Sistemas de Gestão de Destinos e a adoção tecnológica: desafios para as organizações de gestão de destinos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Catarina Antónia
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Costa, Carlos M. M., Pacheco, Osvaldo Rocha
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.34624/rtd.v2i21/22.11551
Resumo: Destination Management Organizations (OGD) has become more prominent in the role of responsible for the development of destinations acting as catalyst and facilitators in the achievement of tourism development. These organizations must act as an intermediary in consolidating the full range of destination products, and distributing it electronically to travel agents, to other players in the travel trade and to consumers. This article aims to present the main existing contributions in the literature about the opportunities and challenges facing OGD in what concerns technology adoption. In addition it discusses the specifics of implementing a Destination Management System as the technological infrastructure for these organizations. The article concludes on the role that OGD must play as intermediaries and the need to add value. If OGD actively join e-business they can add value to consumers but also to tourism suppliers.  
id RCAP_a0039cd81f416f84a33b39279dc865f1
oai_identifier_str oai:proa.ua.pt:article/11551
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Sistemas de Gestão de Destinos e a adoção tecnológica: desafios para as organizações de gestão de destinosDestination Management Organizations (OGD) has become more prominent in the role of responsible for the development of destinations acting as catalyst and facilitators in the achievement of tourism development. These organizations must act as an intermediary in consolidating the full range of destination products, and distributing it electronically to travel agents, to other players in the travel trade and to consumers. This article aims to present the main existing contributions in the literature about the opportunities and challenges facing OGD in what concerns technology adoption. In addition it discusses the specifics of implementing a Destination Management System as the technological infrastructure for these organizations. The article concludes on the role that OGD must play as intermediaries and the need to add value. If OGD actively join e-business they can add value to consumers but also to tourism suppliers.  As Organizações de Gestão de Destinos (OGD) têm-se tornado mais proeminentes no papel de responsáveis pelo desenvolvimento de destinos agindo como catalisadoras e facilitadoras na concretização do desenvolvimento turístico. A estas organizações compete o papel de intermediário na consolidação do vasto conjunto de produtos no destino e a sua distribuição eletrónica aos agentes de viagens, a outros intervenientes na distribuição e aos consumidores turísticos. O presente artigo pretende apresentar os principais contributos existentes na literatura sobre as oportunidades e os desafios que se colocam às OGD no que respeita à adoção tecnológica. Para além disso discute as especificidades de implementação de um Sistema de Gestão de Destinos como infraestrutura tecnológica destas organizações. O artigo permite concluir sobre o papel que as OGD devem assumir como intermediários e sobre a necessidade de acrescentar valor. Se as OGD aderirem ativamente ao negócio eletrónico podem acrescentar valor ao consumidor mas também aos fornecedores turísticos.  Departamento de Economia, Gestão, Engenharia Industrial e Turismo da Universidade de Aveiro2014-01-01T00:00:00Zjournal articleinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://doi.org/10.34624/rtd.v2i21/22.11551oai:proa.ua.pt:article/11551Journal of Tourism & Development; Vol 2 No 21/22 (2014); 247-254Revista Turismo & Desenvolvimento; vol. 2 n.º 21/22 (2014); 247-2542182-14531645-9261reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://proa.ua.pt/index.php/rtd/article/view/11551https://doi.org/10.34624/rtd.v2i21/22.11551https://proa.ua.pt/index.php/rtd/article/view/11551/7579https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessMartins, Catarina AntóniaCosta, Carlos M. M.Pacheco, Osvaldo Rocha2022-09-26T10:56:53Zoai:proa.ua.pt:article/11551Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:05:37.142200Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Sistemas de Gestão de Destinos e a adoção tecnológica: desafios para as organizações de gestão de destinos
title Sistemas de Gestão de Destinos e a adoção tecnológica: desafios para as organizações de gestão de destinos
spellingShingle Sistemas de Gestão de Destinos e a adoção tecnológica: desafios para as organizações de gestão de destinos
Martins, Catarina Antónia
title_short Sistemas de Gestão de Destinos e a adoção tecnológica: desafios para as organizações de gestão de destinos
title_full Sistemas de Gestão de Destinos e a adoção tecnológica: desafios para as organizações de gestão de destinos
title_fullStr Sistemas de Gestão de Destinos e a adoção tecnológica: desafios para as organizações de gestão de destinos
title_full_unstemmed Sistemas de Gestão de Destinos e a adoção tecnológica: desafios para as organizações de gestão de destinos
title_sort Sistemas de Gestão de Destinos e a adoção tecnológica: desafios para as organizações de gestão de destinos
author Martins, Catarina Antónia
author_facet Martins, Catarina Antónia
Costa, Carlos M. M.
Pacheco, Osvaldo Rocha
author_role author
author2 Costa, Carlos M. M.
Pacheco, Osvaldo Rocha
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, Catarina Antónia
Costa, Carlos M. M.
Pacheco, Osvaldo Rocha
description Destination Management Organizations (OGD) has become more prominent in the role of responsible for the development of destinations acting as catalyst and facilitators in the achievement of tourism development. These organizations must act as an intermediary in consolidating the full range of destination products, and distributing it electronically to travel agents, to other players in the travel trade and to consumers. This article aims to present the main existing contributions in the literature about the opportunities and challenges facing OGD in what concerns technology adoption. In addition it discusses the specifics of implementing a Destination Management System as the technological infrastructure for these organizations. The article concludes on the role that OGD must play as intermediaries and the need to add value. If OGD actively join e-business they can add value to consumers but also to tourism suppliers.  
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-01-01T00:00:00Z
dc.type.driver.fl_str_mv journal article
info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.34624/rtd.v2i21/22.11551
oai:proa.ua.pt:article/11551
url https://doi.org/10.34624/rtd.v2i21/22.11551
identifier_str_mv oai:proa.ua.pt:article/11551
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://proa.ua.pt/index.php/rtd/article/view/11551
https://doi.org/10.34624/rtd.v2i21/22.11551
https://proa.ua.pt/index.php/rtd/article/view/11551/7579
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Departamento de Economia, Gestão, Engenharia Industrial e Turismo da Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Departamento de Economia, Gestão, Engenharia Industrial e Turismo da Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv Journal of Tourism & Development; Vol 2 No 21/22 (2014); 247-254
Revista Turismo & Desenvolvimento; vol. 2 n.º 21/22 (2014); 247-254
2182-1453
1645-9261
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130518031171584