Online sport consumption : influence of consumers’ motivations and concerns on their actual behavior and future purchase intentions.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ramos, Ricardo Filipe Carreira
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/8604
Resumo: Mestrado em Gestão do Desporto
id RCAP_a0cb36cf329b3c57333fb8b0e396f4a5
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/8604
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Online sport consumption : influence of consumers’ motivations and concerns on their actual behavior and future purchase intentions.Comportamento atualConsumo onlineDesportoE-consumidorIntenções futurasInternetMotivaçãoPreocupaçõesActual behaviorConcernsE-consumerFuture intentionsMotivationsOnline consumptionSportMestrado em Gestão do DesportoO objetivo deste estudo foi examinar o papel das motivações e preocupações dos consumidores online, de produtos e serviços desportivos, nos seus comportamentos atuais e como isso afeta as intenções futuras de compra. Com base no modelo SMOS, cinco tipos de motivação (i.e., a conveniência, informação, diversão, socialização e económica) e quatro tipos de preocupações (i.e., segurança e privacidade, entrega, qualidade do produto e serviço ao cliente) foram examinados para entender a sua influência no comportamento de consumo atual e ainda, sobre as futuras intenções de compra. Os dados foram recolhidos através de um inquérito enviado por correio eletrónico com um retorno de novecentas e quarenta respostas (n = 940). Um modelo de equações estruturais em duas etapas foi realizado e os resultados mostraram que o fator de motivação mais forte para a compra de produtos ou serviços de desporto é "económico", enquanto o tipo de preocupação "qualidade do produto" foi considerado menos preponderante para o consumo online. Os resultados também indicaram que a importância da frequência de compra online se sobrepõe à importância do valor gasto.ABSTRACT: The aim of this study was to examine the role of online sport consumer’s motivations and concerns on their actual behaviors and how it affects future purchase intentions. Based on the SMOS model, five types of motivation (i.e., convenience, information, diversion, socialization and economic) and four types of concerns (i.e., security and privacy, delivery, product quality, and customer service) were examined to understand their influence on actual behavior and on future behavioral intentions. Data were collected through an email survey with a return of nine hundred and forty responses (N = 940). A two-step structural equation model was conducted and the results showed that the strongest motivation for buying sport products or services is ‘economic’, while the concern ‘product quality’ was considered less preponderant for the online consumption. The results also indicated that the importance of purchase’s frequency supersedes the importance of the purchase’s amount spent.Mascarenhas, Maria Margarida Ventura MendesRepositório da Universidade de LisboaRamos, Ricardo Filipe Carreira2015-05-14T11:15:32Z20152015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/8604engRamos, Ricardo F. Carreira (2015) - Online sport consumption : influence of consumers’ motivations and concerns on their actual behavior and future purchase intentions. Dissertação de Mestrado. Universidade de Lisboa. Faculdade de Motricidade Humana.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:39:11Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/8604Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:55:34.248334Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Online sport consumption : influence of consumers’ motivations and concerns on their actual behavior and future purchase intentions.
title Online sport consumption : influence of consumers’ motivations and concerns on their actual behavior and future purchase intentions.
spellingShingle Online sport consumption : influence of consumers’ motivations and concerns on their actual behavior and future purchase intentions.
Ramos, Ricardo Filipe Carreira
Comportamento atual
Consumo online
Desporto
E-consumidor
Intenções futuras
Internet
Motivação
Preocupações
Actual behavior
Concerns
E-consumer
Future intentions
Motivations
Online consumption
Sport
title_short Online sport consumption : influence of consumers’ motivations and concerns on their actual behavior and future purchase intentions.
title_full Online sport consumption : influence of consumers’ motivations and concerns on their actual behavior and future purchase intentions.
title_fullStr Online sport consumption : influence of consumers’ motivations and concerns on their actual behavior and future purchase intentions.
title_full_unstemmed Online sport consumption : influence of consumers’ motivations and concerns on their actual behavior and future purchase intentions.
title_sort Online sport consumption : influence of consumers’ motivations and concerns on their actual behavior and future purchase intentions.
author Ramos, Ricardo Filipe Carreira
author_facet Ramos, Ricardo Filipe Carreira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Mascarenhas, Maria Margarida Ventura Mendes
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Ramos, Ricardo Filipe Carreira
dc.subject.por.fl_str_mv Comportamento atual
Consumo online
Desporto
E-consumidor
Intenções futuras
Internet
Motivação
Preocupações
Actual behavior
Concerns
E-consumer
Future intentions
Motivations
Online consumption
Sport
topic Comportamento atual
Consumo online
Desporto
E-consumidor
Intenções futuras
Internet
Motivação
Preocupações
Actual behavior
Concerns
E-consumer
Future intentions
Motivations
Online consumption
Sport
description Mestrado em Gestão do Desporto
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-05-14T11:15:32Z
2015
2015-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/8604
url http://hdl.handle.net/10400.5/8604
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.relation.none.fl_str_mv Ramos, Ricardo F. Carreira (2015) - Online sport consumption : influence of consumers’ motivations and concerns on their actual behavior and future purchase intentions. Dissertação de Mestrado. Universidade de Lisboa. Faculdade de Motricidade Humana.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131034575437824