As novas realidades do marketing
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/7884 |
Resumo: | As tribos de consumo têm vindo a assumir um poder e importância crescentes, aos quais o marketing não pode estar alheio. Apresentando-se hoje como uma alternativa aos tradicionais segmentos de mercado, elas constituem um ativo importante de valor para as marcas, exigindo para tal o seu reconhecimento pelos marketers, que devem antes de mais compreender a sua essência. Constatando-se que cada vez mais as marcas procuram, seja através de patrocínios, seja utilizando a imagem de um estilo de vida cool, associarem-se ao surf, o presente estudo procura perceber se a comunidade do surf reúne características de uma tribo pós moderna, com o objetivo de apresentar recomendações que permitam às empresas direcionar e adaptar as suas estratégias às especificidades desta comunidade. Na revisão da literatura procede-se à análise do fenómeno do marketing tribal, quer ao nível da sua contextualização, quer das suas características e especificidades. Através de uma abordagem metodológica qualitativa, com recurso à observação não participante e à realização de entrevistas, foi possível concluir que a comunidade de surf apresenta características de uma tribo pós moderna. Assim, elabora-se, por último, um conjunto de recomendações dirigidas aos responsáveis das marcas dos mais diversos setores, com o intuito de compreenderem e integrarem a abordagem tribal nas suas estratégias de marketing. |
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As tribos de consumo têm vindo a assumir um poder e importância crescentes, aos quais o marketing não pode estar alheio. Apresentando-se hoje como uma alternativa aos tradicionais segmentos de mercado, elas constituem um ativo importante de valor para as marcas, exigindo para tal o seu reconhecimento pelos marketers, que devem antes de mais compreender a sua essência. Constatando-se que cada vez mais as marcas procuram, seja através de patrocínios, seja utilizando a imagem de um estilo de vida cool, associarem-se ao surf, o presente estudo procura perceber se a comunidade do surf reúne características de uma tribo pós moderna, com o objetivo de apresentar recomendações que permitam às empresas direcionar e adaptar as suas estratégias às especificidades desta comunidade. Na revisão da literatura procede-se à análise do fenómeno do marketing tribal, quer ao nível da sua contextualização, quer das suas características e especificidades. Através de uma abordagem metodológica qualitativa, com recurso à observação não participante e à realização de entrevistas, foi possível concluir que a comunidade de surf apresenta características de uma tribo pós moderna. Assim, elabora-se, por último, um conjunto de recomendações dirigidas aos responsáveis das marcas dos mais diversos setores, com o intuito de compreenderem e integrarem a abordagem tribal nas suas estratégias de marketing. |
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