O contributo do e-business para a gestão das organizações dos destinos turísticos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/1731 |
Resumo: | A crescente adopção das novas tecnologias por parte dos diferentes intervenientes da indústria turística tem alterado a forma como eles se relacionam, utilizando cada vez mais a Internet como um meio privilegiado de divulgação e comercialização dos seus produtos. Perante esta nova realidade, a utilização de novas formas de e-bussiness assume-se como uma grande oportunidade, na medida em que contribui para o aumento do conhecimento disponível do sector e para o aumento da sua competitividade. A presente investigação procurará compreender de que forma é que as organizações responsáveis pela gestão dos destinos estão a adoptar estas novas formas de e-business e como deverão estruturar os seus websites de modo a aumentarem a sua competitividade e funcionarem como uma importante ferramenta não só de marketing mas sobretudo de gestão. Tendo em conta os critérios que resultaram da revisão da literatura e dos estudos de caso analisados, procedeu-se à avaliação de um website de uma organização responsável por um destino turístico português – o Douro, sugerindo um conjunto de recomendações que poderão contribuir para o aumento da sua competitividade. ABSTRACT: The upload of new technologies by different tourism industry actors, has changed the way they interact with themselves, using the Internet as a mean of dissemination and marketing their products. Given this new reality, the use of new e-business forms presents an opportunity to increase the available knowledge and encourage the sector competitiveness. This research aims to understand how the organisations responsible for managing destinations are adopting these new forms of e-business, and how they should structure their websites in order to increase their competitiveness acting not only as marketing, but especially as a management tool. Considering the criteria resulted from the review of the literature and the analyzed case studies, an evaluation of a Portuguese website tourism destination - the Douro, was made, suggesting a set of recommendations that may contribute to increase its competitiveness. |
id |
RCAP_e5bd5a02a9c7474e7a46ec2a26e978c6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ria.ua.pt:10773/1731 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O contributo do e-business para a gestão das organizações dos destinos turísticosGestão do turismoGestão estratégicaInternetComércio electrónicoCompetitividade das empresasA crescente adopção das novas tecnologias por parte dos diferentes intervenientes da indústria turística tem alterado a forma como eles se relacionam, utilizando cada vez mais a Internet como um meio privilegiado de divulgação e comercialização dos seus produtos. Perante esta nova realidade, a utilização de novas formas de e-bussiness assume-se como uma grande oportunidade, na medida em que contribui para o aumento do conhecimento disponível do sector e para o aumento da sua competitividade. A presente investigação procurará compreender de que forma é que as organizações responsáveis pela gestão dos destinos estão a adoptar estas novas formas de e-business e como deverão estruturar os seus websites de modo a aumentarem a sua competitividade e funcionarem como uma importante ferramenta não só de marketing mas sobretudo de gestão. Tendo em conta os critérios que resultaram da revisão da literatura e dos estudos de caso analisados, procedeu-se à avaliação de um website de uma organização responsável por um destino turístico português – o Douro, sugerindo um conjunto de recomendações que poderão contribuir para o aumento da sua competitividade. ABSTRACT: The upload of new technologies by different tourism industry actors, has changed the way they interact with themselves, using the Internet as a mean of dissemination and marketing their products. Given this new reality, the use of new e-business forms presents an opportunity to increase the available knowledge and encourage the sector competitiveness. This research aims to understand how the organisations responsible for managing destinations are adopting these new forms of e-business, and how they should structure their websites in order to increase their competitiveness acting not only as marketing, but especially as a management tool. Considering the criteria resulted from the review of the literature and the analyzed case studies, an evaluation of a Portuguese website tourism destination - the Douro, was made, suggesting a set of recommendations that may contribute to increase its competitiveness.Universidade de Aveiro2011-04-19T13:46:12Z2009-01-01T00:00:00Z2009info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/1731porPinho, Tânia Cristina Vidalinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-05-06T03:28:26Zoai:ria.ua.pt:10773/1731Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-05-06T03:28:26Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O contributo do e-business para a gestão das organizações dos destinos turísticos |
title |
O contributo do e-business para a gestão das organizações dos destinos turísticos |
spellingShingle |
O contributo do e-business para a gestão das organizações dos destinos turísticos Pinho, Tânia Cristina Vidal Gestão do turismo Gestão estratégica Internet Comércio electrónico Competitividade das empresas |
title_short |
O contributo do e-business para a gestão das organizações dos destinos turísticos |
title_full |
O contributo do e-business para a gestão das organizações dos destinos turísticos |
title_fullStr |
O contributo do e-business para a gestão das organizações dos destinos turísticos |
title_full_unstemmed |
O contributo do e-business para a gestão das organizações dos destinos turísticos |
title_sort |
O contributo do e-business para a gestão das organizações dos destinos turísticos |
author |
Pinho, Tânia Cristina Vidal |
author_facet |
Pinho, Tânia Cristina Vidal |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pinho, Tânia Cristina Vidal |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gestão do turismo Gestão estratégica Internet Comércio electrónico Competitividade das empresas |
topic |
Gestão do turismo Gestão estratégica Internet Comércio electrónico Competitividade das empresas |
description |
A crescente adopção das novas tecnologias por parte dos diferentes intervenientes da indústria turística tem alterado a forma como eles se relacionam, utilizando cada vez mais a Internet como um meio privilegiado de divulgação e comercialização dos seus produtos. Perante esta nova realidade, a utilização de novas formas de e-bussiness assume-se como uma grande oportunidade, na medida em que contribui para o aumento do conhecimento disponível do sector e para o aumento da sua competitividade. A presente investigação procurará compreender de que forma é que as organizações responsáveis pela gestão dos destinos estão a adoptar estas novas formas de e-business e como deverão estruturar os seus websites de modo a aumentarem a sua competitividade e funcionarem como uma importante ferramenta não só de marketing mas sobretudo de gestão. Tendo em conta os critérios que resultaram da revisão da literatura e dos estudos de caso analisados, procedeu-se à avaliação de um website de uma organização responsável por um destino turístico português – o Douro, sugerindo um conjunto de recomendações que poderão contribuir para o aumento da sua competitividade. ABSTRACT: The upload of new technologies by different tourism industry actors, has changed the way they interact with themselves, using the Internet as a mean of dissemination and marketing their products. Given this new reality, the use of new e-business forms presents an opportunity to increase the available knowledge and encourage the sector competitiveness. This research aims to understand how the organisations responsible for managing destinations are adopting these new forms of e-business, and how they should structure their websites in order to increase their competitiveness acting not only as marketing, but especially as a management tool. Considering the criteria resulted from the review of the literature and the analyzed case studies, an evaluation of a Portuguese website tourism destination - the Douro, was made, suggesting a set of recommendations that may contribute to increase its competitiveness. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-01-01T00:00:00Z 2009 2011-04-19T13:46:12Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10773/1731 |
url |
http://hdl.handle.net/10773/1731 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
mluisa.alvim@gmail.com |
_version_ |
1817543374798848000 |