Construíndo laços de esperança num cuidar especializado ao doente em situação crítica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gaspar, Sandra Madalena Correia
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/14785
Resumo: O presente relatório surge no enquadramento do Curso de Mestrado em Enfermagem de Natureza Profissional, na Área de Especialização em Enfermagem Médico - Cirúrgica, da Universidade Católica Portuguesa/Instituto de Ciências da Saúde (UCP/ICS) e vem refletir o culminar dos estágios. No sentido de concretizar a análise crítica e reflexiva da prática, ao longo do percurso de formação, surge a Unidade Curricular de Relatório que visa explanar a descrição das aprendizagens sendo, de acordo com o plano de estudos, apoiada nos três módulos: Modulo I – Serviço de Urgência; Modulo II - Cuidados Intensivos/Intermédios; Modulo III – Opcional. É através dele que descrevo, analiso e reflito a trajetória percorrida no desenvolvimento de competências diferenciadas, fulcrais ao perfil do enfermeiro especialista em enfermagem médico-cirúrgica. Os estágios foram realizados em duas realidades distintas: Unidade de Cuidados Continuados e Paliativos do Hospital da Luz e Serviço de Urgência do Hospital de Sta. Maria, tendo sido a temática que elegi como foco transversal a desenvolver neste percurso, a promoção da esperança, norteada pelo impacto que esta representa na vida do doente/família, no restabelecimento da situação de saúde mas, particularmente na situação de fim de vida. Em situações de crise, a pessoa tem necessidade de alcançar um significado para o acontecimento, para a sua vida, sendo a multidimensionalidade da esperança crucial para influenciar e capacitar o doente no enfrentamento da doença e/ou na preparação para a morte. No reconhecimento do papel dos enfermeiros venho demonstrar a importância da sua influência na reabilitação dos recursos internos e externos dos doentes, nas suas esperanças, através da implementação de intervenções diferenciadas que promovem a esperança e diminuem o sofrimento. Este documento encontra-se estruturado por capítulos, no sentido de permitir que o leitor viaje pelas experiências vivenciadas em cada estágio, observando, como espectador, as atividades orientadas e definidas pelo meu projeto individual. Na introdução venho aludir aos conceitos centrais, objetivos, bem como ao referencial teórico utilizado neste caminho. No primeiro capítulo irei apresentar uma Revisão Sistemática da Literatura acerca do Papel da Promoção da Esperança no Alívio do Sofrimento do Doente em Fim de Vida. Na descrição crítica e reflexiva do percurso desenvolvido irei caracterizar o local onde realizei o estágio em cada módulo, referir os objetivos traçados, as atividades desenvolvidas, assim como as competências adquiridas. Explano a análise crítica dos aspetos mais relevantes para o meu processo de aprendizagem e finalizarei com a conclusão onde faço o balanço do estágio no desenvolvimento de competências. Construir este relatório foi um desafio, uma etapa, um crescimento. As pequenas e grandes conquistas a nível académico e pessoal tornam possível um olhar singular sobre a enfermagem, espelhando em mim o enquadramento na enfermagem médico-cirúrgica. Cabeme o compromisso de levar um olhar e uma prática mais ricos, que apontem para uma enfermagem diferenciada, especializada e simultaneamente mais consciente e humanizada
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Os estágios foram realizados em duas realidades distintas: Unidade de Cuidados Continuados e Paliativos do Hospital da Luz e Serviço de Urgência do Hospital de Sta. Maria, tendo sido a temática que elegi como foco transversal a desenvolver neste percurso, a promoção da esperança, norteada pelo impacto que esta representa na vida do doente/família, no restabelecimento da situação de saúde mas, particularmente na situação de fim de vida. Em situações de crise, a pessoa tem necessidade de alcançar um significado para o acontecimento, para a sua vida, sendo a multidimensionalidade da esperança crucial para influenciar e capacitar o doente no enfrentamento da doença e/ou na preparação para a morte. No reconhecimento do papel dos enfermeiros venho demonstrar a importância da sua influência na reabilitação dos recursos internos e externos dos doentes, nas suas esperanças, através da implementação de intervenções diferenciadas que promovem a esperança e diminuem o sofrimento. Este documento encontra-se estruturado por capítulos, no sentido de permitir que o leitor viaje pelas experiências vivenciadas em cada estágio, observando, como espectador, as atividades orientadas e definidas pelo meu projeto individual. Na introdução venho aludir aos conceitos centrais, objetivos, bem como ao referencial teórico utilizado neste caminho. No primeiro capítulo irei apresentar uma Revisão Sistemática da Literatura acerca do Papel da Promoção da Esperança no Alívio do Sofrimento do Doente em Fim de Vida. Na descrição crítica e reflexiva do percurso desenvolvido irei caracterizar o local onde realizei o estágio em cada módulo, referir os objetivos traçados, as atividades desenvolvidas, assim como as competências adquiridas. Explano a análise crítica dos aspetos mais relevantes para o meu processo de aprendizagem e finalizarei com a conclusão onde faço o balanço do estágio no desenvolvimento de competências. Construir este relatório foi um desafio, uma etapa, um crescimento. As pequenas e grandes conquistas a nível académico e pessoal tornam possível um olhar singular sobre a enfermagem, espelhando em mim o enquadramento na enfermagem médico-cirúrgica. Cabeme o compromisso de levar um olhar e uma prática mais ricos, que apontem para uma enfermagem diferenciada, especializada e simultaneamente mais consciente e humanizadaThis report appears in the framework of the Professional Nursing Masters Degree, in the Specialization Area of Medical-Surgical Nursing, of the Catholic University of Portugal / Institute of Health Sciences (CUP / ICS) and reflects on the culmination of the degree's internship. With the goal of realizing a critical and reflective analysis of the practice, along the graduation trail, appears the Report Curricular Unit, aiming at describing and explaining the learnings, being, according to the study plan, based on three modules: Module I – Emergency Room (ER); Module II – Intensive/Intermediate Care Unit, Module III - Optional. It is through the report that I describe, analyse and reflect my trajectory in the development of differentiated competencies, core to the profile of the nurse specialist in medical-surgical nursing. The several independent stages of the intership were carried out in two distinct realities: Palliative and Continuing Care Unit of Luz Hospital, and ER of Santa Maria Hospital, being the promotion of hope the theme I elected as transversal focus to develop in this journey, guided by the impact that this represents in the life of the patient / family, in the restoring of health, but, particularly, at end-of-life. In situations of crisis, the person has the need to attach a meaning to an event, to her life, being the multidimensionality of hope crucial in influencing and enabling the person to cope with disease and / or prepare for death. In recognition of the role of nurses, I come to demonstrate the importance of their influence in the rehabilitation of the person's internal and external resources, in her hopes, through the implementation of differentiated interventions that promote hope and diminish suffering. This document is organized in chapters, in order to allow the reader to travel through the experiences at each different stage of the intership, watching, as a spectator, the activities oriented and defined by my individual project. In the introduction I will allude to the central concepts and goals, as well as the theoretical references used throughout this journey. The first chapter will present a Systematic Literature Review on the Role of Promoting Hope in the Relief of Suffering in the Person at End of Life. In the critical and reflective description of the developed path I will characterize the place where each module's intership stage took place, refer to the outlined objetives, the developed activities, as well as the competencies acquired. I will lay out a critical analysis of the most relevant aspects of my learning process and finalize with the conclusion, where I make the balance of competencies developed over the whole intership. Building this report was a challenge, a stage, growth. The smaller and greater achievements at academic and personal levels made possible a unique look over nursing, mirroring in me the fitting within medical-surgical nursing. It's in me the commitment of taking a richer perspetive and practice that point towards differenciated nursing, specialized and simultaneously more conscient and humane.Sousa, Patrícia Pontífice deVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaGaspar, Sandra Madalena Correia2014-07-10T10:54:45Z2014-05-1220132014-05-12T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/14785TID:203013581porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:19:35Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/14785Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:12:01.055318Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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