A gestão escolar e as consequências da indisciplina para o processo ensino-aprendizagem nas turmas da educação básica : a experiência da Escola Estadual Nanci Nina Costa Macapá, Amapá, Brasil 

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Ana Cláudia Soares da
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/7890
Resumo: Este estudo tem por objetivo destacar a importância do gestor escolar para a manutenção da disciplina, vez que, a indisciplina interfere significativamente no rendimento e na qualidade da aprendizagem dos discentes. Tem-se notado ser recorrente no interior das escolas de educação básica episódios de indisciplina, impondo a necessidade de aprofundamento de suas causas. Para o desenvolvimento deste trabalho, cujo tema é “A Gestão Escolar e as Consequências da Indisciplina para o Processo Ensino-aprendizagem nas Turmas da Educação Básica: Experiência da Escola Estadual Nanci Nina Costa”, foi necessário identificar que posturas são adotadas pela gestão escolar em relação aos alunos indisciplinados. A metodologia utilizada foi a revisão bibliográfica e a aplicação de questionários aos gestores, coordenadores pedagógicos e professores para subsidiar a identificação das causas geradoras e a implicação da indisciplina dentro da escola. A partir da análise foi possível constar que a administração da E.E.N.N.C. adota os pressupostos da teoria funcionalista onde há a centralização das decisões na figura do diretor, logo aspectos burocráticos sobrepõem aos pedagógicos. Sendo imprescindível redimensionar as relações sociais e institucionais que regem o trabalho escolar, substituindo a participação alienada pela gestão compartilhada associada há um amplo movimento de formação continuada e permanente que envolva a comunidade intra e extra escolar.
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