Design de produto como ferramenta de apoio para inserção do universo lúdico ao tratamento oncológico infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alvarez, Camila Presser
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/169338
Resumo: O presente trabalho de Conclusão de Curso (TCC) em Design de Produto da Universidade Federal do Rio Grande do Sul consistiu em desenvolver um produto lúdico que auxilie o tratamento oncológico infantil, provendo bem-estar e contribuindo para a melhoria da saúde do paciente em tratamento. A primeira etapa do trabalho (TCC1) consistiu no planejamento do projeto; na fundamentação teórica sobre a doença, a criança e conceitos de design de produto; e no projeto informacional através de visitas e entrevistas, especificação do projeto, análises de similares e conceituação do produto. Assim, diante dos dados levantados, constatou-se a necessidade de um produto lúdico, que entre diretamente em contato com a criança, incentive o ato de brincar e se expressar pode favorecer a eficiência no tratamento e melhora dos pacientes, tornando a passagem pelo hospital menos traumática. Com isso foi desenvolvido na segunda etapa do trabalho (TCC2) o projeto conceitual, criação do conceito, geração de alternativas, validação e detalhamento da solução escolhida, que foi o desenvolvimento de um jogo como ferramenta de apoio para a inserção do universo lúdico no ambiente hospitalar. Foram realizados protótipos do jogo, testes e, por fim, refinamento e ajustes finais para sua produção.
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