Os intangíveis no Balanced Scorecard: a sua relevância na gestão empresarial e na estratégia do negócio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Antunes, Marina Godinho
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Mucharreira, Pedro Ribeiro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/9395
Resumo: Research paper
id RCAP_a0a8eb1a4f94d391f5a1147e4ff302a1
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/9395
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Os intangíveis no Balanced Scorecard: a sua relevância na gestão empresarial e na estratégia do negócioThe Intangible in the Balanced Scorecard: Its relevance in business management and business strategyEstratégia de negócioAtivos intangíveisBalanced ScorecardCapital intelectualCriação de valorBusiness strategyIntangible assetsIntellectual capitalValue creationResearch paperUma estratégia de negócio define claramente qual a direção que um negócio seguirá e as fases que são necessárias para que os seus objetivos sejam alcançados.A medição e a avaliação são processos que permitem às empresas assegurar que as suas metas e objetivos são atingidas e todos os colaboradores de uma organização estão incluídos nessa responsabilidade. A importância dos ativos intangíveis está associada à sua capacidade para criar valor, sendo que apenas são alvo de interesse os que forem estrategicamente significativos. O presente artigo é baseado numa revisão da literatura e pretende servir de reflexão crítica às vantagens e limitações do Balanced Scorecard e a forma como os ativos intangíveis são incorporados no modelo. Por outro lado, pretendese salientar a enorme importância do Balanced Scorecard para a estratégia de negócio, enquanto instrumento de gestão estratégica e a relevância dos ativos intangíveis na criação de valor para as organizações. Este artigo constitui-se, de igual forma, como um importante suporte teórico para desenvolver, posteriormente, um modelo de investigação de natureza empírica.A business strategy clearly defines which direction a business will follow and the steps that are necessary to ensure that its objectives are achieved. The measurement and assessment are processes that enable companies to ensure that its goals and objectives are attained and all employees of an organization are included in this responsibility. The importance of intangible assets is related to its ability to create value, and only those that are strategically significant are subject of interest. This paper is based on a literature review and intended to serve as a critical reflection of the advantages and limitations of the Balanced Scorecard and how intangible assets are incorporated in the model. In the other hand, is intended to emphasizing the huge importance of the Balanced Scorecard for the business strategy as a strategic management tool, and the relevance of intangible assets in creating value for organizations. This paper is assumed, likewise as an important theorical support to develop afterward a research model of empirical nature.Portuguese Journal of Finance, Management and AccountingRCIPLAntunes, Marina GodinhoMucharreira, Pedro Ribeiro2019-02-02T11:57:21Z2015-032015-03-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/9395por2183-3826info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:58:01Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/9395Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:17:58.578923Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Os intangíveis no Balanced Scorecard: a sua relevância na gestão empresarial e na estratégia do negócio
The Intangible in the Balanced Scorecard: Its relevance in business management and business strategy
title Os intangíveis no Balanced Scorecard: a sua relevância na gestão empresarial e na estratégia do negócio
spellingShingle Os intangíveis no Balanced Scorecard: a sua relevância na gestão empresarial e na estratégia do negócio
Antunes, Marina Godinho
Estratégia de negócio
Ativos intangíveis
Balanced Scorecard
Capital intelectual
Criação de valor
Business strategy
Intangible assets
Intellectual capital
Value creation
title_short Os intangíveis no Balanced Scorecard: a sua relevância na gestão empresarial e na estratégia do negócio
title_full Os intangíveis no Balanced Scorecard: a sua relevância na gestão empresarial e na estratégia do negócio
title_fullStr Os intangíveis no Balanced Scorecard: a sua relevância na gestão empresarial e na estratégia do negócio
title_full_unstemmed Os intangíveis no Balanced Scorecard: a sua relevância na gestão empresarial e na estratégia do negócio
title_sort Os intangíveis no Balanced Scorecard: a sua relevância na gestão empresarial e na estratégia do negócio
author Antunes, Marina Godinho
author_facet Antunes, Marina Godinho
Mucharreira, Pedro Ribeiro
author_role author
author2 Mucharreira, Pedro Ribeiro
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Antunes, Marina Godinho
Mucharreira, Pedro Ribeiro
dc.subject.por.fl_str_mv Estratégia de negócio
Ativos intangíveis
Balanced Scorecard
Capital intelectual
Criação de valor
Business strategy
Intangible assets
Intellectual capital
Value creation
topic Estratégia de negócio
Ativos intangíveis
Balanced Scorecard
Capital intelectual
Criação de valor
Business strategy
Intangible assets
Intellectual capital
Value creation
description Research paper
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-03
2015-03-01T00:00:00Z
2019-02-02T11:57:21Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/9395
url http://hdl.handle.net/10400.21/9395
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 2183-3826
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Portuguese Journal of Finance, Management and Accounting
publisher.none.fl_str_mv Portuguese Journal of Finance, Management and Accounting
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133442974154752