As dificuldades ensinam em cursos online

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, José Lauro
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Silva, Bento Duarte
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1822/52144
Resumo: O presente artigo apresenta uma reflexão sobre a gestão da aprendizagem e a construção da autonomia a partir dos usos das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC3) na educação. São questionamentos sobre o modelo tradicional de educação e as dificuldades para superar o desafio de construir uma educação que atenda as necessidades dos jovens do século XXI. Neste contexto, apresentamos o resultado da pesquisa em 402 memoriais elaborados por professores que frequentaram, na condição de alunos, um curso online, tendo-se verificado que os professores não apresentaram dificuldades relevantes no que respeita ao uso e ao acesso da tecnologia.
id RCAP_a06d840fb4e18245b95e9e280635b633
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/52144
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling As dificuldades ensinam em cursos onlineTeach the difficulties in online coursesLas dificultades enseñam en cursos en líneaGestão da aprendizagemAutonomiaAprendizagem onlineLearning managementAutonomyOnline educationAprendizaje de la gestiónLa autonomíaEl aprendizaje en líneaCiências Sociais::Ciências da ComunicaçãoO presente artigo apresenta uma reflexão sobre a gestão da aprendizagem e a construção da autonomia a partir dos usos das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC3) na educação. São questionamentos sobre o modelo tradicional de educação e as dificuldades para superar o desafio de construir uma educação que atenda as necessidades dos jovens do século XXI. Neste contexto, apresentamos o resultado da pesquisa em 402 memoriais elaborados por professores que frequentaram, na condição de alunos, um curso online, tendo-se verificado que os professores não apresentaram dificuldades relevantes no que respeita ao uso e ao acesso da tecnologia.This article presents a reflection on the uses of a learning management systems and the construction of autonomy parting from the application of Digital Technologies of Information and Communication (DTIC) in education. Inquiries are presented about the traditional model of education and the difficulties to overcome the challenge of building an education that meets the needs of young people of the 21st century. Within this framework, we present the result of a survey of 402 briefs produced by teachers that attended, in condition of students, in online courses, having been verified that the teachers haven’t presented relevant difficulties in regards to the use and access to technology.En este artículo se presenta una reflexión sobre la gestión del aprendizaje y la construcción de la autonomía de las Tecnologías Digitales de la Información y la Comunicación (TDIC) en la educación. Son las preguntas sobre el modelo tradicional de la educación y las dificultades para superar el desafío de construir una educación que responda a las necesidades de los jóvenes del siglo XXI. Se presentan los resultados de la investigación de 402 memoriales elaborados por maestros que asistieron, en la condición de estudiantes de un curso en línea, ya que se encontró que los profesores no mostraron dificultades significativas cuanto al uso y acceso a la tecnología.info:eu-repo/semantics/publishedVersionUniversidade Estadual do Tocantins (UNITINS)Universidade do MinhoMartins, José LauroSilva, Bento Duarte2015-122015-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/52144porMartins, José & Silva, Bento (2015). As dificuldades ensinam em cursos online. Revista Observatório, Palmas, v. 1, n. 3, p. 100-1182447-4266http://revista.uft.edu.br/index.php/observatorio/issue/view/123/showTocinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-20T01:19:52Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/52144Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:16:06.609645Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv As dificuldades ensinam em cursos online
Teach the difficulties in online courses
Las dificultades enseñam en cursos en línea
title As dificuldades ensinam em cursos online
spellingShingle As dificuldades ensinam em cursos online
Martins, José Lauro
Gestão da aprendizagem
Autonomia
Aprendizagem online
Learning management
Autonomy
Online education
Aprendizaje de la gestión
La autonomía
El aprendizaje en línea
Ciências Sociais::Ciências da Comunicação
title_short As dificuldades ensinam em cursos online
title_full As dificuldades ensinam em cursos online
title_fullStr As dificuldades ensinam em cursos online
title_full_unstemmed As dificuldades ensinam em cursos online
title_sort As dificuldades ensinam em cursos online
author Martins, José Lauro
author_facet Martins, José Lauro
Silva, Bento Duarte
author_role author
author2 Silva, Bento Duarte
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, José Lauro
Silva, Bento Duarte
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão da aprendizagem
Autonomia
Aprendizagem online
Learning management
Autonomy
Online education
Aprendizaje de la gestión
La autonomía
El aprendizaje en línea
Ciências Sociais::Ciências da Comunicação
topic Gestão da aprendizagem
Autonomia
Aprendizagem online
Learning management
Autonomy
Online education
Aprendizaje de la gestión
La autonomía
El aprendizaje en línea
Ciências Sociais::Ciências da Comunicação
description O presente artigo apresenta uma reflexão sobre a gestão da aprendizagem e a construção da autonomia a partir dos usos das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC3) na educação. São questionamentos sobre o modelo tradicional de educação e as dificuldades para superar o desafio de construir uma educação que atenda as necessidades dos jovens do século XXI. Neste contexto, apresentamos o resultado da pesquisa em 402 memoriais elaborados por professores que frequentaram, na condição de alunos, um curso online, tendo-se verificado que os professores não apresentaram dificuldades relevantes no que respeita ao uso e ao acesso da tecnologia.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12
2015-12-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1822/52144
url https://hdl.handle.net/1822/52144
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Martins, José & Silva, Bento (2015). As dificuldades ensinam em cursos online. Revista Observatório, Palmas, v. 1, n. 3, p. 100-118
2447-4266
http://revista.uft.edu.br/index.php/observatorio/issue/view/123/showToc
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual do Tocantins (UNITINS)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual do Tocantins (UNITINS)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132608812023808