(Re)criando laços: uma intervenção familiar em contexto de dependências
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/71292 |
Resumo: | Relatório de estágio de mestrado em Educação (área de especialização em Educação de Adultos e Intervenção Comunitária) |
id |
RCAP_e7de358757a63ca2c643e30fc3b3b363 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/71292 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
(Re)criando laços: uma intervenção familiar em contexto de dependênciasComunicaçãoDependênciasEducação de adultosIntervenção comunitáriaIntervenção familiarAdult educationCommunicationCommunity interventionDependenciesFamily interventionCiências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório de estágio de mestrado em Educação (área de especialização em Educação de Adultos e Intervenção Comunitária)Este relatório apresenta uma intervenção com famílias e utentes de uma comunidade terapêutica. Tendo em conta as suas particularidades, o processo de intervenção foi desenvolvido de modo a responder às suas necessidades específicas. Este projeto teve como objetivos a promoção de uma maior participação familiar no processo de reabilitação do utente, a criação de condições para a aquisição de competências básicas nas famílias para um melhor acompanhamento ao utente e a redução do risco de recaída. Procurou-se ainda compreender de que modo a Educação de Adultos poderá ser utilizada como uma ferramenta na aquisição de competências de comunicação, fundamentais para o bem-estar pessoal e familiar dos participantes. Esta investigação/intervenção foi realizada à luz da investigação-ação participativa, contando com a participação do público-alvo em todas as fases do processo. Tratou-se assim, de uma investigação/intervenção realizada para e com a comunidade com que se interveio. A principal técnica utilizada foram as dinâmicas de grupo. Os resultados, suportados em técnicas quantitativas e qualitativas de recolha de dados, mostram que a intervenção conseguiu satisfazer os objetivos e dar resposta à problemática existente.This report presents an intervention with families and users from a therapeutic community. Having in mind their own particularities, the intervention process was developed to respond their own specific needs. This project aimed to promote greater family participation in the rehabilitation process, to create conditions for the acquisition of basic skills in families for better monitoring of the user and to reduce the risk of relapse. It was also sought to understand how Adult Education can be used as a tool in the acquisition of communication skills, fundamental to both personal and familiar well-being. This investigation/intervention was carried out in the light of participatory-action research, with audience participating at all stages of the process. It was thus an investigation/intervention fulfilled for and with the community. The main used technique were group dynamics. The results, supported by both quantitative and qualitative data, show that the intervention managed to achieve the objectives and answered the existing problematic.Barbosa, Manuel GonçalvesUniversidade do MinhoFernandes, Tânia Filipa da Mota20192019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/71292por202526771info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:42:13Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/71292Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:39:25.623948Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
(Re)criando laços: uma intervenção familiar em contexto de dependências |
title |
(Re)criando laços: uma intervenção familiar em contexto de dependências |
spellingShingle |
(Re)criando laços: uma intervenção familiar em contexto de dependências Fernandes, Tânia Filipa da Mota Comunicação Dependências Educação de adultos Intervenção comunitária Intervenção familiar Adult education Communication Community intervention Dependencies Family intervention Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
(Re)criando laços: uma intervenção familiar em contexto de dependências |
title_full |
(Re)criando laços: uma intervenção familiar em contexto de dependências |
title_fullStr |
(Re)criando laços: uma intervenção familiar em contexto de dependências |
title_full_unstemmed |
(Re)criando laços: uma intervenção familiar em contexto de dependências |
title_sort |
(Re)criando laços: uma intervenção familiar em contexto de dependências |
author |
Fernandes, Tânia Filipa da Mota |
author_facet |
Fernandes, Tânia Filipa da Mota |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Barbosa, Manuel Gonçalves Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fernandes, Tânia Filipa da Mota |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Comunicação Dependências Educação de adultos Intervenção comunitária Intervenção familiar Adult education Communication Community intervention Dependencies Family intervention Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Comunicação Dependências Educação de adultos Intervenção comunitária Intervenção familiar Adult education Communication Community intervention Dependencies Family intervention Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
Relatório de estágio de mestrado em Educação (área de especialização em Educação de Adultos e Intervenção Comunitária) |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019 2019-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1822/71292 |
url |
http://hdl.handle.net/1822/71292 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
202526771 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799132935724466176 |