRENDIZAGEM |
title_sort |
AS EXPRESSÕES INTEGRADAS COMO ESTRATÉGIA MOTIVADORA NO PROCESSO DE ENSINO/APRENDIZAGEM |
author |
Mano, Andreia |
author_facet |
Mano, Andreia |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Campos, Maria Orquídea Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mano, Andreia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Expressões integradas; interdisciplinaridade; aprendizagens |
topic |
Expressões integradas; interdisciplinaridade; aprendizagens |
description |
O Relatório Final que se apresenta, no âmbito do Mestrado em Educação Pré- Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, procura evidenciar a importância das Expressões Integradas como motivação no processo de Ensino/Aprendizagem na Educação Pré-Escolar e no 1º Ciclo do Ensino Básico. Nesse sentido, o relatório pretende, a par de um estudo realizado acerca da educação pela arte, documentar, analisar e refletir acerca do trabalho desenvolvido e das experiências vivenciadas no decorrer da ação educativa, em ambos os ciclos de educação e ensino. Ao longo de toda a Prática de Ensino Supervisionada, promoveram-se dinâmicas, assentes nas Expressões Integradas, que culminassem em aprendizagens significativas, diversificadas, integradoras, socializadoras e ativas. Sustentamos a prática educativa numa aprendizagem pela participação ativa, valorizando o papel da criança e assumindo o papel do educador/professor como mediador e facilitador de aprendizagens. A motivação intrínseca nas estratégias utilizadas foi notória sendo que pudemos partir de interesses das crianças/alunos para a construção dos dispositivos pedagógicos. Assim, considera-se essencial promover a integração das expressões na práxis dos docentes, articulando-as com as diversas áreas do saber e promovendo a interdisciplinaridade, no sentido de proporcionar às crianças/alunos aprendizagens prazerosas, ricas e significativas. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-02-07 2014-02-07T00:00:00Z 2018-11-23T10:23:46Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/24977 TID:201492628 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/24977 |
identifier_str_mv |
TID:201492628 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134915913056256 |