Estudo da memória de reconhecimento com recurso à resposta pupilar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Marta Diana Santos
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/9404
Resumo: Desde a década de 60, a resposta pupilar tem vindo a destacar-se como uma medida indireta dos processos cognitivos e emocionais. O presente estudo teve como objetivo avaliar se a resposta pupilar é um indicador de memória de reconhecimento. Uma tarefa de memória de reconhecimento, constituída por 6 ordens distintas, cada uma formada por 171 palavras da língua portuguesa, compostas por 7 letras cada, divididas em palavras de estudo, interferência e teste, foi aplicada a uma amostra de 34 estudantes universitários. O número de erros, o grau de confiança e o tempo de reação, foram as medidas comportamentais exploradas, bem como a medida da resposta pupilar. A primeira hipótese foi comprovada, verificando-se uma diminuição do tamanho da pupila com o aumento do intervalo de retenção no reconhecimento de palavras, validando a associação entre a força do sinal de memória de informação verbal e o tamanho da pupila, não se verificando um efeito principal do grau de confiança, tal como evidenciado pelos resultados consistentes dos old/new effect da pupila.
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