(Re) construindo vidas: intervenção comunitária e desenvolvimento humano
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1822/80511 |
Resumo: | O presente trabalho propõe-se evidenciar a importância da intervenção comunitária na promoção do desenvolvimento humano,com base num projeto de investigação/intervenção, implementado em três agregados familiares, envolvendo 19 participantes, cuja finalidade se centrou na promoção de competências pessoais, familiares e sociais. Com base nas metodologias intrínsecas ao paradigma qualitativo interpretativo-hermenêutico e seguindo as diretrizes do método de investigação-ação-participativa, enquanto promotoras da motivação e participação dos agentes sociais, a nossa intervenção baseou-se na dinamização de seis oficinas favorecedoras do processo de educação/aprendizagem e desenvolvimento humano dos participantes. A intervenção teve resultados muito positivos dado que na avaliação final os participantes destacaram os benefícios do projeto, nomeadamente, ao nível da aquisição de novas capacidades (pessoais, familiares e sociais) ao nível de novas aprendizagens (saúde, alimentação, gestão doméstica, ambiente, reciclagem) e ao nível do bem-estar físico e psicológico, fundamentalmente, dentro do agregado familiar. |
id |
RCAP_a063a8cdffabf0e7cf6b0905974aeb96 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/80511 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
(Re) construindo vidas: intervenção comunitária e desenvolvimento humano(Re) building lives: community intervention and human developmentFamílias multiproblemáticasEducaçãoIntervenção comunitáriaDesenvolvimento humanoMulti-problem familiesEducationCommunity interventionHuman developmentCiências Sociais::Ciências da EducaçãoSocial SciencesEducação de qualidadeO presente trabalho propõe-se evidenciar a importância da intervenção comunitária na promoção do desenvolvimento humano,com base num projeto de investigação/intervenção, implementado em três agregados familiares, envolvendo 19 participantes, cuja finalidade se centrou na promoção de competências pessoais, familiares e sociais. Com base nas metodologias intrínsecas ao paradigma qualitativo interpretativo-hermenêutico e seguindo as diretrizes do método de investigação-ação-participativa, enquanto promotoras da motivação e participação dos agentes sociais, a nossa intervenção baseou-se na dinamização de seis oficinas favorecedoras do processo de educação/aprendizagem e desenvolvimento humano dos participantes. A intervenção teve resultados muito positivos dado que na avaliação final os participantes destacaram os benefícios do projeto, nomeadamente, ao nível da aquisição de novas capacidades (pessoais, familiares e sociais) ao nível de novas aprendizagens (saúde, alimentação, gestão doméstica, ambiente, reciclagem) e ao nível do bem-estar físico e psicológico, fundamentalmente, dentro do agregado familiar.The present work aims to show the importance of community intervention in promoting human development. It was based on a research/intervention project implemented in three households, involving 19 participants, focusing on promoting personal, familial and social competencies. Based on the methodologies intrinsic to the interpretive-hermeneutic qualitative paradigm, and by following participatory action-research guidelines, as the participants’ motivation and participation promoters, our intervention was based on the dynamization of six workshops that favored the education/learning process and human development of the involved subjects. The study presented very positive results as, in the final assessment, the participants highlighted the project’s benefits namely regarding acquiring new competencies (personal, familial and social) and apprenticeships (health, diet, household management, environment, recycling) as well as achieving interpersonal physical and psychological well-being within the householdEste trabalho é financiado pelo CIEd - Centro de Investigação em Educação, Instituto de Educação, Universidade do Minho, projetos UIDB/01661/2020 e UIDP/01661/2020, através de fundos nacionais da FCT/MCTES-PTUniversidad Nacional del Centro de la Provincia de Buenos AiresUniversidade do MinhoAntunes, Maria da Conceição PintoMendes, Daniela Soraia2022-072022-07-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/80511por1515-94852313-992710.37177/UNICEN/EB32-331https://www.redalyc.org/journal/3845/384569922008/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:44:10Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/80511Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:41:48.040311Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
(Re) construindo vidas: intervenção comunitária e desenvolvimento humano (Re) building lives: community intervention and human development |
title |
(Re) construindo vidas: intervenção comunitária e desenvolvimento humano |
spellingShingle |
(Re) construindo vidas: intervenção comunitária e desenvolvimento humano Antunes, Maria da Conceição Pinto Famílias multiproblemáticas Educação Intervenção comunitária Desenvolvimento humano Multi-problem families Education Community intervention Human development Ciências Sociais::Ciências da Educação Social Sciences Educação de qualidade |
title_short |
(Re) construindo vidas: intervenção comunitária e desenvolvimento humano |
title_full |
(Re) construindo vidas: intervenção comunitária e desenvolvimento humano |
title_fullStr |
(Re) construindo vidas: intervenção comunitária e desenvolvimento humano |
title_full_unstemmed |
(Re) construindo vidas: intervenção comunitária e desenvolvimento humano |
title_sort |
(Re) construindo vidas: intervenção comunitária e desenvolvimento humano |
author |
Antunes, Maria da Conceição Pinto |
author_facet |
Antunes, Maria da Conceição Pinto Mendes, Daniela Soraia |
author_role |
author |
author2 |
Mendes, Daniela Soraia |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Antunes, Maria da Conceição Pinto Mendes, Daniela Soraia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Famílias multiproblemáticas Educação Intervenção comunitária Desenvolvimento humano Multi-problem families Education Community intervention Human development Ciências Sociais::Ciências da Educação Social Sciences Educação de qualidade |
topic |
Famílias multiproblemáticas Educação Intervenção comunitária Desenvolvimento humano Multi-problem families Education Community intervention Human development Ciências Sociais::Ciências da Educação Social Sciences Educação de qualidade |
description |
O presente trabalho propõe-se evidenciar a importância da intervenção comunitária na promoção do desenvolvimento humano,com base num projeto de investigação/intervenção, implementado em três agregados familiares, envolvendo 19 participantes, cuja finalidade se centrou na promoção de competências pessoais, familiares e sociais. Com base nas metodologias intrínsecas ao paradigma qualitativo interpretativo-hermenêutico e seguindo as diretrizes do método de investigação-ação-participativa, enquanto promotoras da motivação e participação dos agentes sociais, a nossa intervenção baseou-se na dinamização de seis oficinas favorecedoras do processo de educação/aprendizagem e desenvolvimento humano dos participantes. A intervenção teve resultados muito positivos dado que na avaliação final os participantes destacaram os benefícios do projeto, nomeadamente, ao nível da aquisição de novas capacidades (pessoais, familiares e sociais) ao nível de novas aprendizagens (saúde, alimentação, gestão doméstica, ambiente, reciclagem) e ao nível do bem-estar físico e psicológico, fundamentalmente, dentro do agregado familiar. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-07 2022-07-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1822/80511 |
url |
https://hdl.handle.net/1822/80511 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
1515-9485 2313-9927 10.37177/UNICEN/EB32-331 https://www.redalyc.org/journal/3845/384569922008/ |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidad Nacional del Centro de la Provincia de Buenos Aires |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidad Nacional del Centro de la Provincia de Buenos Aires |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799132968154824704 |