O contributo do e-business para a gestão das organizações dos destinos turísticos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinho, Tânia Cristina Vidal
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/1731
Resumo: A crescente adopção das novas tecnologias por parte dos diferentes intervenientes da indústria turística tem alterado a forma como eles se relacionam, utilizando cada vez mais a Internet como um meio privilegiado de divulgação e comercialização dos seus produtos. Perante esta nova realidade, a utilização de novas formas de e-bussiness assume-se como uma grande oportunidade, na medida em que contribui para o aumento do conhecimento disponível do sector e para o aumento da sua competitividade. A presente investigação procurará compreender de que forma é que as organizações responsáveis pela gestão dos destinos estão a adoptar estas novas formas de e-business e como deverão estruturar os seus websites de modo a aumentarem a sua competitividade e funcionarem como uma importante ferramenta não só de marketing mas sobretudo de gestão. Tendo em conta os critérios que resultaram da revisão da literatura e dos estudos de caso analisados, procedeu-se à avaliação de um website de uma organização responsável por um destino turístico português – o Douro, sugerindo um conjunto de recomendações que poderão contribuir para o aumento da sua competitividade. ABSTRACT: The upload of new technologies by different tourism industry actors, has changed the way they interact with themselves, using the Internet as a mean of dissemination and marketing their products. Given this new reality, the use of new e-business forms presents an opportunity to increase the available knowledge and encourage the sector competitiveness. This research aims to understand how the organisations responsible for managing destinations are adopting these new forms of e-business, and how they should structure their websites in order to increase their competitiveness acting not only as marketing, but especially as a management tool. Considering the criteria resulted from the review of the literature and the analyzed case studies, an evaluation of a Portuguese website tourism destination - the Douro, was made, suggesting a set of recommendations that may contribute to increase its competitiveness.
id RCAP_e5bd5a02a9c7474e7a46ec2a26e978c6
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/1731
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O contributo do e-business para a gestão das organizações dos destinos turísticosGestão do turismoGestão estratégicaInternetComércio electrónicoCompetitividade das empresasA crescente adopção das novas tecnologias por parte dos diferentes intervenientes da indústria turística tem alterado a forma como eles se relacionam, utilizando cada vez mais a Internet como um meio privilegiado de divulgação e comercialização dos seus produtos. Perante esta nova realidade, a utilização de novas formas de e-bussiness assume-se como uma grande oportunidade, na medida em que contribui para o aumento do conhecimento disponível do sector e para o aumento da sua competitividade. A presente investigação procurará compreender de que forma é que as organizações responsáveis pela gestão dos destinos estão a adoptar estas novas formas de e-business e como deverão estruturar os seus websites de modo a aumentarem a sua competitividade e funcionarem como uma importante ferramenta não só de marketing mas sobretudo de gestão. Tendo em conta os critérios que resultaram da revisão da literatura e dos estudos de caso analisados, procedeu-se à avaliação de um website de uma organização responsável por um destino turístico português – o Douro, sugerindo um conjunto de recomendações que poderão contribuir para o aumento da sua competitividade. ABSTRACT: The upload of new technologies by different tourism industry actors, has changed the way they interact with themselves, using the Internet as a mean of dissemination and marketing their products. Given this new reality, the use of new e-business forms presents an opportunity to increase the available knowledge and encourage the sector competitiveness. This research aims to understand how the organisations responsible for managing destinations are adopting these new forms of e-business, and how they should structure their websites in order to increase their competitiveness acting not only as marketing, but especially as a management tool. Considering the criteria resulted from the review of the literature and the analyzed case studies, an evaluation of a Portuguese website tourism destination - the Douro, was made, suggesting a set of recommendations that may contribute to increase its competitiveness.Universidade de Aveiro2011-04-19T13:46:12Z2009-01-01T00:00:00Z2009info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/1731porPinho, Tânia Cristina Vidalinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T10:58:24Zoai:ria.ua.pt:10773/1731Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:40:19.607957Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O contributo do e-business para a gestão das organizações dos destinos turísticos
title O contributo do e-business para a gestão das organizações dos destinos turísticos
spellingShingle O contributo do e-business para a gestão das organizações dos destinos turísticos
Pinho, Tânia Cristina Vidal
Gestão do turismo
Gestão estratégica
Internet
Comércio electrónico
Competitividade das empresas
title_short O contributo do e-business para a gestão das organizações dos destinos turísticos
title_full O contributo do e-business para a gestão das organizações dos destinos turísticos
title_fullStr O contributo do e-business para a gestão das organizações dos destinos turísticos
title_full_unstemmed O contributo do e-business para a gestão das organizações dos destinos turísticos
title_sort O contributo do e-business para a gestão das organizações dos destinos turísticos
author Pinho, Tânia Cristina Vidal
author_facet Pinho, Tânia Cristina Vidal
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinho, Tânia Cristina Vidal
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão do turismo
Gestão estratégica
Internet
Comércio electrónico
Competitividade das empresas
topic Gestão do turismo
Gestão estratégica
Internet
Comércio electrónico
Competitividade das empresas
description A crescente adopção das novas tecnologias por parte dos diferentes intervenientes da indústria turística tem alterado a forma como eles se relacionam, utilizando cada vez mais a Internet como um meio privilegiado de divulgação e comercialização dos seus produtos. Perante esta nova realidade, a utilização de novas formas de e-bussiness assume-se como uma grande oportunidade, na medida em que contribui para o aumento do conhecimento disponível do sector e para o aumento da sua competitividade. A presente investigação procurará compreender de que forma é que as organizações responsáveis pela gestão dos destinos estão a adoptar estas novas formas de e-business e como deverão estruturar os seus websites de modo a aumentarem a sua competitividade e funcionarem como uma importante ferramenta não só de marketing mas sobretudo de gestão. Tendo em conta os critérios que resultaram da revisão da literatura e dos estudos de caso analisados, procedeu-se à avaliação de um website de uma organização responsável por um destino turístico português – o Douro, sugerindo um conjunto de recomendações que poderão contribuir para o aumento da sua competitividade. ABSTRACT: The upload of new technologies by different tourism industry actors, has changed the way they interact with themselves, using the Internet as a mean of dissemination and marketing their products. Given this new reality, the use of new e-business forms presents an opportunity to increase the available knowledge and encourage the sector competitiveness. This research aims to understand how the organisations responsible for managing destinations are adopting these new forms of e-business, and how they should structure their websites in order to increase their competitiveness acting not only as marketing, but especially as a management tool. Considering the criteria resulted from the review of the literature and the analyzed case studies, an evaluation of a Portuguese website tourism destination - the Douro, was made, suggesting a set of recommendations that may contribute to increase its competitiveness.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-01-01T00:00:00Z
2009
2011-04-19T13:46:12Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/1731
url http://hdl.handle.net/10773/1731
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137452629164032