Educação, poder e resistência na era digital
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1822/87321 |
Resumo: | Este artigo tem o duplo objetivo de analisar a reconfiguração do poder na era digital e discutir, tendo em conta as suas perigosas consequências em termos individuais e sociais, o papel da educação na construção de atitudes defensivas relativamente a esse poder, hoje essencialmente protagonizado pelas grandes plataformas de serviços digitais. A opção metodológica consiste em aproveitar, para esses propósitos, não apenas um vasto acervo de obras recentes como algumas referências históricas importantes, nomeadamente foucaultianas. A estrutura organizativa do artigo inclui três secções: na primeira, aborda-se a reconfiguração do poder na era da transição digital; na segunda, analisa-se o modus operandi desse novo poder fazendo emergir, em toda a sua estranheza e complexidade, a categoria de governamentalidade tecnodigital; na terceira e última secção coloca-se a questão da resistência a essa insidiosa governamentalidade da era digital e o eventual contributo da educação nesse sentido, considerando as ações que se afiguram pedagogicamente pertinentes na instituição escolar |
id |
RCAP_a0a76a7687a86bee57a26c4fe001b912 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/87321 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Educação, poder e resistência na era digitalEducation, power and resistance in the digital ageEducación, poder y resistencia en la era digitalEducaçãoPoderResistênciaPlataformas digitaisEducationPowerResistanceDigital platformsEducaciónResistenciaPlataformas digitalesCiências Sociais::Ciências da EducaçãoEducação de qualidadeEste artigo tem o duplo objetivo de analisar a reconfiguração do poder na era digital e discutir, tendo em conta as suas perigosas consequências em termos individuais e sociais, o papel da educação na construção de atitudes defensivas relativamente a esse poder, hoje essencialmente protagonizado pelas grandes plataformas de serviços digitais. A opção metodológica consiste em aproveitar, para esses propósitos, não apenas um vasto acervo de obras recentes como algumas referências históricas importantes, nomeadamente foucaultianas. A estrutura organizativa do artigo inclui três secções: na primeira, aborda-se a reconfiguração do poder na era da transição digital; na segunda, analisa-se o modus operandi desse novo poder fazendo emergir, em toda a sua estranheza e complexidade, a categoria de governamentalidade tecnodigital; na terceira e última secção coloca-se a questão da resistência a essa insidiosa governamentalidade da era digital e o eventual contributo da educação nesse sentido, considerando as ações que se afiguram pedagogicamente pertinentes na instituição escolarThis article has the dual objective of analyzing the reconfiguration of power in the digital age and discussing, taking into account its dangerous consequences in individual and social terms, the role of education in the construction of defensive attitudes towards that power, that today is essentially carried out by the great digital service platforms. The methodological option consists of taking advantage, for these purposes, not only of a vast collection of recent works but also of some important historical references, namely foucauldian ones. The organizational structure of the article includes three sections: the first deals with the reconfiguration of power in the era of digital transition; in the second one, the modus operandi of this new power is analyzed, in order to bring out, in all its strangeness and complexity, the category of technodigital governmentality; the third and last section poses the question of resistance to this insidious governmentality of the digital age and the possible contribution of education in this sense, considering the actions that seem pedagogically relevant in the school institution.Este artículo tiene el doble objetivo de analizar la reconfiguración del poder en la era digital y discutir, teniendo en cuenta sus peligrosas consecuencias en términos individuales y sociales, el papel de la educación en la construcción de actitudes defensivas respecto a ese poder, hoy mayormente representado por las grandes plataformas de servicios digitales. La opción metodológica consiste en aprovechar, para estos fines, no solo un vasto acervo de obras recientes, sino algunas referencias históricas importantes, en particular foucaultianas. La estructura organizativa del artículo incluye tres secciones: en la primera, se aborda la reconfiguración del poder en la era de la transición digital; en la segunda, se analiza el modus operandi de ese nuevo poder haciendo surgir, en toda su extrañeza y complejidad, la categoría de gubernamentalidad tecnodigital; en la tercera y última sección se plantea la cuestión de la resistencia a esa insidiosa gubernamentalidad de la era digital y la posible contribución de la educación en este sentido, considerando las acciones que parecen pedagógicamente pertinentes en la institución escolar.Universidade de Passo Fundo EditoraUniversidade do MinhoBarbosa, Manuel Gonçalves20222022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/87321por2238-03022238-030210.5335/rep.v29i3.14185https://seer.upf.br/index.php/rep/article/view/14185info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-25T01:17:12Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/87321Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:19:39.755457Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação, poder e resistência na era digital Education, power and resistance in the digital age Educación, poder y resistencia en la era digital |
title |
Educação, poder e resistência na era digital |
spellingShingle |
Educação, poder e resistência na era digital Barbosa, Manuel Gonçalves Educação Poder Resistência Plataformas digitais Education Power Resistance Digital platforms Educación Resistencia Plataformas digitales Ciências Sociais::Ciências da Educação Educação de qualidade |
title_short |
Educação, poder e resistência na era digital |
title_full |
Educação, poder e resistência na era digital |
title_fullStr |
Educação, poder e resistência na era digital |
title_full_unstemmed |
Educação, poder e resistência na era digital |
title_sort |
Educação, poder e resistência na era digital |
author |
Barbosa, Manuel Gonçalves |
author_facet |
Barbosa, Manuel Gonçalves |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barbosa, Manuel Gonçalves |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Poder Resistência Plataformas digitais Education Power Resistance Digital platforms Educación Resistencia Plataformas digitales Ciências Sociais::Ciências da Educação Educação de qualidade |
topic |
Educação Poder Resistência Plataformas digitais Education Power Resistance Digital platforms Educación Resistencia Plataformas digitales Ciências Sociais::Ciências da Educação Educação de qualidade |
description |
Este artigo tem o duplo objetivo de analisar a reconfiguração do poder na era digital e discutir, tendo em conta as suas perigosas consequências em termos individuais e sociais, o papel da educação na construção de atitudes defensivas relativamente a esse poder, hoje essencialmente protagonizado pelas grandes plataformas de serviços digitais. A opção metodológica consiste em aproveitar, para esses propósitos, não apenas um vasto acervo de obras recentes como algumas referências históricas importantes, nomeadamente foucaultianas. A estrutura organizativa do artigo inclui três secções: na primeira, aborda-se a reconfiguração do poder na era da transição digital; na segunda, analisa-se o modus operandi desse novo poder fazendo emergir, em toda a sua estranheza e complexidade, a categoria de governamentalidade tecnodigital; na terceira e última secção coloca-se a questão da resistência a essa insidiosa governamentalidade da era digital e o eventual contributo da educação nesse sentido, considerando as ações que se afiguram pedagogicamente pertinentes na instituição escolar |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022 2022-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1822/87321 |
url |
https://hdl.handle.net/1822/87321 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
2238-0302 2238-0302 10.5335/rep.v29i3.14185 https://seer.upf.br/index.php/rep/article/view/14185 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Passo Fundo Editora |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Passo Fundo Editora |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799135495384465408 |