Prática reflexiva em estudantes de enfermagem em ensino clínico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Peixoto,Nuno Miguel dos Santos Martins
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Peixoto,Tiago André dos Santos Martins
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-02832016000400013
Resumo: Enquadramento: A reflexão tem adquirido um profundo reconhecimento na prática de enfermagem, assistindo o processo de aprendizagem e impulsionando o corpo de conhecimentos da própria disciplina. Objetivos: Explorar o estado atual do conhecimento científico relacionado com a prática reflexiva em estudantes de enfermagem no ensino clínico. Metodologia: Revisão da literatura, com base nos modelos do Instituto Joanna Briggs para Scoping Reviews. Dos 206 artigos encontrados, 24 foram incluídos. Resultados: A prática reflexiva assumiu ser uma condição indispensável para o desenvolvimento profissional e intelectual dos estudantes. Foram encontrados 11 domínios de estratégias de promoção da reflexão. Conclusão: Os achados assumem que a prática reflexiva é vista como uma habilidade indispensável no contexto clínico, atribuindo aos estudantes e professores responsabilidades partilhadas para continuar a expandir o corpo de conhecimentos da disciplina.
id RCAP_9ff8916fa864e2cc2bd76fee15ce34cf
oai_identifier_str oai:scielo:S0874-02832016000400013
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Prática reflexiva em estudantes de enfermagem em ensino clínicoeducação em enfermagemenfermagemestudantes de enfermagemestágio clínicoEnquadramento: A reflexão tem adquirido um profundo reconhecimento na prática de enfermagem, assistindo o processo de aprendizagem e impulsionando o corpo de conhecimentos da própria disciplina. Objetivos: Explorar o estado atual do conhecimento científico relacionado com a prática reflexiva em estudantes de enfermagem no ensino clínico. Metodologia: Revisão da literatura, com base nos modelos do Instituto Joanna Briggs para Scoping Reviews. Dos 206 artigos encontrados, 24 foram incluídos. Resultados: A prática reflexiva assumiu ser uma condição indispensável para o desenvolvimento profissional e intelectual dos estudantes. Foram encontrados 11 domínios de estratégias de promoção da reflexão. Conclusão: Os achados assumem que a prática reflexiva é vista como uma habilidade indispensável no contexto clínico, atribuindo aos estudantes e professores responsabilidades partilhadas para continuar a expandir o corpo de conhecimentos da disciplina.Escola Superior de Enfermagem de Coimbra - Unidade de Investigação em Ciências da Saúde - Enfermagem2016-12-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articletext/htmlhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-02832016000400013Revista de Enfermagem Referência v.serIV n.11 2016reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-02832016000400013Peixoto,Nuno Miguel dos Santos MartinsPeixoto,Tiago André dos Santos Martinsinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-06T17:12:42Zoai:scielo:S0874-02832016000400013Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:23:20.168258Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Prática reflexiva em estudantes de enfermagem em ensino clínico
title Prática reflexiva em estudantes de enfermagem em ensino clínico
spellingShingle Prática reflexiva em estudantes de enfermagem em ensino clínico
Peixoto,Nuno Miguel dos Santos Martins
educação em enfermagem
enfermagem
estudantes de enfermagem
estágio clínico
title_short Prática reflexiva em estudantes de enfermagem em ensino clínico
title_full Prática reflexiva em estudantes de enfermagem em ensino clínico
title_fullStr Prática reflexiva em estudantes de enfermagem em ensino clínico
title_full_unstemmed Prática reflexiva em estudantes de enfermagem em ensino clínico
title_sort Prática reflexiva em estudantes de enfermagem em ensino clínico
author Peixoto,Nuno Miguel dos Santos Martins
author_facet Peixoto,Nuno Miguel dos Santos Martins
Peixoto,Tiago André dos Santos Martins
author_role author
author2 Peixoto,Tiago André dos Santos Martins
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Peixoto,Nuno Miguel dos Santos Martins
Peixoto,Tiago André dos Santos Martins
dc.subject.por.fl_str_mv educação em enfermagem
enfermagem
estudantes de enfermagem
estágio clínico
topic educação em enfermagem
enfermagem
estudantes de enfermagem
estágio clínico
description Enquadramento: A reflexão tem adquirido um profundo reconhecimento na prática de enfermagem, assistindo o processo de aprendizagem e impulsionando o corpo de conhecimentos da própria disciplina. Objetivos: Explorar o estado atual do conhecimento científico relacionado com a prática reflexiva em estudantes de enfermagem no ensino clínico. Metodologia: Revisão da literatura, com base nos modelos do Instituto Joanna Briggs para Scoping Reviews. Dos 206 artigos encontrados, 24 foram incluídos. Resultados: A prática reflexiva assumiu ser uma condição indispensável para o desenvolvimento profissional e intelectual dos estudantes. Foram encontrados 11 domínios de estratégias de promoção da reflexão. Conclusão: Os achados assumem que a prática reflexiva é vista como uma habilidade indispensável no contexto clínico, atribuindo aos estudantes e professores responsabilidades partilhadas para continuar a expandir o corpo de conhecimentos da disciplina.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-01
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-02832016000400013
url http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-02832016000400013
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-02832016000400013
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Enfermagem de Coimbra - Unidade de Investigação em Ciências da Saúde - Enfermagem
publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Enfermagem de Coimbra - Unidade de Investigação em Ciências da Saúde - Enfermagem
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Enfermagem Referência v.serIV n.11 2016
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137313960230912