(Re)criando laços: uma intervenção familiar em contexto de dependências

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Tânia Filipa da Mota
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/71292
Resumo: Relatório de estágio de mestrado em Educação (área de especialização em Educação de Adultos e Intervenção Comunitária)
id RCAP_e7de358757a63ca2c643e30fc3b3b363
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/71292
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling (Re)criando laços: uma intervenção familiar em contexto de dependênciasComunicaçãoDependênciasEducação de adultosIntervenção comunitáriaIntervenção familiarAdult educationCommunicationCommunity interventionDependenciesFamily interventionCiências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório de estágio de mestrado em Educação (área de especialização em Educação de Adultos e Intervenção Comunitária)Este relatório apresenta uma intervenção com famílias e utentes de uma comunidade terapêutica. Tendo em conta as suas particularidades, o processo de intervenção foi desenvolvido de modo a responder às suas necessidades específicas. Este projeto teve como objetivos a promoção de uma maior participação familiar no processo de reabilitação do utente, a criação de condições para a aquisição de competências básicas nas famílias para um melhor acompanhamento ao utente e a redução do risco de recaída. Procurou-se ainda compreender de que modo a Educação de Adultos poderá ser utilizada como uma ferramenta na aquisição de competências de comunicação, fundamentais para o bem-estar pessoal e familiar dos participantes. Esta investigação/intervenção foi realizada à luz da investigação-ação participativa, contando com a participação do público-alvo em todas as fases do processo. Tratou-se assim, de uma investigação/intervenção realizada para e com a comunidade com que se interveio. A principal técnica utilizada foram as dinâmicas de grupo. Os resultados, suportados em técnicas quantitativas e qualitativas de recolha de dados, mostram que a intervenção conseguiu satisfazer os objetivos e dar resposta à problemática existente.This report presents an intervention with families and users from a therapeutic community. Having in mind their own particularities, the intervention process was developed to respond their own specific needs. This project aimed to promote greater family participation in the rehabilitation process, to create conditions for the acquisition of basic skills in families for better monitoring of the user and to reduce the risk of relapse. It was also sought to understand how Adult Education can be used as a tool in the acquisition of communication skills, fundamental to both personal and familiar well-being. This investigation/intervention was carried out in the light of participatory-action research, with audience participating at all stages of the process. It was thus an investigation/intervention fulfilled for and with the community. The main used technique were group dynamics. The results, supported by both quantitative and qualitative data, show that the intervention managed to achieve the objectives and answered the existing problematic.Barbosa, Manuel GonçalvesUniversidade do MinhoFernandes, Tânia Filipa da Mota20192019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/71292por202526771info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:42:13Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/71292Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:39:25.623948Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv (Re)criando laços: uma intervenção familiar em contexto de dependências
title (Re)criando laços: uma intervenção familiar em contexto de dependências
spellingShingle (Re)criando laços: uma intervenção familiar em contexto de dependências
Fernandes, Tânia Filipa da Mota
Comunicação
Dependências
Educação de adultos
Intervenção comunitária
Intervenção familiar
Adult education
Communication
Community intervention
Dependencies
Family intervention
Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short (Re)criando laços: uma intervenção familiar em contexto de dependências
title_full (Re)criando laços: uma intervenção familiar em contexto de dependências
title_fullStr (Re)criando laços: uma intervenção familiar em contexto de dependências
title_full_unstemmed (Re)criando laços: uma intervenção familiar em contexto de dependências
title_sort (Re)criando laços: uma intervenção familiar em contexto de dependências
author Fernandes, Tânia Filipa da Mota
author_facet Fernandes, Tânia Filipa da Mota
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Barbosa, Manuel Gonçalves
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandes, Tânia Filipa da Mota
dc.subject.por.fl_str_mv Comunicação
Dependências
Educação de adultos
Intervenção comunitária
Intervenção familiar
Adult education
Communication
Community intervention
Dependencies
Family intervention
Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Comunicação
Dependências
Educação de adultos
Intervenção comunitária
Intervenção familiar
Adult education
Communication
Community intervention
Dependencies
Family intervention
Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Relatório de estágio de mestrado em Educação (área de especialização em Educação de Adultos e Intervenção Comunitária)
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2019-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/71292
url http://hdl.handle.net/1822/71292
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 202526771
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132935724466176