Design emocional: um enquadramento teórico para a categorização de objetos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/18246 |
Resumo: | A presente dissertação surge com o objetivo de estudar e analisar uma vertente ainda pouco desenvolvida na área do design, denominado Design Emocional. O seu principal objetivo prende—se com a necessidade de melhor compreender esta vertente e perceber a sua importância no quotidiano, não só dos consumidores, mas também dos designers. Este trabalho divide—se em duas partes essenciais, nomeadamente o enquadramento teórico constituído pela análise de alguns conceitos como design, produto e design emocional e na categorização de objetos de fabrico industrial e a respetiva analise, usando para tal os resultados do enquadramento teórico as varias abordagens sobre Design Emocional. Efetuaram—se pesquisas qualitativas dos trabalhos dos autores Patrick Jordan, Pieter Desmet e Donald Norman e ainda Bernard Lõbach, bem como o comparativo das suas teorias e metodologia sobre o Design Emocional. Em seguida, realiza—se uma análise sobre o contributo do Design Emocional perante o Design Sustentável e o seu enquadramento na atualidade. Daqui resulta o destaque da importância do Design Emocional na conceção dos produtos, por forma a promover emoções no utilizador, e ainda que variem, podem levar a maior apego por parte do utilizador pelo produto/ marca. Resultou ainda numa reflexão sobre a real importância na longevidade dos produtos na contribuição de maior sustentabilidade, diminuindo o consumo desenfreado, excessivo. Este trabalho tem o objetivo de contribuir para uma pratica de projeto em Design de Produto com enquadramento de Design Emocional e, consequentemente, esperemos, produtos mais sustentáveis: Design Emocional de Produto. |
id |
RCAP_9ffd9eb42779844d66ea49b199bf2b65 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:recipp.ipp.pt:10400.22/18246 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Design emocional: um enquadramento teórico para a categorização de objetosDesignDesign emocionalDesign emocional de produtoEmotional designEmotional designEmotional product designDomínio/Área Científica::Humanidades::ArtesA presente dissertação surge com o objetivo de estudar e analisar uma vertente ainda pouco desenvolvida na área do design, denominado Design Emocional. O seu principal objetivo prende—se com a necessidade de melhor compreender esta vertente e perceber a sua importância no quotidiano, não só dos consumidores, mas também dos designers. Este trabalho divide—se em duas partes essenciais, nomeadamente o enquadramento teórico constituído pela análise de alguns conceitos como design, produto e design emocional e na categorização de objetos de fabrico industrial e a respetiva analise, usando para tal os resultados do enquadramento teórico as varias abordagens sobre Design Emocional. Efetuaram—se pesquisas qualitativas dos trabalhos dos autores Patrick Jordan, Pieter Desmet e Donald Norman e ainda Bernard Lõbach, bem como o comparativo das suas teorias e metodologia sobre o Design Emocional. Em seguida, realiza—se uma análise sobre o contributo do Design Emocional perante o Design Sustentável e o seu enquadramento na atualidade. Daqui resulta o destaque da importância do Design Emocional na conceção dos produtos, por forma a promover emoções no utilizador, e ainda que variem, podem levar a maior apego por parte do utilizador pelo produto/ marca. Resultou ainda numa reflexão sobre a real importância na longevidade dos produtos na contribuição de maior sustentabilidade, diminuindo o consumo desenfreado, excessivo. Este trabalho tem o objetivo de contribuir para uma pratica de projeto em Design de Produto com enquadramento de Design Emocional e, consequentemente, esperemos, produtos mais sustentáveis: Design Emocional de Produto.This dissertation aims to study and analyse an underdeveloped area in the field of design, designated Emotional Design. The main objective is related with the need to better understand this aspect and realize its importance in the daily lives of each one, not only of consumers, but also of designers. This work is divided into two essential parts, namely the theoretical framework constituted by the analysis of some concepts such as design, product, and emotional design and the categorization of industrially manufactured objects and the respective analysis, using the results of the theoretical framework on the various approaches to Emotional Design. Qualitative research was carried out on the work of authors Patrick Jordan, Pieter Desmet and Donald Norman and Bernard Lõbach, as well as a comparison of their theories and methodology on Emotional Design. Next, there was an analysis of the contribution of Emotional Design to Sustainable Design and its framing today. Hence the emphasis on the importance of Emotional Design in the design of products, to promote emotions in the user, and even if these vary, they can lead to greater attachment by the user to the product/brand. It also resulted in a reflection on the real importance of the longevity of products in contributing to greater sustainability, reducing unbridled and excessive consumption. This work aims to contribute to a design practice in Product Design within the framework of Emotional Design and, consequently, hopefully, more sustainable products: Emotional Product Design.Soares, CristinaRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoSilva, Inês Ferreira de Freitas Figueiredo e2021-08-04T11:53:02Z2021-07-272021-07-27T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/18246TID:202751147porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T13:09:40Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/18246Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:37:51.261067Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Design emocional: um enquadramento teórico para a categorização de objetos |
title |
Design emocional: um enquadramento teórico para a categorização de objetos |
spellingShingle |
Design emocional: um enquadramento teórico para a categorização de objetos Silva, Inês Ferreira de Freitas Figueiredo e Design Design emocional Design emocional de produto Emotional design Emotional design Emotional product design Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes |
title_short |
Design emocional: um enquadramento teórico para a categorização de objetos |
title_full |
Design emocional: um enquadramento teórico para a categorização de objetos |
title_fullStr |
Design emocional: um enquadramento teórico para a categorização de objetos |
title_full_unstemmed |
Design emocional: um enquadramento teórico para a categorização de objetos |
title_sort |
Design emocional: um enquadramento teórico para a categorização de objetos |
author |
Silva, Inês Ferreira de Freitas Figueiredo e |
author_facet |
Silva, Inês Ferreira de Freitas Figueiredo e |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Soares, Cristina Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Inês Ferreira de Freitas Figueiredo e |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Design Design emocional Design emocional de produto Emotional design Emotional design Emotional product design Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes |
topic |
Design Design emocional Design emocional de produto Emotional design Emotional design Emotional product design Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes |
description |
A presente dissertação surge com o objetivo de estudar e analisar uma vertente ainda pouco desenvolvida na área do design, denominado Design Emocional. O seu principal objetivo prende—se com a necessidade de melhor compreender esta vertente e perceber a sua importância no quotidiano, não só dos consumidores, mas também dos designers. Este trabalho divide—se em duas partes essenciais, nomeadamente o enquadramento teórico constituído pela análise de alguns conceitos como design, produto e design emocional e na categorização de objetos de fabrico industrial e a respetiva analise, usando para tal os resultados do enquadramento teórico as varias abordagens sobre Design Emocional. Efetuaram—se pesquisas qualitativas dos trabalhos dos autores Patrick Jordan, Pieter Desmet e Donald Norman e ainda Bernard Lõbach, bem como o comparativo das suas teorias e metodologia sobre o Design Emocional. Em seguida, realiza—se uma análise sobre o contributo do Design Emocional perante o Design Sustentável e o seu enquadramento na atualidade. Daqui resulta o destaque da importância do Design Emocional na conceção dos produtos, por forma a promover emoções no utilizador, e ainda que variem, podem levar a maior apego por parte do utilizador pelo produto/ marca. Resultou ainda numa reflexão sobre a real importância na longevidade dos produtos na contribuição de maior sustentabilidade, diminuindo o consumo desenfreado, excessivo. Este trabalho tem o objetivo de contribuir para uma pratica de projeto em Design de Produto com enquadramento de Design Emocional e, consequentemente, esperemos, produtos mais sustentáveis: Design Emocional de Produto. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-08-04T11:53:02Z 2021-07-27 2021-07-27T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.22/18246 TID:202751147 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.22/18246 |
identifier_str_mv |
TID:202751147 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131468239208448 |