Reviews patrocinadas e não patrocinadas por influenciadores de moda e beleza no Youtube e Instagram : perceções e intenções de compra dos consumidores em Portugal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marques, Laura Raquel Teixeira
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/20961
Resumo: Mestrado em Marketing
id RCAP_a04d28499f50668b3ffa1893bbeaca3d
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/20961
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Reviews patrocinadas e não patrocinadas por influenciadores de moda e beleza no Youtube e Instagram : perceções e intenções de compra dos consumidores em PortugalReviewInfluenciadorPatrocínioYouTubeInstagramIntenção de Comprainfluencersponsorshippurchase intentionMestrado em MarketingCada vez mais as empresas recorrem aos influenciadores para publicitar os seus produtos através de posts nas redes sociais. Os influenciadores ao realizarem reviews, podem fazê-lo de três formas: divulgação explícita de patrocínio, divulgação imparcial de patrocínio ou sem qualquer divulgação de patrocínio. Este estudo centra-se em perceber se o facto de uma review ser patrocinada ou não irá influenciar as perceções e intenções de compra dos consumidores portugueses. O estudo incidiu nas reviews realizadas nas plataformas Youtube e Instagram, sendo o Instagram a rede social mais popular e relevante para o influencer marketing e o Youtube um dos sites mais populares do mundo. A credibilidade da fonte, a consciência de divulgação patrocinada, o conhecimento de persuasão e a atitude em relação à marca são estudadas como determinantes da intenção de compra. Foi realizado um estudo quantitativo e uma amostragem por conveniência e em bola de neve, através de um inquérito online com um total de 303 respostas válidas. Os resultados demonstram que a credibilidade da fonte e a atitude em relação à marca têm um impacto positivo na intenção de compra. As reviews orgânicas foram aquelas que demonstraram ter um maior grau de preferência pelos portugueses quando comparadas com as reviews patrocinadas. A nível académico, este estudo permitiu obter um conhecimento mais aprofundado sobre o tema. A nível empresarial, o estudo demonstra-se relevante para as estratégias de marketing das empresas, elucidando as da importância crescente do influencer marketing e como este pode ser muito eficaz junto de potenciais consumidores.More and more companies tend to resort to influencers to promote their products and services through posts on social networks. Influencers may create reviews in three different ways: explicit sponsorship, impartial sponsorship and with no sponsorship disclosure. This study focuses on understanding how the presence of a sponsorship on a review will impact the perceptions and purchase intentions of portuguese consumers. This study focuses on reviews created on Youtube and Instagram platforms, in which Instagram is considered the most popular social network and the most relevant to influencer marketing and Youtube is one of the most popular sites in the world. Source credibility, awareness of paid endorsement, persuasion knowledge and brand attitude are studied as determinants of purchase intention. A quantitative study was conducted and a sampling by convenience and snowball, through an online questionnaire with a total of 303 valid answers. The results shown that source credibility and brand attitude have a positive impact on purchase intention. Organic reviews were the ones that had a higher degree of preference by portuguese when comparing with sponsored reviews. On an academic level, this study allows us to have a higher knowledge about the theme, since it is a study in an area with very few studies in Portugal. On a business level, this study proves relevant to the marketing strategies, by explaining the growing importance of the influencer marketing and how it can be very effective near potential consumers.Instituto Superior de Economia e GestãoGonçalves, HelenaRepositório da Universidade de LisboaMarques, Laura Raquel Teixeira2021-02-02T16:21:52Z2020-102020-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/20961porMarques, Laura Raquel Teixeira (2020). "Reviews patrocinadas e não patrocinadas por influenciadores de moda e beleza no Youtube e Instagram : perceções e intenções de compra dos consumidores em Portugal". Dissertação de Mestrado. Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:50:22Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/20961Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:05:37.853247Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Reviews patrocinadas e não patrocinadas por influenciadores de moda e beleza no Youtube e Instagram : perceções e intenções de compra dos consumidores em Portugal
title Reviews patrocinadas e não patrocinadas por influenciadores de moda e beleza no Youtube e Instagram : perceções e intenções de compra dos consumidores em Portugal
spellingShingle Reviews patrocinadas e não patrocinadas por influenciadores de moda e beleza no Youtube e Instagram : perceções e intenções de compra dos consumidores em Portugal
Marques, Laura Raquel Teixeira
Review
Influenciador
Patrocínio
YouTube
Instagram
Intenção de Compra
influencer
sponsorship
purchase intention
title_short Reviews patrocinadas e não patrocinadas por influenciadores de moda e beleza no Youtube e Instagram : perceções e intenções de compra dos consumidores em Portugal
title_full Reviews patrocinadas e não patrocinadas por influenciadores de moda e beleza no Youtube e Instagram : perceções e intenções de compra dos consumidores em Portugal
title_fullStr Reviews patrocinadas e não patrocinadas por influenciadores de moda e beleza no Youtube e Instagram : perceções e intenções de compra dos consumidores em Portugal
title_full_unstemmed Reviews patrocinadas e não patrocinadas por influenciadores de moda e beleza no Youtube e Instagram : perceções e intenções de compra dos consumidores em Portugal
title_sort Reviews patrocinadas e não patrocinadas por influenciadores de moda e beleza no Youtube e Instagram : perceções e intenções de compra dos consumidores em Portugal
author Marques, Laura Raquel Teixeira
author_facet Marques, Laura Raquel Teixeira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gonçalves, Helena
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Marques, Laura Raquel Teixeira
dc.subject.por.fl_str_mv Review
Influenciador
Patrocínio
YouTube
Instagram
Intenção de Compra
influencer
sponsorship
purchase intention
topic Review
Influenciador
Patrocínio
YouTube
Instagram
Intenção de Compra
influencer
sponsorship
purchase intention
description Mestrado em Marketing
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-10
2020-10-01T00:00:00Z
2021-02-02T16:21:52Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/20961
url http://hdl.handle.net/10400.5/20961
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Marques, Laura Raquel Teixeira (2020). "Reviews patrocinadas e não patrocinadas por influenciadores de moda e beleza no Youtube e Instagram : perceções e intenções de compra dos consumidores em Portugal". Dissertação de Mestrado. Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131148381585408