Reviews patrocinadas e não patrocinadas por influenciadores de moda e beleza no Youtube e Instagram : perceções e intenções de compra dos consumidores em Portugal
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.5/20961 |
Resumo: | Mestrado em Marketing |
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Reviews patrocinadas e não patrocinadas por influenciadores de moda e beleza no Youtube e Instagram : perceções e intenções de compra dos consumidores em PortugalReviewInfluenciadorPatrocínioYouTubeInstagramIntenção de Comprainfluencersponsorshippurchase intentionMestrado em MarketingCada vez mais as empresas recorrem aos influenciadores para publicitar os seus produtos através de posts nas redes sociais. Os influenciadores ao realizarem reviews, podem fazê-lo de três formas: divulgação explícita de patrocínio, divulgação imparcial de patrocínio ou sem qualquer divulgação de patrocínio. Este estudo centra-se em perceber se o facto de uma review ser patrocinada ou não irá influenciar as perceções e intenções de compra dos consumidores portugueses. O estudo incidiu nas reviews realizadas nas plataformas Youtube e Instagram, sendo o Instagram a rede social mais popular e relevante para o influencer marketing e o Youtube um dos sites mais populares do mundo. A credibilidade da fonte, a consciência de divulgação patrocinada, o conhecimento de persuasão e a atitude em relação à marca são estudadas como determinantes da intenção de compra. Foi realizado um estudo quantitativo e uma amostragem por conveniência e em bola de neve, através de um inquérito online com um total de 303 respostas válidas. Os resultados demonstram que a credibilidade da fonte e a atitude em relação à marca têm um impacto positivo na intenção de compra. As reviews orgânicas foram aquelas que demonstraram ter um maior grau de preferência pelos portugueses quando comparadas com as reviews patrocinadas. A nível académico, este estudo permitiu obter um conhecimento mais aprofundado sobre o tema. A nível empresarial, o estudo demonstra-se relevante para as estratégias de marketing das empresas, elucidando as da importância crescente do influencer marketing e como este pode ser muito eficaz junto de potenciais consumidores.More and more companies tend to resort to influencers to promote their products and services through posts on social networks. Influencers may create reviews in three different ways: explicit sponsorship, impartial sponsorship and with no sponsorship disclosure. This study focuses on understanding how the presence of a sponsorship on a review will impact the perceptions and purchase intentions of portuguese consumers. This study focuses on reviews created on Youtube and Instagram platforms, in which Instagram is considered the most popular social network and the most relevant to influencer marketing and Youtube is one of the most popular sites in the world. Source credibility, awareness of paid endorsement, persuasion knowledge and brand attitude are studied as determinants of purchase intention. A quantitative study was conducted and a sampling by convenience and snowball, through an online questionnaire with a total of 303 valid answers. The results shown that source credibility and brand attitude have a positive impact on purchase intention. Organic reviews were the ones that had a higher degree of preference by portuguese when comparing with sponsored reviews. On an academic level, this study allows us to have a higher knowledge about the theme, since it is a study in an area with very few studies in Portugal. On a business level, this study proves relevant to the marketing strategies, by explaining the growing importance of the influencer marketing and how it can be very effective near potential consumers.Instituto Superior de Economia e GestãoGonçalves, HelenaRepositório da Universidade de LisboaMarques, Laura Raquel Teixeira2021-02-02T16:21:52Z2020-102020-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/20961porMarques, Laura Raquel Teixeira (2020). "Reviews patrocinadas e não patrocinadas por influenciadores de moda e beleza no Youtube e Instagram : perceções e intenções de compra dos consumidores em Portugal". Dissertação de Mestrado. Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:50:22Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/20961Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:05:37.853247Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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