Relatório da prática de Ensino Supervisionada
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10348/11983 |
Resumo: | O estágio pedagógico em educação física (EF) é a fase de transição entre o processo de ensino do aluno e a formação do docente enquanto quadro de uma instituição de ensino. É, portanto, uma fase importante de transição enquanto aluno e passar a fazer parte do processo de ensino enquanto professor. Este documento tem como objetivo relatar a experiência enquanto professor estagiário na escola secundária de Lousada durante o ano letivo de 2021/2022. Este processo correspondeu ao 2º ano do mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário na Universidade de Trás-Os-Montes e Alto Douro (UTAD). Este documento compreende todas as metodologias e estratégias utilizadas durante a lecionação das aulas, bem como reflexões do que resultou e do que não teve sucesso. Também através de um processo introspetivo, são apresentadas todas as minhas dificuldades, dúvidas e preocupações aquando da minha intervenção enquanto professor. Também, é apresentado o estudo exploratório realizado e intitulado “Relação entre o nível de atividade física e a prevalência de sintomas depressivos em adolescentes”. Neste estudo foi possível concluir que a prevalência de sintomas depressivos diminui com o aumento da atividade física na comunidade escolar estudada. No sentido de levar a cabo as tarefas necessárias baseei a minha intervenção em diferentes metodologias entre elas a gamificação do ensino (baseado no jogo), a prática deliberada e a prática pedagógica supervisionada (PPS). Sintetizando, esta primeira abordagem ao ensino na escola permitiu-me conhecer a realidade e aplicar os conhecimentos adquiridos até então. Posso concluir que superou as minhas expetativas e ao mesmo tempo também fez-me entender a distância que ainda existe entre a teoria e a prática e a dificuldade que é iniciar o processo de ensino com alunos reais coisa que nunca tínhamos experienciado até então. |
id |
RCAP_a0f318e77afd2beede3c6c57f57239af |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.utad.pt:10348/11983 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Relatório da prática de Ensino SupervisionadaEstágio PedagógicoEducação FísicaO estágio pedagógico em educação física (EF) é a fase de transição entre o processo de ensino do aluno e a formação do docente enquanto quadro de uma instituição de ensino. É, portanto, uma fase importante de transição enquanto aluno e passar a fazer parte do processo de ensino enquanto professor. Este documento tem como objetivo relatar a experiência enquanto professor estagiário na escola secundária de Lousada durante o ano letivo de 2021/2022. Este processo correspondeu ao 2º ano do mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário na Universidade de Trás-Os-Montes e Alto Douro (UTAD). Este documento compreende todas as metodologias e estratégias utilizadas durante a lecionação das aulas, bem como reflexões do que resultou e do que não teve sucesso. Também através de um processo introspetivo, são apresentadas todas as minhas dificuldades, dúvidas e preocupações aquando da minha intervenção enquanto professor. Também, é apresentado o estudo exploratório realizado e intitulado “Relação entre o nível de atividade física e a prevalência de sintomas depressivos em adolescentes”. Neste estudo foi possível concluir que a prevalência de sintomas depressivos diminui com o aumento da atividade física na comunidade escolar estudada. No sentido de levar a cabo as tarefas necessárias baseei a minha intervenção em diferentes metodologias entre elas a gamificação do ensino (baseado no jogo), a prática deliberada e a prática pedagógica supervisionada (PPS). Sintetizando, esta primeira abordagem ao ensino na escola permitiu-me conhecer a realidade e aplicar os conhecimentos adquiridos até então. Posso concluir que superou as minhas expetativas e ao mesmo tempo também fez-me entender a distância que ainda existe entre a teoria e a prática e a dificuldade que é iniciar o processo de ensino com alunos reais coisa que nunca tínhamos experienciado até então.The pedagogical internship in physical education is the transitional period between a student's learning process and the training to become a member of an educational institution. This is a crucial transition as a student is going through the process of becoming part of the School Education as a teacher. The present document outlines my experience as a teacher trainee during the 2021/2022 school year. This process corresponds to the 2nd year of the master's degree in Teaching Physical Education in Physical Education in Primary and Secondary Education at the University of Trás-Os-Montes e Alto Douro. This document will consist of all the methodologies and strategies used during process of planning the lessons, as well as reflections of what was successful and what was not. Also, all the challenges, doubts, and concerns during my experience as a teacher will be discussed through an introspective method. Also, the exploratory study carried out entitled “Relationship between the level of physical activity and the prevalence of depressive symptoms in adolescents” is presented. In this study, it was possible to conclude that the prevalence of depressive symptoms decreases with the increase in physical activity in the studied school community. In order to carry out the necessary assignments, we will base our research on different methodologies, among them, the gamification of teaching (game-based), deliberate practice and supervised and supervised pedagogical practice. In summary, this first approach to teaching at school allowed me to get to know the reality and apply the knowledge acquired so far. I can conclude that it exceeded my expectations and at the same time it also made me understand the distance that still exists between theory and practice and the difficulty of starting the teaching process with real students that we had never experienced before.2023-11-28T16:36:56Z2023-03-02T00:00:00Z2023-03-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/11983porMagalhães, Pedro Daniel Pachecoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:55:12Zoai:repositorio.utad.pt:10348/11983Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:06:06.243016Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relatório da prática de Ensino Supervisionada |
title |
Relatório da prática de Ensino Supervisionada |
spellingShingle |
Relatório da prática de Ensino Supervisionada Magalhães, Pedro Daniel Pacheco Estágio Pedagógico Educação Física |
title_short |
Relatório da prática de Ensino Supervisionada |
title_full |
Relatório da prática de Ensino Supervisionada |
title_fullStr |
Relatório da prática de Ensino Supervisionada |
title_full_unstemmed |
Relatório da prática de Ensino Supervisionada |
title_sort |
Relatório da prática de Ensino Supervisionada |
author |
Magalhães, Pedro Daniel Pacheco |
author_facet |
Magalhães, Pedro Daniel Pacheco |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Magalhães, Pedro Daniel Pacheco |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estágio Pedagógico Educação Física |
topic |
Estágio Pedagógico Educação Física |
description |
O estágio pedagógico em educação física (EF) é a fase de transição entre o processo de ensino do aluno e a formação do docente enquanto quadro de uma instituição de ensino. É, portanto, uma fase importante de transição enquanto aluno e passar a fazer parte do processo de ensino enquanto professor. Este documento tem como objetivo relatar a experiência enquanto professor estagiário na escola secundária de Lousada durante o ano letivo de 2021/2022. Este processo correspondeu ao 2º ano do mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário na Universidade de Trás-Os-Montes e Alto Douro (UTAD). Este documento compreende todas as metodologias e estratégias utilizadas durante a lecionação das aulas, bem como reflexões do que resultou e do que não teve sucesso. Também através de um processo introspetivo, são apresentadas todas as minhas dificuldades, dúvidas e preocupações aquando da minha intervenção enquanto professor. Também, é apresentado o estudo exploratório realizado e intitulado “Relação entre o nível de atividade física e a prevalência de sintomas depressivos em adolescentes”. Neste estudo foi possível concluir que a prevalência de sintomas depressivos diminui com o aumento da atividade física na comunidade escolar estudada. No sentido de levar a cabo as tarefas necessárias baseei a minha intervenção em diferentes metodologias entre elas a gamificação do ensino (baseado no jogo), a prática deliberada e a prática pedagógica supervisionada (PPS). Sintetizando, esta primeira abordagem ao ensino na escola permitiu-me conhecer a realidade e aplicar os conhecimentos adquiridos até então. Posso concluir que superou as minhas expetativas e ao mesmo tempo também fez-me entender a distância que ainda existe entre a teoria e a prática e a dificuldade que é iniciar o processo de ensino com alunos reais coisa que nunca tínhamos experienciado até então. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-11-28T16:36:56Z 2023-03-02T00:00:00Z 2023-03-02 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10348/11983 |
url |
http://hdl.handle.net/10348/11983 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137149128278016 |