Educação, poder e resistência na era digital

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barbosa, Manuel Gonçalves
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1822/87321
Resumo: Este artigo tem o duplo objetivo de analisar a reconfiguração do poder na era digital e discutir, tendo em conta as suas perigosas consequências em termos individuais e sociais, o papel da educação na construção de atitudes defensivas relativamente a esse poder, hoje essencialmente protagonizado pelas grandes plataformas de serviços digitais. A opção metodológica consiste em aproveitar, para esses propósitos, não apenas um vasto acervo de obras recentes como algumas referências históricas importantes, nomeadamente foucaultianas. A estrutura organizativa do artigo inclui três secções: na primeira, aborda-se a reconfiguração do poder na era da transição digital; na segunda, analisa-se o modus operandi desse novo poder fazendo emergir, em toda a sua estranheza e complexidade, a categoria de governamentalidade tecnodigital; na terceira e última secção coloca-se a questão da resistência a essa insidiosa governamentalidade da era digital e o eventual contributo da educação nesse sentido, considerando as ações que se afiguram pedagogicamente pertinentes na instituição escolar
id RCAP_a0a76a7687a86bee57a26c4fe001b912
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/87321
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Educação, poder e resistência na era digitalEducation, power and resistance in the digital ageEducación, poder y resistencia en la era digitalEducaçãoPoderResistênciaPlataformas digitaisEducationPowerResistanceDigital platformsEducaciónResistenciaPlataformas digitalesCiências Sociais::Ciências da EducaçãoEducação de qualidadeEste artigo tem o duplo objetivo de analisar a reconfiguração do poder na era digital e discutir, tendo em conta as suas perigosas consequências em termos individuais e sociais, o papel da educação na construção de atitudes defensivas relativamente a esse poder, hoje essencialmente protagonizado pelas grandes plataformas de serviços digitais. A opção metodológica consiste em aproveitar, para esses propósitos, não apenas um vasto acervo de obras recentes como algumas referências históricas importantes, nomeadamente foucaultianas. A estrutura organizativa do artigo inclui três secções: na primeira, aborda-se a reconfiguração do poder na era da transição digital; na segunda, analisa-se o modus operandi desse novo poder fazendo emergir, em toda a sua estranheza e complexidade, a categoria de governamentalidade tecnodigital; na terceira e última secção coloca-se a questão da resistência a essa insidiosa governamentalidade da era digital e o eventual contributo da educação nesse sentido, considerando as ações que se afiguram pedagogicamente pertinentes na instituição escolarThis article has the dual objective of analyzing the reconfiguration of power in the digital age and discussing, taking into account its dangerous consequences in individual and social terms, the role of education in the construction of defensive attitudes towards that power, that today is essentially carried out by the great digital service platforms. The methodological option consists of taking advantage, for these purposes, not only of a vast collection of recent works but also of some important historical references, namely foucauldian ones. The organizational structure of the article includes three sections: the first deals with the reconfiguration of power in the era of digital transition; in the second one, the modus operandi of this new power is analyzed, in order to bring out, in all its strangeness and complexity, the category of technodigital governmentality; the third and last section poses the question of resistance to this insidious governmentality of the digital age and the possible contribution of education in this sense, considering the actions that seem pedagogically relevant in the school institution.Este artículo tiene el doble objetivo de analizar la reconfiguración del poder en la era digital y discutir, teniendo en cuenta sus peligrosas consecuencias en términos individuales y sociales, el papel de la educación en la construcción de actitudes defensivas respecto a ese poder, hoy mayormente representado por las grandes plataformas de servicios digitales. La opción metodológica consiste en aprovechar, para estos fines, no solo un vasto acervo de obras recientes, sino algunas referencias históricas importantes, en particular foucaultianas. La estructura organizativa del artículo incluye tres secciones: en la primera, se aborda la reconfiguración del poder en la era de la transición digital; en la segunda, se analiza el modus operandi de ese nuevo poder haciendo surgir, en toda su extrañeza y complejidad, la categoría de gubernamentalidad tecnodigital; en la tercera y última sección se plantea la cuestión de la resistencia a esa insidiosa gubernamentalidad de la era digital y la posible contribución de la educación en este sentido, considerando las acciones que parecen pedagógicamente pertinentes en la institución escolar.Universidade de Passo Fundo EditoraUniversidade do MinhoBarbosa, Manuel Gonçalves20222022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/87321por2238-03022238-030210.5335/rep.v29i3.14185https://seer.upf.br/index.php/rep/article/view/14185info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-25T01:17:12Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/87321Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:19:39.755457Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Educação, poder e resistência na era digital
Education, power and resistance in the digital age
Educación, poder y resistencia en la era digital
title Educação, poder e resistência na era digital
spellingShingle Educação, poder e resistência na era digital
Barbosa, Manuel Gonçalves
Educação
Poder
Resistência
Plataformas digitais
Education
Power
Resistance
Digital platforms
Educación
Resistencia
Plataformas digitales
Ciências Sociais::Ciências da Educação
Educação de qualidade
title_short Educação, poder e resistência na era digital
title_full Educação, poder e resistência na era digital
title_fullStr Educação, poder e resistência na era digital
title_full_unstemmed Educação, poder e resistência na era digital
title_sort Educação, poder e resistência na era digital
author Barbosa, Manuel Gonçalves
author_facet Barbosa, Manuel Gonçalves
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Barbosa, Manuel Gonçalves
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Poder
Resistência
Plataformas digitais
Education
Power
Resistance
Digital platforms
Educación
Resistencia
Plataformas digitales
Ciências Sociais::Ciências da Educação
Educação de qualidade
topic Educação
Poder
Resistência
Plataformas digitais
Education
Power
Resistance
Digital platforms
Educación
Resistencia
Plataformas digitales
Ciências Sociais::Ciências da Educação
Educação de qualidade
description Este artigo tem o duplo objetivo de analisar a reconfiguração do poder na era digital e discutir, tendo em conta as suas perigosas consequências em termos individuais e sociais, o papel da educação na construção de atitudes defensivas relativamente a esse poder, hoje essencialmente protagonizado pelas grandes plataformas de serviços digitais. A opção metodológica consiste em aproveitar, para esses propósitos, não apenas um vasto acervo de obras recentes como algumas referências históricas importantes, nomeadamente foucaultianas. A estrutura organizativa do artigo inclui três secções: na primeira, aborda-se a reconfiguração do poder na era da transição digital; na segunda, analisa-se o modus operandi desse novo poder fazendo emergir, em toda a sua estranheza e complexidade, a categoria de governamentalidade tecnodigital; na terceira e última secção coloca-se a questão da resistência a essa insidiosa governamentalidade da era digital e o eventual contributo da educação nesse sentido, considerando as ações que se afiguram pedagogicamente pertinentes na instituição escolar
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022
2022-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1822/87321
url https://hdl.handle.net/1822/87321
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 2238-0302
2238-0302
10.5335/rep.v29i3.14185
https://seer.upf.br/index.php/rep/article/view/14185
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Passo Fundo Editora
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Passo Fundo Editora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135495384465408