(Re) construindo vidas: intervenção comunitária e desenvolvimento humano

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Antunes, Maria da Conceição Pinto
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Mendes, Daniela Soraia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1822/80511
Resumo: O presente trabalho propõe-se evidenciar a importância da intervenção comunitária na promoção do desenvolvimento humano,com base num projeto de investigação/intervenção, implementado em três agregados familiares, envolvendo 19 participantes, cuja finalidade se centrou na promoção de competências pessoais, familiares e sociais. Com base nas metodologias intrínsecas ao paradigma qualitativo interpretativo-hermenêutico e seguindo as diretrizes do método de investigação-ação-participativa, enquanto promotoras da motivação e participação dos agentes sociais, a nossa intervenção baseou-se na dinamização de seis oficinas favorecedoras do processo de educação/aprendizagem e desenvolvimento humano dos participantes. A intervenção teve resultados muito positivos dado que na avaliação final os participantes destacaram os benefícios do projeto, nomeadamente, ao nível da aquisição de novas capacidades (pessoais, familiares e sociais) ao nível de novas aprendizagens (saúde, alimentação, gestão doméstica, ambiente, reciclagem) e ao nível do bem-estar físico e psicológico, fundamentalmente, dentro do agregado familiar.
id RCAP_a063a8cdffabf0e7cf6b0905974aeb96
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/80511
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling (Re) construindo vidas: intervenção comunitária e desenvolvimento humano(Re) building lives: community intervention and human developmentFamílias multiproblemáticasEducaçãoIntervenção comunitáriaDesenvolvimento humanoMulti-problem familiesEducationCommunity interventionHuman developmentCiências Sociais::Ciências da EducaçãoSocial SciencesEducação de qualidadeO presente trabalho propõe-se evidenciar a importância da intervenção comunitária na promoção do desenvolvimento humano,com base num projeto de investigação/intervenção, implementado em três agregados familiares, envolvendo 19 participantes, cuja finalidade se centrou na promoção de competências pessoais, familiares e sociais. Com base nas metodologias intrínsecas ao paradigma qualitativo interpretativo-hermenêutico e seguindo as diretrizes do método de investigação-ação-participativa, enquanto promotoras da motivação e participação dos agentes sociais, a nossa intervenção baseou-se na dinamização de seis oficinas favorecedoras do processo de educação/aprendizagem e desenvolvimento humano dos participantes. A intervenção teve resultados muito positivos dado que na avaliação final os participantes destacaram os benefícios do projeto, nomeadamente, ao nível da aquisição de novas capacidades (pessoais, familiares e sociais) ao nível de novas aprendizagens (saúde, alimentação, gestão doméstica, ambiente, reciclagem) e ao nível do bem-estar físico e psicológico, fundamentalmente, dentro do agregado familiar.The present work aims to show the importance of community intervention in promoting human development. It was based on a research/intervention project implemented in three households, involving 19 participants, focusing on promoting personal, familial and social competencies. Based on the methodologies intrinsic to the interpretive-hermeneutic qualitative paradigm, and by following participatory action-research guidelines, as the participants’ motivation and participation promoters, our intervention was based on the dynamization of six workshops that favored the education/learning process and human development of the involved subjects. The study presented very positive results as, in the final assessment, the participants highlighted the project’s benefits namely regarding acquiring new competencies (personal, familial and social) and apprenticeships (health, diet, household management, environment, recycling) as well as achieving interpersonal physical and psychological well-being within the householdEste trabalho é financiado pelo CIEd - Centro de Investigação em Educação, Instituto de Educação, Universidade do Minho, projetos UIDB/01661/2020 e UIDP/01661/2020, através de fundos nacionais da FCT/MCTES-PTUniversidad Nacional del Centro de la Provincia de Buenos AiresUniversidade do MinhoAntunes, Maria da Conceição PintoMendes, Daniela Soraia2022-072022-07-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/80511por1515-94852313-992710.37177/UNICEN/EB32-331https://www.redalyc.org/journal/3845/384569922008/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:44:10Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/80511Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:41:48.040311Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv (Re) construindo vidas: intervenção comunitária e desenvolvimento humano
(Re) building lives: community intervention and human development
title (Re) construindo vidas: intervenção comunitária e desenvolvimento humano
spellingShingle (Re) construindo vidas: intervenção comunitária e desenvolvimento humano
Antunes, Maria da Conceição Pinto
Famílias multiproblemáticas
Educação
Intervenção comunitária
Desenvolvimento humano
Multi-problem families
Education
Community intervention
Human development
Ciências Sociais::Ciências da Educação
Social Sciences
Educação de qualidade
title_short (Re) construindo vidas: intervenção comunitária e desenvolvimento humano
title_full (Re) construindo vidas: intervenção comunitária e desenvolvimento humano
title_fullStr (Re) construindo vidas: intervenção comunitária e desenvolvimento humano
title_full_unstemmed (Re) construindo vidas: intervenção comunitária e desenvolvimento humano
title_sort (Re) construindo vidas: intervenção comunitária e desenvolvimento humano
author Antunes, Maria da Conceição Pinto
author_facet Antunes, Maria da Conceição Pinto
Mendes, Daniela Soraia
author_role author
author2 Mendes, Daniela Soraia
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Antunes, Maria da Conceição Pinto
Mendes, Daniela Soraia
dc.subject.por.fl_str_mv Famílias multiproblemáticas
Educação
Intervenção comunitária
Desenvolvimento humano
Multi-problem families
Education
Community intervention
Human development
Ciências Sociais::Ciências da Educação
Social Sciences
Educação de qualidade
topic Famílias multiproblemáticas
Educação
Intervenção comunitária
Desenvolvimento humano
Multi-problem families
Education
Community intervention
Human development
Ciências Sociais::Ciências da Educação
Social Sciences
Educação de qualidade
description O presente trabalho propõe-se evidenciar a importância da intervenção comunitária na promoção do desenvolvimento humano,com base num projeto de investigação/intervenção, implementado em três agregados familiares, envolvendo 19 participantes, cuja finalidade se centrou na promoção de competências pessoais, familiares e sociais. Com base nas metodologias intrínsecas ao paradigma qualitativo interpretativo-hermenêutico e seguindo as diretrizes do método de investigação-ação-participativa, enquanto promotoras da motivação e participação dos agentes sociais, a nossa intervenção baseou-se na dinamização de seis oficinas favorecedoras do processo de educação/aprendizagem e desenvolvimento humano dos participantes. A intervenção teve resultados muito positivos dado que na avaliação final os participantes destacaram os benefícios do projeto, nomeadamente, ao nível da aquisição de novas capacidades (pessoais, familiares e sociais) ao nível de novas aprendizagens (saúde, alimentação, gestão doméstica, ambiente, reciclagem) e ao nível do bem-estar físico e psicológico, fundamentalmente, dentro do agregado familiar.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-07
2022-07-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1822/80511
url https://hdl.handle.net/1822/80511
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 1515-9485
2313-9927
10.37177/UNICEN/EB32-331
https://www.redalyc.org/journal/3845/384569922008/
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidad Nacional del Centro de la Provincia de Buenos Aires
publisher.none.fl_str_mv Universidad Nacional del Centro de la Provincia de Buenos Aires
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132968154824704