Estratégias para a aprendizagem da formação auditiva : um estudo de caso aplicado a uma turma de 3.º grau

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Márcia Andreia Correia
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.11/8306
Resumo: O presente Relatório incide sobre a Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino de Música variante Formação Musical e Classe de Conjunto, desenvolvido no Conservatório de Música e Artes do Dão, situado em Santa Comba Dão. A primeira parte deste Relatório é focada na Prática de Ensino Supervisionada realizada durante o ano letivo 2021/2022, onde foi feita a contextualização da escola, do meio e das turmas de estágio. São apresentadas planificações e reflexões das aulas ao longo do ano letivo das duas turmas de estágio e os respetivos sumários. Na segunda parte, é apresentado um Estudo de Investigação enquadrado na Prática de Ensino Supervisionada com o tema:” Estratégias para a aprendizagem da formação auditiva: um Estudo de caso aplicado a uma turma de 3ºgrau ”. As questões de investigação orientadoras da investigação foram as seguintes: - Por que é que os alunos têm tanta dificuldade de escrever aquilo que ouvem? - Que estratégias podemos utilizar para melhorar as competências dos alunos na realização dos ditados melódicos? A investigação baseou-se, na aplicação de estratégias pedagógicas para melhorar o desempenho dos alunos na realização dos ditados melódicos. Para analisar os resultados, criaram-se os seguintes instrumentos de recolha de informação: Grelhas de observação, um inquérito por questionário aos alunos após a implementação das estratégias, dois testes de avaliação (um aplicado antes e outro aplicado depois da implementação das estratégias). Os resultados apontam para uma resposta positiva, por parte dos alunos, ao tipo de estratégias aplicadas, principalmente com foco nos jogos musicais, sendo um fator de motivação para o estudo e aprendizagem da Formação Musical É importante salientar que, a longo prazo, seria necessário realizar uma maior investigação, para um melhor desenvolvimento destas ideias e consolidação das conclusões retiradas.
id RCAP_a098edd63ef29a800444648df99bbfb9
oai_identifier_str oai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/8306
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Estratégias para a aprendizagem da formação auditiva : um estudo de caso aplicado a uma turma de 3.º grauEstratégiasDitado melódicoFormação auditivaFormação musicalStrategiesMelodic dictationMusical trainingAuditory trainingDomínio/Área Científica : HumanidadesO presente Relatório incide sobre a Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino de Música variante Formação Musical e Classe de Conjunto, desenvolvido no Conservatório de Música e Artes do Dão, situado em Santa Comba Dão. A primeira parte deste Relatório é focada na Prática de Ensino Supervisionada realizada durante o ano letivo 2021/2022, onde foi feita a contextualização da escola, do meio e das turmas de estágio. São apresentadas planificações e reflexões das aulas ao longo do ano letivo das duas turmas de estágio e os respetivos sumários. Na segunda parte, é apresentado um Estudo de Investigação enquadrado na Prática de Ensino Supervisionada com o tema:” Estratégias para a aprendizagem da formação auditiva: um Estudo de caso aplicado a uma turma de 3ºgrau ”. As questões de investigação orientadoras da investigação foram as seguintes: - Por que é que os alunos têm tanta dificuldade de escrever aquilo que ouvem? - Que estratégias podemos utilizar para melhorar as competências dos alunos na realização dos ditados melódicos? A investigação baseou-se, na aplicação de estratégias pedagógicas para melhorar o desempenho dos alunos na realização dos ditados melódicos. Para analisar os resultados, criaram-se os seguintes instrumentos de recolha de informação: Grelhas de observação, um inquérito por questionário aos alunos após a implementação das estratégias, dois testes de avaliação (um aplicado antes e outro aplicado depois da implementação das estratégias). Os resultados apontam para uma resposta positiva, por parte dos alunos, ao tipo de estratégias aplicadas, principalmente com foco nos jogos musicais, sendo um fator de motivação para o estudo e aprendizagem da Formação Musical É importante salientar que, a longo prazo, seria necessário realizar uma maior investigação, para um melhor desenvolvimento destas ideias e consolidação das conclusões retiradas.Abstract : This report focuses on the curricular unit of Supervised Teaching Practice of the Teaching Practice of the Master's Degree in Music Education - Music Training and Ensemble Class, developed in the Conservatory of Music and Arts of Ensemble Class , developed in the Conservatory of Music and Arts of Dão, located in Santa Comba Dão. The first part of this report is focused on the Supervised Teaching Practice carried out during the school year 2021/2022, where the contextualization of the school, the environment and the internship classes was made. The reflections of the lessons throughout the school year of the two internship classes and their summaries are presented. In the second part, we present a Research Study framed within the Supervised Teaching Supervised Teaching Practice with focus on the topic: "Strategies for learning auditory training: a case study applied to a 3rd grade class". The research questions that guided the investigation were the following: - Why do students have such difficulty writing what they hear? - What strategies can we use to improve students' skills in performing melodic dictation? The research was based, on the application of pedagogical strategies to improve the students' performance in performing the melodic dictations. To analyze the results, the following instruments were used to collect information: observation grids, a questionnaire survey to the students after the implementation of the strategies, two evaluation tests (one applied before and one applied after the implementation of the strategies). The results point to a positive response from the students to the type of strategies applied, mainly focusing on musical games, being a motivating factor for the study and learning of Music Education. It is important to point out that, in the long term, further research would be necessary, for a better development of these ideas and consolidation of the conclusions drawn.Castilho, Maria Luísa Faria de Sousa Cerqueira CorreiaRepositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo BrancoFernandes, Márcia Andreia Correia2023-02-10T15:27:20Z202220232022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.11/8306TID:203220650porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-02-18T01:45:24Zoai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/8306Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:46:24.372138Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Estratégias para a aprendizagem da formação auditiva : um estudo de caso aplicado a uma turma de 3.º grau
title Estratégias para a aprendizagem da formação auditiva : um estudo de caso aplicado a uma turma de 3.º grau
spellingShingle Estratégias para a aprendizagem da formação auditiva : um estudo de caso aplicado a uma turma de 3.º grau
Fernandes, Márcia Andreia Correia
Estratégias
Ditado melódico
Formação auditiva
Formação musical
Strategies
Melodic dictation
Musical training
Auditory training
Domínio/Área Científica : Humanidades
title_short Estratégias para a aprendizagem da formação auditiva : um estudo de caso aplicado a uma turma de 3.º grau
title_full Estratégias para a aprendizagem da formação auditiva : um estudo de caso aplicado a uma turma de 3.º grau
title_fullStr Estratégias para a aprendizagem da formação auditiva : um estudo de caso aplicado a uma turma de 3.º grau
title_full_unstemmed Estratégias para a aprendizagem da formação auditiva : um estudo de caso aplicado a uma turma de 3.º grau
title_sort Estratégias para a aprendizagem da formação auditiva : um estudo de caso aplicado a uma turma de 3.º grau
author Fernandes, Márcia Andreia Correia
author_facet Fernandes, Márcia Andreia Correia
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Castilho, Maria Luísa Faria de Sousa Cerqueira Correia
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo Branco
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandes, Márcia Andreia Correia
dc.subject.por.fl_str_mv Estratégias
Ditado melódico
Formação auditiva
Formação musical
Strategies
Melodic dictation
Musical training
Auditory training
Domínio/Área Científica : Humanidades
topic Estratégias
Ditado melódico
Formação auditiva
Formação musical
Strategies
Melodic dictation
Musical training
Auditory training
Domínio/Área Científica : Humanidades
description O presente Relatório incide sobre a Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino de Música variante Formação Musical e Classe de Conjunto, desenvolvido no Conservatório de Música e Artes do Dão, situado em Santa Comba Dão. A primeira parte deste Relatório é focada na Prática de Ensino Supervisionada realizada durante o ano letivo 2021/2022, onde foi feita a contextualização da escola, do meio e das turmas de estágio. São apresentadas planificações e reflexões das aulas ao longo do ano letivo das duas turmas de estágio e os respetivos sumários. Na segunda parte, é apresentado um Estudo de Investigação enquadrado na Prática de Ensino Supervisionada com o tema:” Estratégias para a aprendizagem da formação auditiva: um Estudo de caso aplicado a uma turma de 3ºgrau ”. As questões de investigação orientadoras da investigação foram as seguintes: - Por que é que os alunos têm tanta dificuldade de escrever aquilo que ouvem? - Que estratégias podemos utilizar para melhorar as competências dos alunos na realização dos ditados melódicos? A investigação baseou-se, na aplicação de estratégias pedagógicas para melhorar o desempenho dos alunos na realização dos ditados melódicos. Para analisar os resultados, criaram-se os seguintes instrumentos de recolha de informação: Grelhas de observação, um inquérito por questionário aos alunos após a implementação das estratégias, dois testes de avaliação (um aplicado antes e outro aplicado depois da implementação das estratégias). Os resultados apontam para uma resposta positiva, por parte dos alunos, ao tipo de estratégias aplicadas, principalmente com foco nos jogos musicais, sendo um fator de motivação para o estudo e aprendizagem da Formação Musical É importante salientar que, a longo prazo, seria necessário realizar uma maior investigação, para um melhor desenvolvimento destas ideias e consolidação das conclusões retiradas.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022
2022-01-01T00:00:00Z
2023-02-10T15:27:20Z
2023
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.11/8306
TID:203220650
url http://hdl.handle.net/10400.11/8306
identifier_str_mv TID:203220650
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130935431528448