Tarefas de matemática do 5º ano de escolaridade realizadas com uma turma fora do contexto de sala de aula
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/20.500.11960/2030 |
Resumo: | O relatório final da Prática de Ensino Supervisionada(PES),encontra-se distribuído por três capítulos. No primeiro capítulo é feito um enquadramento teórico da PES realizada no 1º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e no 2º CEB. No segundo capítulo, é apresentado o trabalho de investigação centrado no estudo efetuado na área da Matemática, nomeadamente, no 2º CEB. Por sua vez, no terceiro e último capítulo, é realizada uma reflexão global da prática de ensino supervisionada. As práticas de ensino, não se focam muito em mostrar quais as aplicações que a matéria lecionada, particularmente neste caso a matemática, pode ter interesse e ajudar em situações reais do dia a dia. É importante dar a perceber aos alunos que a Matemática pode ser trabalhada das mais variadas formas. Deste modo, contribui-se para a construção de uma nova atitude em relação à Matemática de modo a estimular e potenciar o gosto pela mesma. Assim, partindo destes pressupostos, desenvolveu-se um estudo exploratório de natureza qualitativa centrado na realização de um Trilho Matemático de modo a permitir desenvolver uma atitude positiva face a esta disciplina potenciando os conhecimentos adquiridos. Assim, e de modo a compreender o contributo da realização de um Trilho Matemático pelos alunos fora do contexto de sala de aula, ao nível do seu envolvimento e da mobilização de conhecimentos adquiridos durante as aulas de geometria. Assim, de forma a orientar o estudo foram delineadas as seguintes questões de investigação: (Q.1.) Como se caracteriza o desempenho dos alunos na realização de tarefas geométricas que constituem o Trilho Matemático, identificando as principais dificuldades?; (Q.2.) Como se caracteriza o envolvimento dos alunos na realização do Trilho Matemático? No que diz respeito à recolha de dados, esta recaiu sobre uma turma do 5º ano de escolaridade onde se privilegiou as observações, questionários, entrevistas semiestruturadas, registo fotográfico, documentos escritos em específico as produções dos alunos nas tarefas propostas na realização do Trilho Matemático. |
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Tarefas de matemática do 5º ano de escolaridade realizadas com uma turma fora do contexto de sala de aulaTrilho matemáticoContexto fora sala de aulaGeometriaEducação básicaMathematical trailEnvironments outside the classroomGeometryBasic educationO relatório final da Prática de Ensino Supervisionada(PES),encontra-se distribuído por três capítulos. No primeiro capítulo é feito um enquadramento teórico da PES realizada no 1º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e no 2º CEB. No segundo capítulo, é apresentado o trabalho de investigação centrado no estudo efetuado na área da Matemática, nomeadamente, no 2º CEB. Por sua vez, no terceiro e último capítulo, é realizada uma reflexão global da prática de ensino supervisionada. As práticas de ensino, não se focam muito em mostrar quais as aplicações que a matéria lecionada, particularmente neste caso a matemática, pode ter interesse e ajudar em situações reais do dia a dia. É importante dar a perceber aos alunos que a Matemática pode ser trabalhada das mais variadas formas. Deste modo, contribui-se para a construção de uma nova atitude em relação à Matemática de modo a estimular e potenciar o gosto pela mesma. Assim, partindo destes pressupostos, desenvolveu-se um estudo exploratório de natureza qualitativa centrado na realização de um Trilho Matemático de modo a permitir desenvolver uma atitude positiva face a esta disciplina potenciando os conhecimentos adquiridos. Assim, e de modo a compreender o contributo da realização de um Trilho Matemático pelos alunos fora do contexto de sala de aula, ao nível do seu envolvimento e da mobilização de conhecimentos adquiridos durante as aulas de geometria. Assim, de forma a orientar o estudo foram delineadas as seguintes questões de investigação: (Q.1.) Como se caracteriza o desempenho dos alunos na realização de tarefas geométricas que constituem o Trilho Matemático, identificando as principais dificuldades?; (Q.2.) Como se caracteriza o envolvimento dos alunos na realização do Trilho Matemático? No que diz respeito à recolha de dados, esta recaiu sobre uma turma do 5º ano de escolaridade onde se privilegiou as observações, questionários, entrevistas semiestruturadas, registo fotográfico, documentos escritos em específico as produções dos alunos nas tarefas propostas na realização do Trilho Matemático.The final report of the Supervised Teaching Practice (PES) is divided in to three chapters. In the firstchapter is made a theoretical framewor of PES conducted in the 1st Cycle of Basic Education (CEB) and in the 2ndCEB. In the second chapter, we present a research work focused on the study carried out in the area of Mathematics, namely in the 2nd CEB. In turn, in the third and final chapter, an overall reflection of supervised teaching practice is carried out. Teaching practices do not focus very much on showing the applications that the subject taught, particularly in this case mathematics, maybe of interest and help in our everyday life. It is important to give students the impression that this subject can beworked in a variety of ways. It contributes to the construction of a new attitude towards mathematics in order to stimulate and enhance the taste for it. Based on these assumptions, an exploratory study of qualitative nature was developed focusing on the accomplishment of a Mathematical Trail in order to develop a positive attitude towards this subject, enhancing the acquired knowledge. In order to guide the study, the following research questions were outlined: (Q.1.) How is the performance of the students characterized in performing the geometric tasks that constitute the Mathematical Trail, identifying the main difficulties?; (Q.2.) How is the involvement of students in the accomplishment of the Mathematical Trail characterized? As far as the data collection is concerned, this one fell on a group of the 5th grade, where the emphasis was on observations, questionnaires, semi-structured interviews, photographic records, specific written documents and student productions in the proposed tasks.2018-06-11T12:42:28Z2018-04-18T00:00:00Z2018-04-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11960/2030TID:201929775porMadalena, Joana Filipa Cadilhainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-21T14:36:52Zoai:repositorio.ipvc.pt:20.500.11960/2030Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:43:35.317479Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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