Plano Individual de Cuidados, com enfoque na relação terapêutica, em jovens com perturbação do desenvolvimento intelectual

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Filipa Nunes
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/32722
Resumo: O Plano Individual de Cuidados (PIC) é um instrumento utilizado como recurso para a individualização dos cuidados. Os cuidados devem ser centrados na pessoa, recorrendo à tomada de decisão partilhada para o estabelecimento de objetivos terapêuticos individuais. Na Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica, a relação terapêutica é o foco do processo de cuidados. É essencial a prestação de cuidados especializados na área a populações vulneráveis, sendo evidente o benefício do cuidado especializado e único, mas também complexo e difícil, em doentes com Perturbação do Desenvolvimento Intelectual. Foi desenvolvido um trabalho com jovens institucionalizadas, implementando-se intervenções psicoeducativas e psicoterapêuticas, direcionadas para cada jovem e para cada particularidade, tendo em conta o processo de cuidados. Foi primeiramente realizada uma avaliação diagnóstica, seguindo-se o planeamento de cuidados, posteriormente a implementação da intervenção e por fim a avaliação dos resultados. Desta forma, foram desenvolvidas as competências comuns e especificas do Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica e também as competências de mestre; ABSTRACT: Individual Care Plan, focusing on the therapeutic relationship, in young people with intellectual disorders. The Individual Care Plan (PIC) is an instrument used as a resource for the individualization of care. Care must be person-centered, using shared decision-making to establish individual therapeutic goals. In Mental and Psychiatric Health Nursing, the therapeutic relationship is the focus of the care process. It is essential to provide specialized care in the area to vulnerable populations, it’s clear the benefit of specialized and unique care, but also complex and difficult, in patients with Intellectual Development Disorder is evident. Work was carried out with institutionalized young people, implementing psychoeducational and psychotherapeutic interventions, aimed at each young person and each particularity, taking into account the care process. A diagnostic evaluation was first carried out, followed by care planning, then the implementation of the intervention and finally the evaluation of the results. In this way, the common and specific competences of the Specialist Nurse in Mental and Psychiatric Health Nursing were developed, as well as the master's competences.
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