As dificuldades ensinam em cursos online
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1822/52144 |
Resumo: | O presente artigo apresenta uma reflexão sobre a gestão da aprendizagem e a construção da autonomia a partir dos usos das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC3) na educação. São questionamentos sobre o modelo tradicional de educação e as dificuldades para superar o desafio de construir uma educação que atenda as necessidades dos jovens do século XXI. Neste contexto, apresentamos o resultado da pesquisa em 402 memoriais elaborados por professores que frequentaram, na condição de alunos, um curso online, tendo-se verificado que os professores não apresentaram dificuldades relevantes no que respeita ao uso e ao acesso da tecnologia. |
id |
RCAP_a06d840fb4e18245b95e9e280635b633 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/52144 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
As dificuldades ensinam em cursos onlineTeach the difficulties in online coursesLas dificultades enseñam en cursos en líneaGestão da aprendizagemAutonomiaAprendizagem onlineLearning managementAutonomyOnline educationAprendizaje de la gestiónLa autonomíaEl aprendizaje en líneaCiências Sociais::Ciências da ComunicaçãoO presente artigo apresenta uma reflexão sobre a gestão da aprendizagem e a construção da autonomia a partir dos usos das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC3) na educação. São questionamentos sobre o modelo tradicional de educação e as dificuldades para superar o desafio de construir uma educação que atenda as necessidades dos jovens do século XXI. Neste contexto, apresentamos o resultado da pesquisa em 402 memoriais elaborados por professores que frequentaram, na condição de alunos, um curso online, tendo-se verificado que os professores não apresentaram dificuldades relevantes no que respeita ao uso e ao acesso da tecnologia.This article presents a reflection on the uses of a learning management systems and the construction of autonomy parting from the application of Digital Technologies of Information and Communication (DTIC) in education. Inquiries are presented about the traditional model of education and the difficulties to overcome the challenge of building an education that meets the needs of young people of the 21st century. Within this framework, we present the result of a survey of 402 briefs produced by teachers that attended, in condition of students, in online courses, having been verified that the teachers haven’t presented relevant difficulties in regards to the use and access to technology.En este artículo se presenta una reflexión sobre la gestión del aprendizaje y la construcción de la autonomía de las Tecnologías Digitales de la Información y la Comunicación (TDIC) en la educación. Son las preguntas sobre el modelo tradicional de la educación y las dificultades para superar el desafío de construir una educación que responda a las necesidades de los jóvenes del siglo XXI. Se presentan los resultados de la investigación de 402 memoriales elaborados por maestros que asistieron, en la condición de estudiantes de un curso en línea, ya que se encontró que los profesores no mostraron dificultades significativas cuanto al uso y acceso a la tecnología.info:eu-repo/semantics/publishedVersionUniversidade Estadual do Tocantins (UNITINS)Universidade do MinhoMartins, José LauroSilva, Bento Duarte2015-122015-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/52144porMartins, José & Silva, Bento (2015). As dificuldades ensinam em cursos online. Revista Observatório, Palmas, v. 1, n. 3, p. 100-1182447-4266http://revista.uft.edu.br/index.php/observatorio/issue/view/123/showTocinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-20T01:19:52Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/52144Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:16:06.609645Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
As dificuldades ensinam em cursos online Teach the difficulties in online courses Las dificultades enseñam en cursos en línea |
title |
As dificuldades ensinam em cursos online |
spellingShingle |
As dificuldades ensinam em cursos online Martins, José Lauro Gestão da aprendizagem Autonomia Aprendizagem online Learning management Autonomy Online education Aprendizaje de la gestión La autonomía El aprendizaje en línea Ciências Sociais::Ciências da Comunicação |
title_short |
As dificuldades ensinam em cursos online |
title_full |
As dificuldades ensinam em cursos online |
title_fullStr |
As dificuldades ensinam em cursos online |
title_full_unstemmed |
As dificuldades ensinam em cursos online |
title_sort |
As dificuldades ensinam em cursos online |
author |
Martins, José Lauro |
author_facet |
Martins, José Lauro Silva, Bento Duarte |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Bento Duarte |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Martins, José Lauro Silva, Bento Duarte |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gestão da aprendizagem Autonomia Aprendizagem online Learning management Autonomy Online education Aprendizaje de la gestión La autonomía El aprendizaje en línea Ciências Sociais::Ciências da Comunicação |
topic |
Gestão da aprendizagem Autonomia Aprendizagem online Learning management Autonomy Online education Aprendizaje de la gestión La autonomía El aprendizaje en línea Ciências Sociais::Ciências da Comunicação |
description |
O presente artigo apresenta uma reflexão sobre a gestão da aprendizagem e a construção da autonomia a partir dos usos das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC3) na educação. São questionamentos sobre o modelo tradicional de educação e as dificuldades para superar o desafio de construir uma educação que atenda as necessidades dos jovens do século XXI. Neste contexto, apresentamos o resultado da pesquisa em 402 memoriais elaborados por professores que frequentaram, na condição de alunos, um curso online, tendo-se verificado que os professores não apresentaram dificuldades relevantes no que respeita ao uso e ao acesso da tecnologia. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-12 2015-12-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1822/52144 |
url |
https://hdl.handle.net/1822/52144 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Martins, José & Silva, Bento (2015). As dificuldades ensinam em cursos online. Revista Observatório, Palmas, v. 1, n. 3, p. 100-118 2447-4266 http://revista.uft.edu.br/index.php/observatorio/issue/view/123/showToc |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual do Tocantins (UNITINS) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual do Tocantins (UNITINS) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799132608812023808 |